Pesquisa sugere exames de glaucoma para os que sofrem de apneia do sono

Pesquisa sugere exames de glaucoma para os que sofrem de apneia do sono

Pesquisadores de Taiwan descobriram que as pessoas com apneia do sono são muito mais propensas a desenvolver glaucoma em comparação com aquelas sem esta condição. Os resultados do estudo, que é o primeiro a calcular o risco da doença entre as pessoas com o distúrbio do sono, foram publicados na revista Ophthalmology, órgão da Academia Americana de Oftalmologia.

Conduzido por pesquisadores da Taipei Medical University, o estudo retrospectivo, “Apneia obstrutiva do sono e um risco maior de glaucoma”, usou um conjunto de dados de âmbito nacional, de base populacional para examinar a prevalência e o risco da forma mais comum de glaucoma entre pacientes com as formas mais comuns de apneia do sono.

Os pesquisadores revisaram os registros médicos nacionais de 1.012 pacientes com 40 anos ou mais em Taiwan que foram diagnosticados com apneia obstrutiva do sono entre 2001-04, comparando-os com os registros de 6.072 pacientes que integravam o grupo controle. Eles determinaram que o risco de desenvolver glaucoma de ângulo aberto, dentro de cinco anos após o diagnóstico de apneia obstrutiva do sono, foi 1,67% maior naqueles que tinham apneia do sono em comparação com o grupo controle.

“Embora estudos anteriores demonstrem um aumento da prevalência de glaucoma, que é a segunda principal causa de cegueira em todo o mundo, este estudo determinou que a apneia obstrutiva do sono não é simplesmente um marcador para a saúde debilitada. Na verdade, a apneia é um fator de risco independente para o glaucoma de ângulo aberto. A relação entre as duas condições é significativa, dado o grande número de pessoas no mundo que sofrem com elas”, explica o especialista.

A apneia do sono é uma condição crônica que bloqueia a respiração durante o sono em mais de 100 milhões de pessoas em todo o mundo. Durante uma crise de apneia obstrutiva do sono, as vias aéreas tornam-se bloqueadas, provocando uma pausa na respiração que pode perdurar por até dois minutos. Os sintomas incluem ronco alto e sonolência diurna persistente.

“O glaucoma afeta cerca de 60 milhões em todo o mundo. Se não for tratado, o glaucoma reduz a visão periférica e, eventualmente, pode causar cegueira, danificando o nervo óptico. Apenas metade das pessoas que tem glaucoma estão cientes disso porque a doença é indolor e a perda de visão é tipicamente gradual”, informa o especialista.

Segundo o especialista, “este estudo encoraja os médicos a alertarem os pacientes com apneia obstrutiva do sono sobre a associação entre a apneia e o glaucoma de ângulo aberto. A pesquisa pode ser usada como um mote para levantar a questão e incentivar o tratamento de quem precisa”, defende.
Fonte: Segs

Conheça alguns médicos especialistas da área:
Notícias

  • Veja também


Descolamento da retina: Como diagnosticar e tratar?

O descolamento da retina é um grave problema e precisa de cuidados médicos de forma urgente. Quando essa fatalidade...

Quais são os sintomas do HIV?

Os sintomas do contágio do HIV são complicados de serem conhecidos, por serem bastante comuns de outras doenças, a...

Dores de cabeça e Tratamentos

As dores de cabeça afligem a todos, mas os tipos dessa dor nem sempre são iguais. A razão disso...

Quais são os sintomas da Gripe H1N1?

Os sintomas que a gripe H1N1 apresentam estão muito próximos aos que a gripe comum possui. Seu surgimento acontece inesperadamente...

As Doenças que a Acupuntura trata

A acupuntura é uma forma de tratamento terapêutica que tem a China como o seu berço. A técnica prevê...

O que é o Astigmatismo? Sintomas, Causas e Tratamento

Astigmatismo é o defeito óptico resultante de uma curvatura desigual ger. da córnea e mais raramente do cristalino ou...

O que é uma Cesárea?

A cesárea é um tipo de parto que consiste essencialmente de um corte no abdômen e outro no útero...

TDAH – Déficit de Atenção e Hiperatividade: Doença atinge inúmeras crianças

O TDAH –  transtorno do déficit de atenção e hiperatividade tem como característica a presença de sintomas como desatenção, hiperatividade e...

Tafenoquine: Medicamento que trata Malária em apenas uma dose

Doença atinge 8,5 milhões de pessoas ao ano. O medicamento Tafenoquine recebeu autorização dos Estados Unidos, agora outros países...

HIV e DST’s crescem no Brasil

O Ministério da Saúde mostra em recente levantamento o crescimento das DST’s e do HIV, os jovens são os...

Author: Redação

Share This Post On
468 ad