Veja as diferenças entre os sintomas de distúrbios do sono e depressão

Veja as diferenças entre os sintomas de distúrbios do sono e depressão

Bem Estar desta sexta-feira (14) deu dicas para diferenciar os problemas.
Mau humor, desânimo e falta de memória são sintomas comuns a ambos.

Você fica irritado, desanimado e tem sinais de falta de memória? Esses sintomas indicam que há algo errado com o corpo, mas como eles são comuns a vários problemas, pode ser difícil identificar o que é. Geralmente, esses sinais são comuns, por exemplo, em pacientes que têm distúrbios do sono ou depressão. Como explicaram os especialistas no Bem Estar desta sexta-feira (14), esses problemas são mais comuns nas mulheres, por causa do estresse e jornada dupla de trabalho e também por causa das variações hormonais, inclusive na menopausa.

O especialista alerta, no entanto, que é fundamental fazer um diagnóstico correto para que o paciente inicie o tratamento adequado. Para isso, é importante procurar um médico e explicar as queixas – segundo a médica, cerca de 30% dos adultos, por exemplo, têm apneia do sono, mas nem todos buscam ajuda.

A falta do tratamento pode piorar até mesmo a depressão, se o paciente tiver – mesmo que ele cure a depressão, se não tratar o problema do sono, há três vezes mais chances de a doença voltar.

O mesmo pode acontecer do outro lado – quem tem depressão tem 70% mais chances de perder o sono. Por isso, é importante prestar atenção aos sinais que o corpo dá que podem ajudar muito a detectar o problema exato.

De acordo com o especialista, quem tem algum distúrbio do sono geralmente tem, além dos sintomas descritos inicialmente, indisposição física, indecisão, falta de energia e cansaço ao longo do dia. Já quem tem depressão pode ter associados sinais como desinteresse, isolamento social, choro fácil e pessimismo.

Apesar das diferenças, não é fácil detectar esses problemas – para o aposentado Lazaro Gilberto Guimarães, de 62 anos, por exemplo, o cansaço e irritação no meio do dia foram causados por um distúrbio bastante comum em homens obesos e com mais de 40 anos: a apneia do sono.
Por causa disso, ele acordava várias vezes durante a noite e passava o dia cansado e desanimado. Porém, após o diagnóstico, ele iniciou um tratamento no Instituto do Sono e passou a dormir embalado por um aparelho que auxilia a entrada de ar pelo nariz durante a noite.

Já para o Floriano Rodrigues Marinho, de 47 anos, a história foi contrária – o cansaço, a insônia e o afastamento do trabalho por causa de um acidente começaram a desanimá-lo e o alívio só veio quando ele descobriu que o principal problema não era a falta de sono, mas sim a depressão.
Depois do diagnóstico, ele passou a tomar remédios, a dormir melhor e a ter mais energia, afirma o especialista.
Fonte: G1/Bem Estar

Conheça alguns médicos especialistas da área:
Notícias

  • Veja também


O que é arritmia cardíaca?

A arritmia cardíaca é uma condição caracterizada pela falta de ritmo nos batimentos do coração. Ela pode ser sintoma...

O que é a fonoaudiologia?

O fonoaudiólogo é o profissional da área de saúde que trabalha com os diferentes aspectos da comunicação humana (linguagem...

Variações na tireoide oferecem perigo ao coração

O hormônio TSH, produzido pelo cérebro, tem a função de regular a atividade tireoidiana. Se ele está em excesso...

Aterosclerose em crianças

A aterosclerose é o endurecimento de um vaso sanguíneo produzido por um acúmulo de placa. A placa é composta...

O que é Doença de Pompe?

A Doença de Pompe é uma condição genética hereditária rara, causada pela deficiência de uma enzima que atua no...

20 Mitos e Verdades sobre Cirurgia Bariátrica

17 mitos e verdades sobre a cirurgia bariátrica Esclarecemos as questões mais importantes sobre a cirurgia bariátrica, procedimento cada...

Ultrassonografia Morfológica

A importância das ultrassonografias morfológicas Exames avaliam estrutura do corpinho e mostram se os órgãos estão se desenvolvendo corretamente...

O que faz um Otorrinolaringologista?

Nariz, ouvidos e garganta são tratados pelo otorrinolaringologista Esse é o ramo da medicina que cuida do olfato, da...

Aterosclerose na infância e adolescência

Fatores de risco no desenvolvimento da aterosclerose na infância e adolescência As doenças cardiovasculares (DCV) constituem uma importante causa...

O que é um fonoaudiólogo?

O que faz um fonoaudiólogo? Atividades vão de tratamento dos transtornos da fala a aperfeiçoamento da voz para locutores...

Author: Redação

Share This Post On
468 ad