O que faz um Otorrinolaringologista?

O que faz um Otorrinolaringologista?

Nariz, ouvidos e garganta são tratados pelo otorrinolaringologista

Esse é o ramo da medicina que cuida do olfato, da fala e respiração

 

Trata-se do ramo da medicina que cuida do nariz, dos seios da face, dos ouvidos e da garganta. Esta última (garganta) corresponde, na verdade, a dois órgãos: a faringe e a laringe.

Se fôssemos ser mais detalhistas, portanto, o nome completo da especialidade deveria ser “Otorrinosinusofaringolaringologia”. Mas aí nenhum paciente nos procuraria porque ninguém saberia repetir esse nome na hora de marcar a consulta, tampouco caberia em nossos carimbos médicos. Então, vamos deixar otorrinolaringologia mesmo.

Nos países de língua inglesa o otorrinolaringologista é até mais conhecido como ENT Doctor (ENT sendo a sigla para Ear, Nose and Throat, ou seja, o médico de ouvido, nariz e garganta), o que facilita o entendimento do público.

A otorrinolaringologia cuida de algumas das funções e sentidos do corpo humano mais importantes para uma vida saudável: o olfato, a fala, a respiração, a audição e o equilíbrio.

Em tempos onde a subespecialização na medicina, chega a ser uma exceção encontrarmos um especialista que se ocupe de tantos órgãos ao mesmo tempo, como é o otorrinolaringologista. Contudo, é pouco provável que isso venha a mudar, tal a interligação entre essas estruturas.

Para se ter uma amostra disso, basta ficarmos resfriados: o nariz começa a escorrer, os ouvidos ficam tampados, a garganta dói. Logo percebemos que “é tudo uma coisa só”, ou, pelo menos, muito relacionado.

Isso ocorre porque, realmente, existe uma comunicação direta entre esses órgãos mas, principalmente, porque a mucosa que os reveste por dentro é muito parecida, quase que um contínuo.

Desse jeito, é muito comum que uma inflamação do nariz se prolongue pela mucosa dos seios da face, da faringe, da laringe e até para a orelha média. O mesmo não ocorre com tanta facilidade na transição entre a laringe e a traqueia (e dali para os brônquios e pulmões), muito menos entre a faringe e o esôfago.

Embora sejam estruturas contíguas, as características da mucosa já apresentam diferenças maiores, o que ajuda a conter uma eventual inflamação. Isso explica porque os resfriados não evoluem para pneumonias com muita frequência ou porque uma faringite não acaba em esofagite.

Mais do que cuidar de inflamações – as famosas rinites, sinusites, faringites e otites; que serão objeto de outros artigos – a otorrinolaringologia cuida de algumas das funções e sentidos do corpo humano mais importantes para uma vida saudável: o olfato, a fala, a respiração, a audição e o equilíbrio. Garantir o bom funcionamento dessas cinco funções resume com propriedade o principal objetivo da otorrinolaringologia.

 

Como acontece com quase todas as funções de nosso corpo, e com muitas coisas em nossa vida de forma geral, só damos valor a elas quando a perdemos ou deixam de funcionar corretamente. Só percebemos a importância de respirar bem pelo nariz, por exemplo, quando ele vive entupido (há uma máxima em otorrinolaringologia que diz “Só é feliz quem respira pelo nariz”). A audição é outro bom exemplo. Ela, talvez, seja até mais importante que a visão para a socialização do indivíduo, mas damos pouca importância para sua preservação (voltarei a falar sobre o tema futuramente).

Por fim, cabe ressaltar que, em Medicina, tão importante quanto tratar doenças é prevení-las. E na Otorrinolaringologia, isso não é diferente. Essa é uma especialidade fértil em medidas simples que podem dar mais saúde ao seu nariz, ouvidos e garganta. Mas também é uma área cheia de mitos e conceitos populares sem fundamentos científicos.

 

Quando consultar um otorrinolaringologista?

Quando consultar um otorrinolaringologista?  O Otorrinolaringologista é o médico que trata das doenças dos ouvidos, nariz e garganta.

Os sinais e sintomas mais comuns dessas doenças são:

  • Obstrução nasal
  • Dor de cabeça (cefaléia)
  • Dor na face
  • Secreção nasal
  • Sangramento nasal (epistaxe)
  • Dificuldade auditiva/surdez
  • Zumbido
  • Tontura
  • Secreção no ouvido (otorréia)
  • Sangramento no ouvido (otorragia)
  • Dor de ouvido (otalgia)
  • Dor de garganta
  • Rouquidão (disfonia)
  • Roncos

A avaliação do Otorrinolaringologista é muito importante para o correto diagnóstico e tratamento das doenças que se manifestam com esses sinais e sintomas. O tratamento pode ser tanto cirúrgico quanto clínico, dependendo da doença e de cada caso especificamente.

 

As principais doenças são:

  • Rinites
  • Sinusites
  • Desvio do septo nasal
  • Polipose nasal
  • Distúrbios do sono (apnéia)
  • Diminuição da acuidade auditiva/surdez
  • Otites
  • Amigdalite/faringite
  • Paralisia facial
  • Distúrbios da deglutição
  • Alterações das pregas vocais
  • Distúrbios do labirinto

 

Referências: Médicos, livros e site de saúde.
Leia mais sobre otorrinolaringologista no site do Ministério da Saúde

 

Conheça alguns médicos especialistas da área:
Notícias, Otorrino, Otorrinolaringologia, Tratamentos

  • Veja também


O que é arritmia cardíaca?

A arritmia cardíaca é uma condição caracterizada pela falta de ritmo nos batimentos do coração. Ela pode ser sintoma...

O que é a fonoaudiologia?

O fonoaudiólogo é o profissional da área de saúde que trabalha com os diferentes aspectos da comunicação humana (linguagem...

Variações na tireoide oferecem perigo ao coração

O hormônio TSH, produzido pelo cérebro, tem a função de regular a atividade tireoidiana. Se ele está em excesso...

Aterosclerose em crianças

A aterosclerose é o endurecimento de um vaso sanguíneo produzido por um acúmulo de placa. A placa é composta...

O que é Doença de Pompe?

A Doença de Pompe é uma condição genética hereditária rara, causada pela deficiência de uma enzima que atua no...

20 Mitos e Verdades sobre Cirurgia Bariátrica

17 mitos e verdades sobre a cirurgia bariátrica Esclarecemos as questões mais importantes sobre a cirurgia bariátrica, procedimento cada...

Ultrassonografia Morfológica

A importância das ultrassonografias morfológicas Exames avaliam estrutura do corpinho e mostram se os órgãos estão se desenvolvendo corretamente...

Aterosclerose na infância e adolescência

Fatores de risco no desenvolvimento da aterosclerose na infância e adolescência As doenças cardiovasculares (DCV) constituem uma importante causa...

O que é um fonoaudiólogo?

O que faz um fonoaudiólogo? Atividades vão de tratamento dos transtornos da fala a aperfeiçoamento da voz para locutores...

6 Mitos e Verdades sobre Cirurgia Metabólica

6 MITOS E VERDADES SOBRE CIRURGIA METABÓLICA O diabetes já faz parte da rotina de muitos brasileiros, infelizmente. De...

Author: Redação

Share This Post On
468 ad