Cansaço pode ser sinal de estresse, anemia, apneia do sono e ansiedade.

Cansaço pode ser sinal de estresse, anemia, apneia do sono e ansiedade.

Problemas dificultam o sono e, por isso, provocam cansaço durante o dia.
Insuficiência cardíaca também pode causar exaustão; veja como prevenir.

Quando você acorda, continua cansado? Independente da quantidade de horas que você dormiu, sente que o sono não foi reparador? É preciso tomar cuidado o cansaço nem sempre é só sinal de falta de sono e pode ser um sintoma de problemas como ansiedade, estresse, anemia, apneia do sono e até insuficiência cardíaca, como mostraram a neurologista Dalva Poyares no Bem Estar.

No entanto, de maneira geral, a maioria das pessoas se sente cansada por não dormir bem e, segundo a médica, a falta de sono chega a ser uma epidemia mundial nos últimos 20 anos, em todo o mundo, a população reduziu 1h30 de sono por dia. Em São Paulo, um estudo feito pelo Instituto do Sono ouviu 1.000 pessoas e apontou que a média de sono do paulistano é de 6,5 horas.

No entanto, de maneira geral, o ideal é dormir de 7 a 8 horas por noite já que um sono de menos de 6 horas já chega a oferecer riscos para a saúde. Porém, mais importante que a quantidade de horas dormidas, é necessário que a pessoa tenha ainda entre 4 a 6 ciclos de sono para que o corpo se recupere fisicamente e mentalmente.

No caso da pessoa ansiosa, por exemplo, ela consegue atingir todos esses ciclos, porém o tempo de permanência nas últimas fases, que são as mais reparadoras, é menor. Por isso, em alguns casos, fazer um descanso rápido durante o dia pode fazer bem, esse descanso pode ser uma simples pausa no trabalho para tomar um café ou cochilar, pelo menos, 10 minutos ao longo do dia.

Segundo a neurologista Dalva Poyares, para algumas pessoas, pode ser benéfico ainda dormir durante a tarde, entre um compromisso e outro, como acontece geralmente com quem trabalha de manhã e estuda à noite. No entanto, há quem diga que se sente mais preguiçoso e mais sonolento se dormir durante o dia e, de acordo com a neurologista, isso realmente acontece em alguns casos.

Portanto, seja qual for a situação, o ideal mesmo é tentar dormir bem durante a noite para evitar que o corpo sofra consequências, como por exemplo, a perda de memória. Segundo a neurologista Dalva Poyares, o cérebro não foi programado para fazer várias atividades ao mesmo tempo e, se isso acontece, o corpo fica “estressado” e cansado. Ou seja, o excesso de atividade mental pode gerar cansaço e também esquecimento.

Para comprovar isso, um estudo analisou um grupo de pessoas que dormiam entre 5 e 6 horas e pediu para aquelas dormissem entre 7 a 8 horas o resultado mostrou que todos apresentaram grandes melhoras na concentração e na memória. As médicas alertaram, por último, que a falta de sono pode gerar consequências ainda mais graves já que pode provocar um desequilíbrio no corpo.

Estudos mostram, por exemplo, que dormir menos de 6 horas aumenta as chances das pessoas desenvolverem doenças cardiovasculares, como hipertensão, AVC, infarto e arritmia e também metabólicas, como diabetes e obesidade.

Por isso, a preocupação com o sono não deve ser apenas pelo cansaço no dia seguinte, mas também pela saúde e prevenção de complicações mais graves no futuro.
Fonte: Portal G1

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Author: Redação

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