Cientistas listam nove fatores de risco do Alzheimer

Portal de saúde sobre as principais especialidades da medicina.

Cientistas listam nove fatores de risco do Alzheimer

Pesquisadores examinaram 323 estudos anteriores sobre a doença e reduziram 93 possíveis razões em apenas nove.

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, em São Francisco (EUA), encontraram os nove principais fatores de risco do mal de Alzheimer, doença degenerativa incurável que atinge, em sua maioria, pessoas com mais de 65 anos e que leva à demência e à perda das funções cognitivas.

Publicado na revista norte-americana “Journal of Neurology, Neurosurgery & Psychiatry”, o estudo revelou que os fatores de risco da enfermidade são: obesidade, depressão, pressão muito alta ou baixa, diabete tipo 2 (em asiáticos), fragilidade, hábito de fumar (exceto em civilizações ocidentais), baixo nível de educação, artérias carótidas estreitas e altos níveis do aminoácido homocisteína no sangue.

Segundo a pesquisa, cerca de dois terços dos casos de Alzheimer registrados no mundo são causados por estes aspectos, que podem diminuir graças a contribuições de hormônios (como estrogênio), anti-inflamatórios, ácido fólico, vitaminas (C e E) e café.

Os cientistas chegaram a essas conclusões após examinarem 323 estudos anteriores sobre o assunto e reduzirem os 93 possíveis fatores encontrados neles para apenas nove.

No entanto, os pesquisadores alertam que a pesquisa é apenas do tipo observacional, ou seja, dietas, remédios e estilos de vida mais saudáveis podem contribuir para diminuir o número de novos casos da doença, mas não com 100% de certeza.

 

Fonte: Portal Band.com.br

Conheça alguns médicos especialistas da área:
Alzheimer

  • Veja também


Demência pode ser evitada se acontecer o controle de doenças crônicas

Pesquisa realizada na USP mostrou que 35% da amostra eram associados a episódios de derrames causados por doenças que...

Tecnologia ajuda a diagnosticar Alzheimer

Mais de 35 milhões de pessoas em todo o mundo são portadoras do mal de Alzheimer, que tem como...

Cientistas identificam proteína para tratar Alzheimer

GPR3 pode desempenhar papel importante na redução do acúmulo de placas amiloides no cérebro. Uma proteína que parece ser...

Testes podem detectar Alzheimer e Esquizofrenia

Hoje em dia não há nenhum teste específico que possa confirmar ambas doenças. Cientistas chilenos avançam no desenvolvimento de...

Author: Redação

Share This Post On
468 ad