O que é Poliomielite?

Portal de saúde sobre as principais especialidades da medicina.

O que é Poliomielite?

Poliomielite é o mesmo que paralisia infantil. Ela está erradicada no País, mas mesmo assim as crianças precisam ser protegidas, porque fora do País ainda há casos de pólio.

Como não vejo indivíduos com a pólio, há muito tempo, quais são seus principais sintomas?

As manifestações clínicas devidas à infecção pelo poliovírus são, em sua maioria, infecções não aparentes (90% a 95%). No entanto, em 1%-1,6% dos casos a doença pode se manifestar clinicamente por quadros de paralisia grave. Apenas as formas paralíticas possuem características clínicas típicas que permitem sugerir o diagnóstico de poliomielite, quais sejam:

  • Instalação súbita da deficiência motora, acompanhada de febre;
  • Flacidez muscular, com diminuição ou abolição de reflexos profundos na área paralisada;
  • Sensibilidade conservada;
  • Persistência de alguma paralisia residual (sequela), após 60 dias do início da doença.

Se meu filho perdeu a dose de pólio dos 5 anos do posto de saúde, como devo proceder?

Existem recomendações de vacinação contra pólio nesta criança. O ideal é procurar seu pediatra para que ele possa lhe dar alternativas para cumprir o calendário vacinal.

Se meu filho tomou suas vacinas numa clínica de vacinação, ele pode tomar as vacinas contra a pólio dos postos de saúde?

A vacina inativada contra poliomielite (VIP) pode substituir a vacina oral  (VOP) em todas as doses. Caso exista alguma dúvida, o ideal é sempre consultar o pediatra.

 

Fonte: Sanofi Aventis.

Conheça alguns médicos especialistas da área:
Poliomielite

  • Veja também


O que é Poliomielite?

POLIOMELITE: SINTOMAS, TRANSMISSÃO E PREVENÇÃO A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa aguda, causada por um vírus que vive no...

Vacinação contra a pólio começa em 6 de agosto

Em meio ao aumento de casos de poliomielite identificados na Venezuela, o Ministério da Saúde informou que a campanha...

Author: Redação

Share This Post On
468 ad