Tuberculose mata quase tanto quanto Aids em 2014

Tuberculose mata quase tanto quanto Aids em 2014

Segundo novo relatório da OMS, foram mais de 1,1 milhão de mortes contra 1,2 milhão por HIV

A conhecida tuberculose, curável, mas cheia de estigmas, matou quase tanto quanto a Aids em 2014. Segundo novo relatório da OMS (Organização Mundial da Saúde), foram mais de 1,1 milhão de mortes contra 1,2 milhão por HIV, incluindo 400 mil pessoas que tinham as duas doenças.

A tuberculose é causada por uma bactéria que se aloja nos pulmões. Passa de pessoa para pessoa por meio de gotículas de fala, tosse ou espirro. O número de casos vem diminuindo no mundo, inclusive no Brasil, mas em uma velocidade menor do que o de Aids, epidemia que recebe mais atenção e investimento.

Combater a tuberculose exige disciplina

O longo processo de cura também é um obstáculo. O tratamento da tuberculose é demorado e pode durar até um ano. Muitos pacientes param no meio do caminho e abrem espaço para o organismo criar versões da bactéria mais resistentes e contra as quais não há medicamentos disponíveis. Esse é outro fator por trás do alto número de mortes.

 

Fonte: Portal Band.com.br

Conheça alguns médicos especialistas da área:
Tuberculose

  • Veja também


A Tuberculose coloca toda América do Sul em alerta

Em busca de sanar com a tuberculose, doença que mata inúmeras pessoas por toda a América do Sul está...

TUBERCULOSE

A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões. A doença é curável.  Anualmente são...

Author: Redação

Share This Post On
468 ad