Angioplastia de Varizes

Angioplastia de Varizes

Angioplastia de Membros Inferiores

 

O que é?

A angioplastia de membros inferiores é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo para desobstrução das artérias das pernas, realizado por meio de uma punção na pele com o uso de cateteres  e próteses endovasculares.

 

Quando é indicada?

Essa modalidade de tratamento pode ser utilizada em pacientes cujo tratamento clínico não é capaz de controlar os sintomas de claudicação dos membros inferiores.

Esse sintoma é definido como uma sensação de peso , dor ou queimação na musculatura da panturrilha ( “batata da perna” ), ao caminhar ou subir um aclive , costumando aliviar com o repouso. A angioplastia das artérias dos membros inferiores , ao melhorar a irrigação das pernas , pode também contribuir para minimizar os risco de outras complicações , como a trombose , gangrena e amputação. O estreitamento das artérias periféricas dos membros inferiores por aterosclerose (placas de gordura) é a principal indicação para a realização desse procedimento.

 É importante que a anatomia do estreitamento seja favorável para essa forma de tratamento. O objetivo do tratamento é diminuir a isquemia (diminuição da irrigação sanguínea ) do membro inferior afetado.

 

Como funciona?

O procedimento da angioplastia de membros inferiores é realizado com imagens radioscópicas, na mesma sala cirúrgica onde são realizados as angiografias diagnósticas. É feita uma punção na pele para a realização do procedimento localizada na virilha.

Um fino catéter com um pequeno balão na ponta é introduzido através da punção. Este cateter balão segue até o local da obstrução e uma vez posicionado, é inflado e esvaziado algumas vezes. Isto comprime a placa desobstruindo a artéria e normalizando o fluxo sangüíneo. Uma vez esvaziado, o balão é retirado.

Na maioria dos casos, a angioplastia de membros inferiores é realizada com o implante de stent, uma estrutura tubular metálica flexível e expansível que vem  montado e compactado em cima do cateter balão de angioplastia. Após o posicionamento do stent no local da obstrução, o balão é inflado, expandindo o stent, o qual fica aberto impactado na parede da artéria, esmagando a placa de gordura. A chance de o paciente ter um entupimento no mesmo local que foi tratado com a angioplastia é bem menor quando os stents são utilizados.

Preparo

O preparo para o procedimento, como medicação a ser suspensa, tempo de jejum e necessidade de internação prévia serão passados no momento do agendamento.

Cuidados pós-procedimento

Após o procedimento, o local onde foi feita a punção será comprimido por aproximadamente dez minutos e uma faixa será colocada ao redor de toda a perna na altura da virilha para evitar que o paciente tenha sangramento pelo local da punção, ficando 24 horas com a faixa após o procedimento.  Consulte seu médico sobre o uso de seladores hemostáticos, que reduzem o tempo de uso da faixa, dando mais conforto.

Você estará conectado a um monitor cardíaco e a um acesso venoso por algumas horas, seu pulso, sua pressão sanguínea e o local da inserção dos cateteres serão verificados frequentemente. Você precisará ficar deitado com a perna imóvel durante 6 horas após a remoção do introdutor. Normalmente, após 24 horas de UTI você passará par o quarto, onde poderá repousar e preparar-se para a alta no dia seguinte.

Alguns cuidados devem ser tomados para evitar complicações nas angioplastias, se o acesso for pela fêmural ou virilha nos próximos sete dias apos o procedimento: evitar subir escadas, não carregar peso e não dirigir.

 

Consulte o médico se tiver falta de ar, dor, inchaço, vermelhidão, sangramento ou vazamento no local da inserção; dor, frio ou cor azulada no braço ou na perna onde o cateter foi inserido; perceber sangue na urina, fezes escuras ou qualquer outro sangramento.

 

Referências: Médicos, livros e site de saúde.
Leia mais sobre remédios angioplastia de varizes no site do Ministério da Saúde

 

Conheça alguns médicos especialistas da área:
Angiologia e Cirurgia Vascular, Cirurgia Vascular, Notícias, Tratamentos

Angiologia e Cirurgia Vascular atende em SP Dr. Paulo Daenekas - CRM: 83.971 www.corpusclin.com.br Consulta
Angiologia e Cirurgia Vascular atende em SP Dr. Fernando Soares Moreira - CRM: 71.889 http://www.steticlin.com.br Consulta
Angiologia e Cirurgia Vascular atende em SP Dr. Marcelo Iost - CRM: 92.977 www.clinicaiost.com.br Consulta
Dr. Henrique Lamego
Angiologia e Cirurgia Vascular atende em SP Dr. Henrique Lamego - CRM: 109.306 http://henriquelamego.com.br Consulta
  • Veja também


Hipertensão Arterial

Hipertensão: causas, sintomas, diagnóstico e como baixar a pressão   A hipertensão arterial é o aumento anormal – e por longo...

Trombose Venosa

Trombose: o que é, sintomas, cura e muito mais   O que é Trombose? A trombose, também conhecida como Trombose...

Descolamento de Retina

Descolamento de retina: sintomas, tratamentos e causas   O que é Descolamento de retina? A retina é uma fina...

Glaucoma

Glaucoma: o que é, sintomas, tratamentos e causas   O que é Glaucoma? O glaucoma é uma doença ocular caracterizada por...

Aterectomia rotacional

Aterectomia Rotacional   O que é Auriculeta? É uma técnica utilizada durante as angioplastias coronarianas, em lesões ateroscleróticas que...

O que é rinite?

Rinite: o que é, sintomas e tratamentos   O que é Rinite? Rinite é caracterizada por sintomas nasais como...

Diabetes

Diabetes: Sintomas, Tratamentos e Causas   O que é Diabetes? O diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da...

Angioplastia de Varizes

Angioplastia de Membros Inferiores   O que é? A angioplastia de membros inferiores é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo...

Remédios para Rinite Alérgica

Remédio para rinite alérgica: veja opções de tratamento Diversos medicamentos podem ser usados e escolha depende da avaliação do...

Marca-passo para o Coração

Marca-passo: tudo sobre a cirurgia e a vida com o aparelho A pessoa pode ter alta no mesmo dia...

Author: Redação

Share This Post On
468 ad