Pesquisa encontra motivos das doenças crônicas advindas da obesidade

Pesquisa encontra motivos das doenças crônicas advindas da obesidade

Estudo sobre as células mostrou imunidades das mesmas que ficam alojadas no tecido adiposo.  Elas são prejudiciais na obesidade foi o que pesquisa da Escola de Medicina da Universidade da Virgínia explica como causa das inflamações que acarretam diabetes, obstrução de artérias e diversos problemas de saúde.

“Todas essas doenças têm um denominador comum”, disse o pesquisador Vlad Serbulea. “Pode ser que tenhamos identificado o que inicia toda a cascata de inflamações e alterações metabólicas”.

 

 

Efeitos da Obesidade

Os pesquisadores, pela primeira vez, foram capazes de explicar por que as células imunes residentes no tecido adiposo – células imunes que são consideradas benéficas – tornam-se prejudiciais durante a obesidade, causando inflamação indesejada e crônica.

A equipe de pesquisa, liderada por Norbert Leitinger, do Departamento de Farmacologia da UVA, descobriu que os radicais livres prejudiciais produzidos dentro de nossos corpos reagem com substâncias conhecidas como lipídios dentro do tecido adiposo. Esse ataque aos lipídios leva-os a causar inflamação, uma resposta imunológica natural.

“Os radicais livres são tão reativos que querem se dedicar a algo”, explicou Serbulea. “Os lipídios são uma ótima fonte para esses radicais se combinarem.”

Isso resulta em um processo chamado “oxidação lipídica”. A princípio, os cientistas esperavam que os lipídios oxidados se mostrassem prejudiciais, mas não era tão simples assim. Alguns dos lipídios oxidados estavam causando inflamação crônica – reprogramando as células imunológicas para se tornarem hiperativas -, mas outros lipídios oxidados estavam presentes no tecido saudável. Especificamente, os lipídios curtos “truncados” são protetores, enquanto os mais “longos” são inflamatórios.

“Quando comparamos tecido saudável e obeso, o que parece mudar é a proporção de lipídios oxidados de comprimento total e truncados”, disse Serbulea.

“Nossos estudos mostram que os lipídios oxidados de longa duração, ou mais longos, são bastante inflamatórios. Eles promovem a inflamação dentro dessas células imunológicas, e acreditamos que instiga e perpetua o processo da doença dentro do tecido [gorduroso] durante a obesidade”- Vlad Serbulea

 

Remédio para combater a inflamação da obesidade

Agora que os cientistas sabem quais lípidos oxidados estão causando problemas e como eles podem tentar bloqueá-los para evitar a inflamação, eles podem desenvolver um medicamento, por exemplo, que reduziria o número de lipídios oxidados mais longos.

“Agora, sabendo que algumas dessas moléculas são realmente más, por assim dizer, eliminá-las da circulação pode ter um efeito muito benéfico em doenças crônicas”, disse Leitinger, do Centro de Pesquisa Cardiovascular Robert M. Berne da UVA.

Alternadamente, os médicos podem querer promover o número de fosfolipídios benéficos e mais curtos.

“A inflamação é importante para as defesas do seu corpo, então você não quer eliminá-la completamente. É uma questão de encontrar o equilíbrio certo”, disse Leitinger.

Ao restabelecer esse equilíbrio, os médicos podem fazer incursões significativas contra as doenças crônicas que agora atingem milhões de pessoas.

“Uma coisa que mostramos é que o metabolismo nas células do sistema imunológico é um alvo explorável”, disse Serbulea. “Tem sido um alvo em doenças como o câncer, mas agora, para a obesidade e a aterosclerose, torna-se cada vez mais um foco”.

Fonte: G1

Conheça alguns médicos especialistas da área:
Destaques, Dicas, Gordura localizada, Notícias, NOTÍCIAS, Obesidade

  • Veja também


Disforia pós-sexo: Problema causa tristeza após o orgasmo

O que deveria ser apenas o puro prazer acabou se tornando em tristeza. A disforia pó-sexo faz com que...

Bactérias se desenvolvem em próteses de crânio

As próteses de crânio são usadas para substituir partes do mesmo que precisaram ser retiradas. As bactérias encontradas foram...

Esporão, o que é e como surge?

A fasceite plantar ou fascite plantar é uma doença que atinge tecidos que fazem parte da sola do pé...

Dores nos Pés: Um sintoma preocupante

As dores nos pés atingem muitas pessoas no cotidiano. Os graus de dor são diferentes de indivíduo para indivíduo,...

Febre Maculosa: Doença transmitida por carrapatos matou 17 pessoas nesse ano

Ministério da Saúde mostra que no passado as mortes chegaram a 58. Dessa forma em estimativa não aconteceu aumento,...

A Tuberculose coloca toda América do Sul em alerta

Em busca de sanar com a tuberculose, doença que mata inúmeras pessoas por toda a América do Sul está...

Estudos apontam Jogos Lúdicos como peças primordiais as crianças

Os Jogos Lúdicos são atividades desenvolvidas que contribuem para o aprendizado das crianças, principalmente as que estão nos primeiros...

Estudos de terapia experimental curou paciente do Câncer de Mama

Hoje você vai conhecer a história de uma americana que passou por um autotransplante de linfócitos e que seu...

Descoberta possibilidade para tratamento do Câncer de Pâncreas

Pesquisadores espanhóis provam com sucesso em cobaias (ratos) que existe é possível inibir umas das proteínas que mais alimenta...

Miopia cresce entre os jovens

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a chamada “alta miopia” disparou nos últimos anos.   Há 20...

Author: Redação

Share This Post On
468 ad