Neuropediatra

Neuropediatra

Neurologia Infantil – Você Sabe o que é?

A Neurologia Infantil, também conhecida como Neuropediatria, é uma especialidade médica que estuda e realiza tratamentos de doenças relacionadas ao Sistema Nervoso Central (Cérebro, Cerebelo e Tronco encefálico) e o Sistema Nervoso Periférico (Músculos e Nervos) de crianças e adolescentes. Aqui nesta matéria iremos abordar diversos pontos, vamos conhecer de uma forma muito melhor este profissional e qual a sua contribuição para o bem-estar a Saúde dos Pequenos.

 

A Neurologia Infantil, também conhecida como Neuropediatria, é uma especialidade médica que estuda e realiza tratamentos de doenças relacionadas ao Sistema Nervoso Central (Cérebro, Cerebelo e Tronco encefálico) e o Sistema Nervoso Periférico (Músculos e Nervos) de crianças e adolescentes. Aqui nesta matéria iremos abordar diversos pontos, vamos conhecer de uma forma muito melhor este profissional e qual a sua contribuição para o bem-estar a Saúde dos Pequenos.

Assim, você poderia decidir se deve levar seu filho já ao Neuropediatra ou levar sua criança ao Neurologista Infantil.

 

O Neurologista Infantil

É a função do profissional Neurologista Infantil avaliar Crianças e Adolescentes, de um ponto de vista das aquisições Motoras, Cognitivas e de Linguagem, desde o nascimento até o final da adolescência. Este médico fez residência em pediatria ou em neurologia e, em seguida, uma Especialização em Neurologia Infantil.   Este treinamento diferenciado permite uma melhor relação entre médico e paciente, já que o tratamento tende a ser prolongado, por ser diretamente ligado às doenças crônicas.

 

 

Quando Procurar o Neurologista Infantil

É comum os pais de crianças irem ao Neurologista por meio do encaminhamento de profissionais de outras áreas. Os problemas neurológicos são, comumente, questões genéticas e hereditárias, traumas mecânicos e até mesmo problemas neurológicos severos.

O Neuropediatra tem como função essencial dar um diagnóstico e um prognóstico nestes pacientes infantis, além de fazer uma orientação terapêutica e manter um acompanhamento do caso.

Médico neuropediatra recebe corriqueiramente casos e demandas escolares, como as dificuldades dentro desse âmbito, atraso na fala e na caminhada, distúrbios do sono, dores de cabeça e qualquer outra situação relacionada ao sistema nervoso.

 

Sintomas que Indicam a Necessidade de Procurar um Neurologia Infantil

  • Alterações psíquicas: Distúrbios de comportamento, linguagem, pensamento, retardo no desenvolvimento psicomotor e da consciência;
  • Alterações da sensibilidade: Formigamentos e anestesias;
  • Alterações motoras: Paralisia em alguma parte do corpo, tremores, distúrbios no equilíbrio e na coordenação, alguns movimentos involuntários.

Patologias Comuns Atendidas Pelo Neurologia Infantil

  • Dificuldade escolar;
  • TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade;
  • Autismo;
  • Epilepsia;
  • Doenças musculares.

 

Número Crescente de Substâncias Químicas Relacionadas a Distúrbios Cerebrais em Crianças

Produtos químicos tóxicos podem estar desencadeando os recentes aumentos nas deficiências do neurodesenvolvimento em crianças – como:

  • Autismo,
  • Transtorno de déficit de atenção e
  • Dislexia  

Métodos Diagnósticos na Neurologia Infantil

Antes de solicitar exames neurológicos, se faz necessário uma entrevista conhecida como anamnese dentro do meio clínico. Em seguida, durante a própria consulta, o neuropediatra realiza exames físicos que possam ajudar no diagnóstico. A partir destas informações, é possível solicitar exames laboratoriais e/ou de imagem, para confirmar a suspeita diagnóstica.

Com o avanço da tecnologia científica, o trabalho da neurologia infantil se tornou mais fácil. Podemos diagnosticar precocemente e tratar de casos complicados, antes que se tornem mais graves. Exames de imagem, bioquímica e eletroencefalografia ajudam a dar um diagnóstico mais completo para decidirmos pelo melhor método de tratamento.

Tratamento dos Distúrbios Neurológicos nas Crianças

Infelizmente, nem todos os problemas neurológicos em crianças possuem cura. Contudo, o neuropediatra consegue melhorar o desenvolvimento da criança ou adolescente, por meio de um trabalho multidisciplinar. Além disso, o tratamento pode ser feito também com ajuda de medicamentos.

Nesse caso, é necessário que o profissional, além de identificar o medicamento mais adequado para o paciente, acompanhe continuamente a evolução do quadro. Dessa forma, a equipe multidisciplinar pode ser definida de acordo com o grau de comprometimento e também se ajustar ao esquema farmacoterápico, sabendo informações como: se ele é temporário ou permanente, efeitos adversos e outras.

O tratamento multidisciplinar para as patologias neurológicas infantis envolve vários profissionais, que devem ser especializados em reabilitação infantil. Entre eles, estão: psicólogos, terapeutas ocupacionais, pedagogos, nutricionistas, fonoaudiólogas e fisioterapeutas. Esta equipe busca, em conjunto, desenvolver resultados eficientes e visíveis.

Agora que você já conhece o profissional Neuropediatra e como ele trata da saúde neurológica infantil, acesse o site: neurologistainfantil.com, para conhecer melhor os temas relevantes sobre esta área da Medicina.

 

 

Referências: Médicos, livros e site de saúde.
Leia mais sobre neuropediatria no portal da Fundação Oswaldo Cruz

 

Conheça alguns médicos especialistas da área:
Cirurgia Pediátrica, Neurocirurgia, Neurologia, Notícias, Pediatria

Dr. Saul Cypel
Neurologia atende em SP Dr. Saul Cypel - CRM: 14.360 www.clinicacypel.com.br Consulta
Dra. Marcela Cypel
Oftalmologia atende em SP Dra. Marcela Cypel - CRM: 95.892 www.clinicacypel.com.br Consulta
  • Veja também


Hipertensão Arterial

Hipertensão: causas, sintomas, diagnóstico e como baixar a pressão   A hipertensão arterial é o aumento anormal – e por longo...

Trombose Venosa

Trombose: o que é, sintomas, cura e muito mais   O que é Trombose? A trombose, também conhecida como Trombose...

Descolamento de Retina

Descolamento de retina: sintomas, tratamentos e causas   O que é Descolamento de retina? A retina é uma fina...

Glaucoma

Glaucoma: o que é, sintomas, tratamentos e causas   O que é Glaucoma? O glaucoma é uma doença ocular caracterizada por...

Aterectomia rotacional

Aterectomia Rotacional   O que é Auriculeta? É uma técnica utilizada durante as angioplastias coronarianas, em lesões ateroscleróticas que...

O que é rinite?

Rinite: o que é, sintomas e tratamentos   O que é Rinite? Rinite é caracterizada por sintomas nasais como...

Diabetes

Diabetes: Sintomas, Tratamentos e Causas   O que é Diabetes? O diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da...

Angioplastia de Varizes

Angioplastia de Membros Inferiores   O que é? A angioplastia de membros inferiores é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo...

Remédios para Rinite Alérgica

Remédio para rinite alérgica: veja opções de tratamento Diversos medicamentos podem ser usados e escolha depende da avaliação do...

Marca-passo para o Coração

Marca-passo: tudo sobre a cirurgia e a vida com o aparelho A pessoa pode ter alta no mesmo dia...

Author: Redação

Share This Post On
468 ad