Excesso de peso x sono

Excesso de peso x sono

Você ronca? O motivo para esse distúrbio pode ser o excesso de peso.

O distúrbio do sono que mais incomoda é, sem dúvida, o ronco. Muitos indivíduos que sofrem com esse problema não sabem que uma das causas desse distúrbio é o ganho de peso ou o sobrepeso. “Porém, ao recomendar para as pessoas perderem peso para que não ronquem mais, é preciso levar em consideração um detalhe importante: a disposição para exercícios físicos em roncadores é reduzida, já que o ronco causa cansaço, sonolência e indisposição durante o dia”, diz o dentista Eduardo Rollo Duarte, especialista em Odontologia do Sono.

Resumindo: para se perder peso só existe uma fórmula – o controle alimentar associado a exercícios físicos regulares. Mas os pacientes que roncam acordam cansados e indispostos para iniciarem um programa de exercícios, mesmo que seja uma simples caminhada. “Trata-se de um círculo vicioso.”, explica Eduardo. “O paciente ronca, tenta se tratar e se vê diante da necessidade de perder peso. Não tem disposição, e então acaba nem emagrecendo, nem tratando o ronco”.

A solução encontrada pelo especialista é partir para o tratamento do ronco e estimular o paciente a perder peso após a solução do problema. “Uma vez solucionado o ronco, o indivíduo passa a dormir bem, com sono reparador, e, portanto, estará disposto a iniciar atividades físicas regulares”, diz Eduardo.

Mesmo quem não está acima do peso, mas leva uma vida sedentária, o ronco pode atrapalhar as atividades físicas. “Todo mundo precisa incorporar o exercício em sua rotina, e tratar os distúrbios do sono é um excelente começo”, finaliza o dentista.

Odontologia do Sono?

Você deve estar se perguntando: como a odontologia pode ajudar a diminuir o ronco, certo? O dentista explica que existem próteses ou aparelhos para os dentes feitos especificamente para o paciente com distúrbios do sono, sendo métodos altamente eficazes para eliminar o problema. “Primeiramente, é feito um estudo detalhado por um médico do sono. Com esse diagnóstico, temos condições de saber os níveis de ronco e se existem outros distúrbios do sono presentes, como a própria apneia ou o bruxismo.”, detalha.

O aparelho oral é confeccionado de acordo com o tipo de arcada dental de cada indivíduo. Existem vários tipos de aparelhos, escolhidos após uma avaliação das condições orais e faciais que incluem um exame odontológico completo da boca, dos dentes e gengivas, dos músculos da face e da mastigação e articulação da mandíbula – a ATM. “Com o aparelho, o ar vai passar por uma garganta ou via aérea mais aberta, livre da resistência provocada pelo relaxamento dos músculos aumentados nos indivíduos com ronco e apneia do sono”, finaliza o especialista.
Fonte: Ana Maria Braga

Conheça alguns médicos especialistas da área:
Notícias

  • Veja também


Disforia pós-sexo: Problema causa tristeza após o orgasmo

O que deveria ser apenas o puro prazer acabou se tornando em tristeza. A disforia pó-sexo faz com que...

Bactérias se desenvolvem em próteses de crânio

As próteses de crânio são usadas para substituir partes do mesmo que precisaram ser retiradas. As bactérias encontradas foram...

Esporão, o que é e como surge?

A fasceite plantar ou fascite plantar é uma doença que atinge tecidos que fazem parte da sola do pé...

Dores nos Pés: Um sintoma preocupante

As dores nos pés atingem muitas pessoas no cotidiano. Os graus de dor são diferentes de indivíduo para indivíduo,...

Febre Maculosa: Doença transmitida por carrapatos matou 17 pessoas nesse ano

Ministério da Saúde mostra que no passado as mortes chegaram a 58. Dessa forma em estimativa não aconteceu aumento,...

A Tuberculose coloca toda América do Sul em alerta

Em busca de sanar com a tuberculose, doença que mata inúmeras pessoas por toda a América do Sul está...

Estudos apontam Jogos Lúdicos como peças primordiais as crianças

Os Jogos Lúdicos são atividades desenvolvidas que contribuem para o aprendizado das crianças, principalmente as que estão nos primeiros...

Estudos de terapia experimental curou paciente do Câncer de Mama

Hoje você vai conhecer a história de uma americana que passou por um autotransplante de linfócitos e que seu...

Descoberta possibilidade para tratamento do Câncer de Pâncreas

Pesquisadores espanhóis provam com sucesso em cobaias (ratos) que existe é possível inibir umas das proteínas que mais alimenta...

Miopia cresce entre os jovens

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a chamada “alta miopia” disparou nos últimos anos.   Há 20...

Author: Redação

Share This Post On
468 ad