Você sabe qual a diferença entre PNEUMONIA e GRIPE?

Você sabe qual a diferença entre PNEUMONIA e GRIPE?

Pacientes confundem início de PNEUMONIA com GRIPE!

A complicação mais frequente da GRIPE é a PNEUMONIA.

A GRIPE é uma doença aguda que acomete as vias respiratórias. Os sintomas são febre acima de 38º C, tosse, coriza, dores pelo corpo e mal-estar generalizado, e costuma durar em torno de cinco dias.

Já a PNEUMONIA, se caracteriza como uma infecção nos pulmões. Os sintomas, no início, são semelhantes aos da gripe, porém podem surgir outros sintomas como dor no peito, falta de ar e catarro amarelado. Geralmente são mais duradouros do que os da gripe.

O aumento da mortalidade é resultado não somente da PNEUMONIA, mas também de outras doenças crônicas, que podem ser exacerbadas pela GRIPE.

FIQUE ATENTO:

O paciente que tem febre alta, tosse e dor no corpo não costuma procurar um médico para o diagnóstico, pois provavelmente seu caso é apenas um resfriado, certo? Nem sempre.

ESTOU CORRENDO RISCO?

O risco de contrair doenças infecciosas aumenta com o avançar da idade. Mesmo nos mais ativos e saudáveis, a capacidade de defesa do corpo se reduz com o tempo: a partir dos 50 anos isso é mais importante.

Os portadores de Doença Cardiovascular, asma ou outras doenças crônicas têm risco aumentado.

O QUE POSSO FAZER?

Lavar as mãos com frequência e evitar locais fechados, abafados e aglomerados são formas de prevenir doenças e contaminações.

As vacinas estimulam o sistema imunológico e ajudam na prevenção de doenças.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) observou que a vacinação não exige nenhuma grande mudança de estilo de vida, ou no dia a dia do paciente.

VOCÊ SABIA: Que em 2011, no Brasil, foram efetuadas 273.172 internações por pneumonia por todas as causas em maiores de 50 anos – foi uma das maiores causas de internação.

GRIPE

O vírus da GRIPE é transmitido por via respiratória, em geral pela inalação de partículas infectadas em suspensão no ar. Uma pessoa gripada quando tosse, espirra ou fala, as partículas infectadas com o vírus ficam no ar por um tempo podendo ser inaladas por outras pessoas.

PNEUMONIA

As pneumonias são provocadas pela penetração de um agente infeccioso ou irritante, como bactérias, vírus e fungos nos pulmões. Ela ataca um ou ambos os pulmões, sobretudo quando o sistema de defesa está debilitado por outra causa, como gripe, tuberculose, alcoolismo, fumo, diabetes e doenças do coração.

QUEM ESTÁ SOB RISCO?

A pneumonia é uma doença que pode atingir pessoas de todas as idades, porém as crianças e os adultos a partir de 50 anos estão mais propensos.

 

Fonte: Pfizer.

Conheça alguns médicos especialistas da área:
Pneumologia

  • Veja também


Doenças resistentes a antibióticos e superbactérias

Resistência aos antibióticos Uso repetido e indiscriminado faz com que muitas bactérias criem resistência aos antibióticos, deixando a população...

Conheça Verdades e Mitos sobre a Bronquiolite

A bronquiolite cresce nos períodos de frio no Brasil. Crianças são as mais afetadas e os pais aumentam sua...

Author: Redação

Share This Post On
468 ad