Ter uma má noite de sono envelhece o cérebro em 5 anos

Ter uma má noite de sono envelhece o cérebro em 5 anos

Os pesquisadores americanos descobriram que apenas três ou quatro anos de padrões quebrados de sono estão ligados a uma perda de memória e concentração. Eles dizem que o sono de má qualidade aumenta o risco de se ter prejuízos nas faculdades mentais em até 50%, o equivalente a um aumento de cinco anos na idade cerebral.

O líder do estudo, Dr. Terri Blackwell, do Instituto de Pesquisa Médica do da Califórnia, em São Francisco, disse: “Foi à qualidade do sono que previu o declínio cognitivo futuro no presente estudo, não a quantidade. Com a taxa de comprometimento cognitivo e aumentando a alta prevalência de problemas de sono em idosos, é importante determinar potenciais associações com o sono e o declínio cognitivo”.

O estudo, publicado na revista Sleep, envolveu 2.820 homens com uma idade média de 76 anos. Cada participante do estudo teve seus padrões de sono monitorados ao longo de cinco noites e, em seguida, cada um foi testado em funções que envolviam planejamento, tomada de decisão, correção de erros, resolução de problemas e pensamento abstrato.

Os mecanismos subjacentes que ligam sono perturbado ao declínio mental permanecem desconhecidos, observaram os autores. Eles acrescentaram que outros estudos são necessários para determinar se essas associações permanecem depois de um longo período de acompanhamento.

Dr. Safwan Badr, presidente da Academia Americana de Medicina do Sono, disse: “Este estudo fornece um lembrete importante de que o sono saudável envolve tanto a quantidade e quanto a qualidade do sono. Como um dos pilares de um estilo de vida saudável, o sono é essencial para o funcionamento cognitivo ideal”.

A notícia veio apenas meses depois que um estudo revelou que ficar sem dormir por apenas uma noite provoca alterações no cérebro semelhantes às que ocorrem depois de um golpe na cabeça. Pesquisadores, da Universidade de Uppsala, na Suécia, descobriram níveis de substâncias químicas que funcionam como biomarcadores para a ascensão de dano cerebral após a privação de sono.

Eles acreditam que isso acontece porque o cérebro geralmente sofre com substâncias tóxicas durante o sono e os biomarcadores aumentam-nas em resposta ao súbito acúmulo dessas substâncias após uma noite sem dormir.

Os pesquisadores suecos disseram que seu estudo apoia outros estudos anteriores, que ligava a falta de sono ao aumento do risco da doença de Alzheimer, Parkinson e esclerose múltipla.

O professor Christian Benedict, da Universidade de Uppsala, disse: “Em conclusão, os resultados do nosso teste indicam que uma boa noite de sono pode ser essencial para a manutenção da saúde do cérebro”.
Fonte: Jornalciencia

Conheça alguns médicos especialistas da área:
Notícias

  • Veja também


Treine seu cérebro!

Treine seu cérebro! A prática de atividades que exercitam o cérebro é de extrema importância, os neurônios possuem alta...

Pré-Natal

Uma palavra muito conhecida entre as futuras mamães, pré-natal, consultas mensais e uma bateria de exames que cuidarão da...

Herpes Zoster

Conhecido popularmente como “cobreiro” o herpes zoster é causado pelo mesmo vírus da catapora (varicela zoster). Quando a pessoa...

Descolamento da retina: Como diagnosticar e tratar?

O descolamento da retina é um grave problema e precisa de cuidados médicos de forma urgente. Quando essa fatalidade...

Quais são os sintomas do HIV?

Os sintomas do contágio do HIV são complicados de serem conhecidos, por serem bastante comuns de outras doenças, a...

Dores de cabeça e Tratamentos

As dores de cabeça afligem a todos, mas os tipos dessa dor nem sempre são iguais. A razão disso...

Quais são os sintomas da Gripe H1N1?

Os sintomas que a gripe H1N1 apresentam estão muito próximos aos que a gripe comum possui. Seu surgimento acontece inesperadamente...

As Doenças que a Acupuntura trata

A acupuntura é uma forma de tratamento terapêutica que tem a China como o seu berço. A técnica prevê...

O que é o Astigmatismo? Sintomas, Causas e Tratamento

Astigmatismo é o defeito óptico resultante de uma curvatura desigual ger. da córnea e mais raramente do cristalino ou...

O que é uma Cesárea?

A cesárea é um tipo de parto que consiste essencialmente de um corte no abdômen e outro no útero...

Author: Redação

Share This Post On
468 ad