Sono agitado

Sono agitado

Problemas durante o sono podem causar desequilíbrio no organismo. O tratamento depende do correto diagnóstico e do estilo de vida do paciente.
Passamos um terço das nossas vidas dormindo. Não é de se estranhar que qualquer problema no sono interfira na saúde. Só para se ter uma ideia, enquanto dormimos ocorrem atividades metabólicas no organismo, como, por exemplo, a liberação de hormônios, ativação do sistema imunológico e aperfeiçoamento da memória recente e tardia.

Assim, noites maldormidas causam uma espécie de desequilíbrio dessas funções, o que provoca, entre outras coisas, cansaço, dificuldade de memória, irritabilidade e depressão. Recentemente, um estudo da Escola de Saúde Pública Johns Hopkins, nos Estados Unidos, comprovou que quem dorme menos de seis horas tem mais riscos de ter pressão alta. Outra pesquisa da Universidade da Pensilvânia (EUA) mostrou que pessoas com distúrbios nessa área estão mais propensas a ter diabetes.

Em média, um adulto deve dormir de 7 a 8 horas, mas isso pode variar de acordo com a herança genética. Tem gente que se satisfaz com seis horas de sono. Outras, precisam de 10. Mas além da quantidade adequada, é preciso levar em conta a qualidade desse sono. Estudos demonstram que até 40% da população possui alguma queixa relacionada ao ato de dormir. Entre os principais problemas estão a insônia e a síndrome da apneia do sono.

A insônia é a dificuldade de iniciar ou manter o sono e que tem como resultado um cansaço extremo no dia seguinte. É umas das queixas mais comuns. Além disso é mais prevalente em mulheres e tende a piorar conforme a idade avança. O gatilho para uma noite maldormida pode estar no consumo de substâncias como cafeína e nicotina, ou no excesso de estímulos visuais antes de dormir, como, por exemplo, ficar até tarde trabalhando no computador. Além disso, quem tem algum tipo de distúrbio psiquiátrico, principalmente depressão ou ansiedade, também costuma apresentar queixas de insônia. Também é comum não dormirmos bem em um período de muito estresse.

O tratamento é planejado de acordo com o diagnóstico e também o estilo de vida. Às vezes, mudanças simples na rotina podem ajudar, como manter o quarto escuro e silencioso ou vestir um pijama confortável. O médico também pode lançar mão de medicamentos. Atualmente, a terapia cognitiva comportamental dirigida tem apresentado bons resultados. Vale saber que a automedicação costuma ter efeitos desastrosos: o abuso de tranquilizantes pode causar dependência e trazer mais dificuldade para dormir.

Já a apneia do sono costuma incomodar até 33% da população, segundo pesquisa feita pela Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa (AFIP) na cidade de São Paulo. Durante uma apneia, as vias aéreas superiores se fecham, o que bloqueia a passagem do ar. Dessa forma, a pessoa acorda para poder respirar, geralmente emitindo um ronco bem alto.

É muito frequente em homens obesos com grande circunferência cervical. O envelhecimento, o consumo de álcool, cigarro e drogas sedativas também podem desencadeá-la. Entre as consequências estão a sonolência durante o dia, falhas na memória e até a impotência. O tratamento é feito com o uso de aparelhos ou máscaras que mantêm o fluxo de ar sem interrupções ou, em alguns casos, cirurgia.
Fonte: Albert Einstein

Conheça alguns médicos especialistas da área:
Notícias

  • Veja também


Descolamento da retina: Como diagnosticar e tratar?

O descolamento da retina é um grave problema e precisa de cuidados médicos de forma urgente. Quando essa fatalidade...

Quais são os sintomas do HIV?

Os sintomas do contágio do HIV são complicados de serem conhecidos, por serem bastante comuns de outras doenças, a...

Dores de cabeça e Tratamentos

As dores de cabeça afligem a todos, mas os tipos dessa dor nem sempre são iguais. A razão disso...

Quais são os sintomas da Gripe H1N1?

Os sintomas que a gripe H1N1 apresentam estão muito próximos aos que a gripe comum possui. Seu surgimento acontece inesperadamente...

As Doenças que a Acupuntura trata

A acupuntura é uma forma de tratamento terapêutica que tem a China como o seu berço. A técnica prevê...

O que é o Astigmatismo? Sintomas, Causas e Tratamento

Astigmatismo é o defeito óptico resultante de uma curvatura desigual ger. da córnea e mais raramente do cristalino ou...

O que é uma Cesárea?

A cesárea é um tipo de parto que consiste essencialmente de um corte no abdômen e outro no útero...

TDAH – Déficit de Atenção e Hiperatividade: Doença atinge inúmeras crianças

O TDAH –  transtorno do déficit de atenção e hiperatividade tem como característica a presença de sintomas como desatenção, hiperatividade e...

Tafenoquine: Medicamento que trata Malária em apenas uma dose

Doença atinge 8,5 milhões de pessoas ao ano. O medicamento Tafenoquine recebeu autorização dos Estados Unidos, agora outros países...

HIV e DST’s crescem no Brasil

O Ministério da Saúde mostra em recente levantamento o crescimento das DST’s e do HIV, os jovens são os...

Author: Redação

Share This Post On
468 ad