Como reduzir a ansiedade em ocasiões estressantes (como provas, entrevistas de emprego, etc)?

Como reduzir a ansiedade em ocasiões estressantes (como provas, entrevistas de emprego, etc)?

Uma caminhada de no mínimo, 30 minutos melhora a circulação e libera endorfina.

Existem vários métodos para lidar com a ansiedade, não apenas frente a situações importantes, mas também frente às ocorrências casuais. As primeiras medidas são naturais, como praticar exercícios físicos diariamente.

O pós-exercício ainda colabora com o efeito de relaxamento. Existem também procedimentos de relaxamento específicos, desde o ioga e técnicas de respiração, meditação e arteterapia até oração e religiosidade. Em todas as medidas naturais, o objetivo é frear o cérebro dominante (o que pensa, o cérebro lógico) e alterná-lo com o cérebro sensitivo.

Além das medidas naturais, pode-se usar medicamentos como os fitoterápicos e, quando necessário, os medicamentos holopáticos, como os modernos ansiolíticos – que se usados de maneira adequada não causam dependência nem hábito.

conheça estas outras dicas bastante úteis para controlar a ansiedade:

 

Olhando para cima, faça uma contagem regressiva

Mesmo que seja bastante simples, essa técnica ajuda a relaxar e evita a ansiedade, já que aumenta a concentração em uma tarefa e tira a atenção do que está causando ansiedade. “É preciso se concentrar em algo para relaxar. Fazer contagem regressiva, a partir do 60, bem devagar, vai ajudar”.

Além disso, olhar para cima estimula sistema nervoso, o que ajuda a reduzir a pressão arterial e diminui o ritmo da respiração, causando a sensação de relaxamento, controlando a ansiedade. “Tudo que fizermos para diminuir os batimentos cardíacos ajudará a controlar a ansiedade, inclusive adotar técnicas de postura e concentração”.

Controle a ansiedade anotando suas tarefas em um caderno

Esse método aumenta a concentração, evita distrações e avisa o cérebro que é preciso desacelerar. “Quando fazemos isso, a mente entende que as preocupações estão ‘guardadas’ e não devem ser resolvidas naquele momento, diminuindo a ansiedade”.

Segundo a psicóloga, anotar as preocupações em um caderno, além controlar a ansiedade também ajuda a acabar com insônia. “Algumas vezes muitas tarefas que não conseguimos realizar durante o dia nos impedem de relaxar e dormir. Colocar tudo no papel vai ajudar a nos ?livrar? daquilo até o dia seguinte”.

Ansiedade controlada pela respiração por um minuto

Um dos principais efeitos da ansiedade é o aumento do ritmo cardíaco. “O coração é cheio de terminações nervosas e por isso reage muito facilmente a estímulos cerebrais, que ficam mais intensos em situações de ansiedade e estresse”.

Segundo a psicóloga, algumas técnicas simples de respiração ajudam a controlar o ritmo cardíaco, diminuindo a sensação de ansiedade. “Basta inspirar profundamente com o nariz e segurar o ar por alguns segundos, repetindo esse processo várias vezes”. Depois, fixe a atenção no peito, na região do coração por 15 segundos.

Relaxe os músculos e controle a ansiedade

Outra manifestação física da ansiedade é a contração involuntária dos músculos, que causam tensão e muito desconforto. Os músculos que mais sofrem com o estresse são os do pescoço, costas e pernas. “A ansiedade, por mais que seja psicológica, se manifesta fisicamente. É comum cruzar as pernas e deixar os músculos das costas e do pescoço enrijecidos”.

Para desfazer os nós dessas regiões, é importante fazer pequenas seções de alongamento. Aposte em movimentos circulares, realizados lentamente, com o pescoço, pulsos e tornozelos, para aliviar as tensões da musculatura.

 

Historia em quadrinhos ajuda na ansiedade

O hábito da leitura leve, como a de um gibi, é uma boa saída para relaxar em momentos de tensão. “Outras leituras mais complexas e longas podem causar muita distração, o que, após alguns minutos, faz a ansiedade e o estresse voltarem ainda mais intensos”. Ler uma revista ou notícias curtas de um jornal também ajuda a evitar pensamentos que trazem angústia.

Um lanchinho para ansiedade

Experimente parar para fazer um lanchinho. Nos momentos de ansiedade, a mastigação ajuda a relaxar alguns músculos do pescoço. No entanto, escolher o lanche certo é essencial para afastar a ansiedade e o estresse. “Alimentos bastante práticos e fáceis de transportar, como castanhas e laranja, contém selênio e vitamina C, respectivamente. Esses dois nutrientes melhoraram o funcionamento do sistema nervoso, evitando a ansiedade”, explica a nutricionista Daniela Cyrulin, do Instituto Saúde Plena, em São Paulo.

Bolinha de tênis, alivia o estresse e a ansiedade

Caso esteja em casa, coloque a bolinha de tênis entre as suas costas e uma parede. Inicie a massagem nos pontos em que a tensão é maior. Depois, passe a massagear o ombro e toda a região próxima do pescoço, para relaxar os músculos dessa área.

Fonte: Guia Saúde Hoje e Sempre.

Conheça alguns médicos especialistas da área:
Ansiedade

  • Veja também


Ansiedade no trabalho causa estresse | Tratamento SP | MG | RJ

Para combater à ansiedade, o descanso é fundamental. O excesso de trabalho e os diversos graus de demanda com que...

Iniciativas em prol da qualidade de vida tornam o ambiente urbano menos estressante?

Sim. O isolamento social é muito prejudicial e quando os espaços públicos são próprios para convivência coletiva, como com...

Ansiedade na Grande São Paulo

Esta constatação tem origem no projeto São Paulo Megacity! Pesquisa sobre saúde, bem-estar e estresse, divulgada em 2012, o...

Como uma boa noite de sono pode prevenir os transtornos de ansiedade?

Uma boa noite de sono é fundamental para a prevenção da ansiedade, pois permite a recomposição bioquímica do cérebro....

Qual é a importância do descanso diário na prevenção da ansiedade patológica?

O descanso diário é vital na prevenção de qualquer ansiedade. Qualquer máquina que “esquente” muito, precisa de um período...

yoga acaba com a ansiedade?

Uma sugestão para tratar a ansiedade é o Yoga associada a outras técnicas comportamentais, trabalhar a percepção do corpo e do...

Qual o melhor treinamento físico para quem está voltando à vida normal, reinserindo-se na sociedade após uma crise de ansiedade e até depressão?

Diversos estudos científicos reforçam a importância das atividades aeróbicas (corridas, natação e bicicleta) no tratamento. As hipóteses que corroboram...

Quais são as melhores atividades físicas para cuidar da saúde do corpo e ganhar disposição?

Todas as atividades físicas são ótimas para manter a disposição e a saúde em dia. Mas, para decidir o...

Quais são as melhores atividades físicas para extravasar o estresse do dia a dia?

Aliados no combate a vários problemas de saúde, os exercícios físicos também funcionam como válvula de escape. Para quem...

É possível prevenir a ansiedade, mudando o estilo de vida?

Com certeza. O segredo é encontrar uma válvula de escape e, nesse sentido, as atividades físicas se apresentam com...

Author: Redação

Share This Post On
468 ad