Como não dormir no trabalho

Como não dormir no trabalho

A sonolência durante o dia é um problema que afeta sete milhões de brasileiros, de acordo um levantamento realizado pelo IBGE em 2009. Este cansaço excessivo pode desencadear vários problemas na rotina diária, resultando em baixa produtividade no trabalho, irritabilidade e até na saúde.

A fisioterapeuta especialista no sono, Fernanda Camargo, explica a importância de uma boa noite de sono: “Existem inúmeros benefícios para a saúde e o bem-estar que uma boa noite de sono proporciona no dia a dia do paciente, desde a melhora na concentração até a redução da ansiedade”, diz.

No dia a dia
O indicado para tratar este problema é descobrir a causa do cansaço excessivo, regulando os horários do organismo, desde a alimentação, exercícios físicos até a hora de dormir. Quando se estabelecem horários o organismo regula o ritmo da produção hormonal, favorecendo a disposição do dia a dia.

O fato de realizar as refeições em um horário pré-determinado, de forma equilibrada, beber bastante água ajuda a melhorar seu cansaço excessivo e ainda se mantém em forma.
Realizar exercícios físicos também é indicado para ter um dia ativo no trabalho. Existe uma variedade de opções, como: caminhada, corrida, natação, hidroginástica, pilates, condicionamento físico, dança, etc. Os treinos colaboram diretamente no coração e pulmão fortalecendo os músculos e colaborando diretamente para a qualidade de vida.
Na hora de dormir
Não menos importante a hora de dormir coloca o corpo e a mente em dia. É bom evitar alguns hábitos muito comuns, como beber álcool ou estimulantes como café, antes de ir para cama. Estas substâncias atrapalham o sono e diminuem o descanso durante as horas de sono.
Se o ronco é o problema que tira o sono, tanto do paciente, como do companheiro que divide a cama, existem algumas dicas que podem ajudar a ter uma noite tranquila. Desde evitar dormir de barriga para cima, como procurar orientação médica para perder peso.

Outro forma de evitar o ronco é com o uso do aparelho CPAP (Continuous Positive Air Pressure), utilizado para dormir. A fisioterapeuta especialista no sono, Fernanda Camargo, explica que tanto o CPAP como o BIPAP (Bilevel Positive Pressure Airway), ambos respiradores mecânicos, tem sido uma das melhores recomendações para tratar este tipo de problema e ainda ajuda a pessoa a ter uma qualidade de vida e saúde.

O tratamento consiste em utilizar uma máscara, que é colocada sobre o nariz e a boca, ligada a um aparelho que devido à injeção contínua de ar, mantendo a pressão positiva sobre as vias aéreas superiores, levando ao desbloqueio destas vias. O período do tratamento é avaliado de acordo com cada caso, e os resultados são comemorados pelo paciente, que obtém um sono tranquilo e o descanso merecido.

Conheça alguns médicos especialistas da área:
Notícias

  • Veja também


Descolamento da retina: Como diagnosticar e tratar?

O descolamento da retina é um grave problema e precisa de cuidados médicos de forma urgente. Quando essa fatalidade...

Quais são os sintomas do HIV?

Os sintomas do contágio do HIV são complicados de serem conhecidos, por serem bastante comuns de outras doenças, a...

Dores de cabeça e Tratamentos

As dores de cabeça afligem a todos, mas os tipos dessa dor nem sempre são iguais. A razão disso...

Quais são os sintomas da Gripe H1N1?

Os sintomas que a gripe H1N1 apresentam estão muito próximos aos que a gripe comum possui. Seu surgimento acontece inesperadamente...

As Doenças que a Acupuntura trata

A acupuntura é uma forma de tratamento terapêutica que tem a China como o seu berço. A técnica prevê...

O que é o Astigmatismo? Sintomas, Causas e Tratamento

Astigmatismo é o defeito óptico resultante de uma curvatura desigual ger. da córnea e mais raramente do cristalino ou...

O que é uma Cesárea?

A cesárea é um tipo de parto que consiste essencialmente de um corte no abdômen e outro no útero...

TDAH – Déficit de Atenção e Hiperatividade: Doença atinge inúmeras crianças

O TDAH –  transtorno do déficit de atenção e hiperatividade tem como característica a presença de sintomas como desatenção, hiperatividade e...

Tafenoquine: Medicamento que trata Malária em apenas uma dose

Doença atinge 8,5 milhões de pessoas ao ano. O medicamento Tafenoquine recebeu autorização dos Estados Unidos, agora outros países...

HIV e DST’s crescem no Brasil

O Ministério da Saúde mostra em recente levantamento o crescimento das DST’s e do HIV, os jovens são os...

Author: Redação

Share This Post On
468 ad