Nova piramide Nutricional

Nova piramide Nutricional

Calorias e tempo entre as refeições serão reduzidos e alimentos típicos e exercícios forma incluídos na nova piramide Nutricional

A nova piramide sugere menos calorias e tempo entre as refeições, mais alimentos típicos e atividade física.

A conta simples pode resumir as alterações previstas na pirâmide alimentar do brasileiro. Criado em 1999, o gráfico, que orienta a população sobre os tipos e quantidade de alimentos que devem ser ingeridos em um dia, passará por uma reformulação. O anúncio ocorreu no mês passado (junho/2015) no 5º Congresso Brasileiro de Nutrição Integrada.

A nova pirâmide nutricional modifica (recomendação de calorias/dia): A atual prega o consumo de 2.500 calorias/dia.

Com a mudança da piramide esse número será de 2 mil calorias/dia. Outra redução será no intervalo entre as refeições. A nova pirâmide vai oficializar a recomendação de comer a cada três horas. Assim, seis refeições deverão ser feitas diariamente.

A divisão (comer de três em três horas) já é utilizada (por nutricionistas), mas será recomendada por órgãos oficiais, como o Ministério da Saúde.

Mas nem só de restrições e cortes será feita a nova piramide nutricional. A atividade física e alimentos típicos do Brasil foram incluídos. Pela primeira vez uma tabela nutricional recomenda atividade física.

A recomendação é de no mínimo 30 minutos diários de exercícios. Somados à atividade física, alimentos brasileiros ganharão espaço na pirâmide, como por exemplo o caju, a graviola, e as castanhas do Pará e de caju. É uma adequação ao paladar nacional (a atual pirâmide nutricional é inspirada em um modelo norte-americano).

Veja como ficou a nova piramide nutricional:

nova-piramide-alimentar

Motivos da reformulação da piramide nutricional

Os hábitos dos brasileiros podem ser apontados como responsáveis pelo redesenho da nova piramide alimentar. Os últimos dados da Pesquisa de Orçamento Familiar, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostraram uma “epidemia” de excesso de peso. Entre 2006 e 2010, o número de homens com quilos a mais do recomendado passou de 18,5% para 50,1%. Já entre as mulheres, no mesmo período a proporção passou de 28,7% para 48%.

A população esta caminhando para o sobre peso e incentivar uma nova reeducação alimentar ajudará a controlar e prevenir este aumento de novos obesos. Visualizando a nova piramide nutricional  possível compreender que alimentação e atividades físicas precisam caminhar juntas.

 

Conheça alguns médicos especialistas da área:
Nutrição

  • Veja também


Banco de Leite Humano precisa de doações

As crianças prematuras precisam de leite materno para poderem continuar suas lutas pela vida. Os bancos de leite humano...

O que é a vitamina D?

Pesquisas mostram que a vitamina D é parte primordial para vários órgãos e sistemas do corpo humano. Por trabalhar...

Nutrição Esportiva

Todas as pessoas que praticam atividade física devem mudar seus hábitos alimentares, afinal, para que possamos atingir qualquer objetivo,...

Author: Redação

Share This Post On
468 ad