Cálculo Renal – Você sabe o que é? E como tratar o cálculo renal.

Portal de saúde sobre as principais especialidades da medicina.

Cálculo Renal – Você sabe o que é? E como tratar o cálculo renal.

O cálculo renal, também conhecidos como pedras nos rins, ocorrem quando há um desiquilíbrio nas substâncias presentes na urina, que tem entre seus componentes elementos sólidos, como o cálcio, e outros que têm a função de deixar o que é sólido mais solúvel. Se não estiverem em condições adequadas, as substâncias sólidas começam a formar cristais insolúveis, dando origem aos cálculos. Outros elementos que também podem levar a formação de cálculos são o ácido úrico, fósforo e magnésio, entre outras.

O cálculo renal tende a aparecer em pessoas que ingerem pouco líquido, consomem muito sal,  grande quantidades de alimentos com cálcio, fosfatos, oxalatos, cistina, ingestão exagerada de proteínas de carnes ou qualquer produto de origem animal, como manteiga, por exemplo, aumenta a produção de ácido úrico, outro dos principais componentes das pedras no rins. os distúrbios metabólicos do ácido úrico ou da glândula paratireoide também causam aumentam as chances do cálculo renal.

Observação: Na questão do consumo da carne, consumir 1 bife médio por dia não causam cálculo renal. Porém se você não ingerir líquidos diariamente as chances podem aumentar.

Além destes fatores de risco o histórico familiar deve ser observado. Como dito acima problemas no metabolismo herdado dos pais também podem levar à formação de cálculos renais.

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CÁLCULO RENAL

Quais os sintomas do cálculo renal?

Os sintomas mais comuns para quem sofre de cálculo renal é a cólica renal. Quando acontece em mulheres a cólica renal pode ser confundida com uma cólica menstrual.

A pessoa sente fortes dores na região do abdome, quando isso acontece significa que o cálculo renal está se movimentando ou sendo eliminado pelos canais da uretra. Em alguns casos o cálculo renal acaba obstruindo os ureteres, uma outra parte do sistema urinário. Quando são vários cálculos renais a dor tende a ser maior. Apesar disso, os cálculos renais também podem ser assintomáticos, ou seja, não apresentarem nenhum sintoma.

 

O cálculo renal pode ser expelido sem tratamento?

Sim. Algumas vezes, os cálculos renais acabam sendo expelidas junto com a própria urina, quando são bem pequenos, excluindo a necessidade de um tratamento específico para eliminar os cálculos reais. Esses casos são mais frequentes para cálculos renais com menos de 5 mm (Menores que uma cemente de mostarda).

Quando devo eliminar os cálculos renais?

Para tratar os cálculos renais de tamanho médio, entre 6 e 15 mm, é necessário realizar uma litotripsia externa, um tratamento por meio de ondas de choque, em que não há corte e é necessário apenas pouca anestesia, que dura cerca de uma hora.

Qual o tratamento de cálculo renal em caso graves?

Para os casos mais graves, com cálculos renais maiores que 15 mm, a melhor opção é a cirurgia a laser que fragmenta os cálculos renais, nome cientifico desta técnica é a nefrolitotripsia percutânea. Este procedimento consiste em um pequeno corte de cerca de 1 cm nas costas. Utilizando um equipamento com uma câmera na ponta, os cálculos renais são localizados o laser “explode” os cálculos renais transformando a pedra de 15mm e pequenos pedaços menores que 5mm que serão expelidos facilmente pela urina sem causar dores ao paciente.

Cálculo renal é transmissível?

Não, o Calculo renal não é transmissível. Mas existe uma fator de risco maior para quem tem histórico familiar.

O cálculo renal pode ser expelido pelo xixi?

Sim, o cálculo renal dependendo do tamanho da pedrinha ela pode sair no momento que a pessoa estiver urinando. Se a pedrinha for grande e solta no canal a pessoa poderá sentir o calculo renal passando. Se for apenas uma areia a pessoa praticamente não irá sentir.

Se eu passar por uma cirurgia, nunca mais terei cálculo renal?

Não, no caso do calculo renal a cirurgia não é definitiva. Tudo vai depender dos hábitos alimentares do paciente. Caso a pessoa faça pouca ingestão de líquidos e o consumo de muito sal, os cálculos podem voltar a aparecer. Além disso existem bebidas que provam o calculo renal, como os energéticos.

Consulte um especialista em cálculo renal:

Atualmente existem clínicas e hospitais especializados em cálculo renal.
O médicos especialista em cálculo renal é o urologista.

Conheça alguns médicos especialistas da área:
Urologia

  • Veja também


Câncer de próstata, Diagnóstico com a Ressonância Magnética

Ressonância magnética pode melhorar diagnóstico do câncer de próstata Estudo sugere que o exame de imagem reduziria a necessidade...

Câncer de Próstata

O câncer de próstata A próstata é uma glândula do tamanho de uma noz que só os homens têm....

Funções da bexiga

Qual é a função da bexiga? A principal função da bexiga é armazenar urina antes de ser eliminada. A...

Pedra nos Rins

Os rins são órgãos que fazem parte do sistema excretor e osmorregulador. Estão localizados na região posterior do abdômen, atrás do peritônio e ao lado da coluna vertebral, na região lombar. O rim direito encontra-se logo abaixo do fígado e o esquerdo, abaixo do baço. Acima de cada rim está a glândula suprarrenal.

Author: Redação

Share This Post On
468 ad

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *