Funções da bexiga

Portal de saúde sobre as principais especialidades da medicina.

Funções da bexiga

Qual é a função da bexiga?

A principal função da bexiga é armazenar urina antes de ser eliminada. A urina é produzida pelos rins e transportada para a bexiga através dos ureteres.Durante a micção, os músculos da bexiga se contraem e a urina é eliminada pela uretra. Nas mulheres, a uretra é um tubo curto localizado acima da vagina. Nos homens, a uretra é mais longa, e passa através da próstata e do pênis.

Quais são os novos exames e tratamentos para o câncer de bexiga?

Novos tratamentos estão em desenvolvimento e novos métodos já estão disponíveis para o tratamento do câncer de bexiga:

Exames de Urina – Os novos exames buscam identificar substâncias na urina que possam indicar se uma pessoa tem câncer na bexiga. Estes exames são usados principalmente no diagnóstico do câncer de bexiga e na detecção de recidivas em pessoas já tratadas.

Reduzir o Risco de Recidiva – Os estudos atuais estão voltados para identificar se certas vitaminas, como a vitamina E, sais minerais, suplementos dietéticos, quimioterápicos ou outros medicamentos podem reduzir o risco de um segundo câncer de bexiga. Os pesquisadores também estão avaliando se as vacinas podem ajudar o sistema imunológico a diminuir o risco de um segundo câncer.

Terapia Fotodinâmica – A vantagem dessa técnica é destruir as células cancerígenas com poucos danos às células normais próximas. Uma desvantagem é que o produto químico deve ser ativado pela luz, portanto, apenas tumores próximos à superfície do revestimento da bexiga podem ser tratados desta forma.

Terapia Alvo – Muitos medicamentos alvo já estão em uso para tratar outros tipos de câncer. Alguns destes medicamentos estão sendo estudados para uso contra o câncer de bexiga, como, por exemplo, Sunitinibe, lapatinibe, erlotinibe, trastuzumabe, gefitinib, bevacizumab e sorafenib.

Terapia Gênica – Uma das abordagens desta técnica utiliza vírus modificados em laboratório, que  são injetados na bexiga para infectar as células cancerígenas. Quando esta infecção ocorre, o vírus injeta um gene nas células do GM-CSF, um hormônio do sistema imunológico (citocina), que pode ajudar a ativar as células do próprio sistema imunológico para atacar o câncer.

 

Fonte: http://www.oncoguia.org.br/conteudo/qual-e-a-funcao-da-bexiga/5136/738/

Conheça alguns médicos especialistas da área:
Urologia

  • Veja também


Câncer de próstata, Diagnóstico com a Ressonância Magnética

Ressonância magnética pode melhorar diagnóstico do câncer de próstata Estudo sugere que o exame de imagem reduziria a necessidade...

Câncer de Próstata

O câncer de próstata A próstata é uma glândula do tamanho de uma noz que só os homens têm....

Cálculo Renal – Você sabe o que é? E como tratar o cálculo renal.

SAIBA O QUE É E COMO TRATAR O CÁLCULO RENAL
Conheça o tratamento a laser, indicado em 90% dos casos graves de cálculo renal.

Pedra nos Rins

Os rins são órgãos que fazem parte do sistema excretor e osmorregulador. Estão localizados na região posterior do abdômen, atrás do peritônio e ao lado da coluna vertebral, na região lombar. O rim direito encontra-se logo abaixo do fígado e o esquerdo, abaixo do baço. Acima de cada rim está a glândula suprarrenal.

Author: Redação

Share This Post On
468 ad