Os Tratamentos para a Enxaqueca

Os Tratamentos para a Enxaqueca

O tratamento das enxaquecas é feito evitando-se os fatores desencadeante, como determinados alimentos (queijo, vinho, chocolate, comida oriental – temperada com glutamato – Ajinomoto). Na alimentação ainda é possível salientar o consumo de alguns ingredientes que possam ajudar a superar as crises.

 

Camomila: Coloque um pouco de camomila em meio litro de água quente, após 10 minutos é só coar e adicionar algumas gotas de limão para então beber.

 

Chá de erva de limão: Faça um chá da erva de limão em infusão, ele ajuda a aliviar as dores de cabeça.

 

Hortelã: Misture duas gotas de chá de hortelã e outras sete de óleo de lavanda em um recipiente com água quente e inale por alguns minutos. Além disso pode-se fazer compressas de chá de hortelã sobre as pálpebras por cerca de cinco minutos.

 

Gengibre: Esse ingrediente é recomendado para ser usada quando iniciam os sintomas da enxaqueca com aura. Beba um copo de água natural com um terço de uma colher de chá com o pó de gengibre.

 

Vinagre de maçã: Bote duas colheres de sopa dissolvidas em água e beba, isso ajuda a aliviar os sintomas da enxaqueca.

 

Casca de melancia: Faça o uso das cascas de melancia sobre as têmporas para aliviar a enxaqueca.

O jejum prolongado, a falta de sono e, principalmente, a tensão emocional (estresse) que muitas vezes constitui- se no principal agente desencadeante.
O uso de hormônios (pílulas anticoncepcionais, por exemplo) podem desencadear crises de enxaqueca, associando-se, raramente, a fenômenos trombóticos cerebrais (derrames).

 

O tratamento medicamentoso é feito por ocasião das crises com analgésicos comuns, no início, ou medicamentos específicos, quando necessário. Se a frequência das crises for muito grande utiliza-se medicação preventiva, de uso contínuo, ansiolíticos, antidepressivos e, mais recentemente, drogas antiepilépticas. Dentre os medicamentos que são usados podem ser apontados:

 

Corticoide – O uso se dá para modificar ou simular os efeitos hormonais, na busca da redução da inflamação ou para aumentar o crescimento e a reparação de tecidos.

 

Antipsicótico – Para melhorar diversos sintomas de transtornos mentais e psicológicos.

 

Anticonvulsivo – Previne ou controla possíveis convulsões, alivia a dor dos que sentem e colabora no tratamento dos sintomas de alguns transtornos mentais.

 

Betabloqueador – Melhora a frequência cardíaca e pressão arterial. Quando usado como colírio, reduz qualquer pressão ocular.

 

Bloqueador de canal de cálcio – Faz com que os vasos sanguíneos se equilibrem e aumentem a circulação.

 

Anti-histamínico – Acaba com reações alérgicas.

 

Analgésico –  Acaba com a dor e tranquiliza o paciente.

 

Anti-inflamatórios não esteroides – Alivia as dores, acaba com inflamações e termina com a febre.

 

Estimulante – Aumenta os níveis de neurotransmissores, além da frequência cardíaca e a pressão arterial. Diminui o apetite e também o sono.

 

Tratamento para dor neuropática –  Bloqueia os tipos de dores que tem nervos danificados como causa.

 

Triptano – Alivia a dor e os sintomas da enxaqueca e cefaleia

.

Outros tratamentos, mas que não usam medicamentos:

 

Relaxamento –   Músculos da cabeça aos pés passam por sessões na busca de relaxarem e assim afastar qualquer crise de enxaqueca.

 

Correndo do estresse – Encontrar uma atividade agradável a pessoa para que ela se “desligue” da rotina e assim melhorar a saúde mental.

 

Bolsa com gelo –  Use uma bolsa com cubos de gelo sobre a cabeça, enquanto a pessoa relaxa o máximo de tempo possível. Esse simples procedimento auxilia na eliminação das dores de cabeça.

 

Hidroterapia: Método simples na qual se molha um pano com água morna e aplica na região do pescoço por cerca de dois minutos. Na sequência se mergulha uma toalha em água fria e a coloque no mesmo lugar. Ir repetindo isso por cerca de 15 minutos.

 

Óleo essencial de lavanda: faça uma massagem com duas gotinhas do óleo na região da base do crânio, próximo às têmporas e também atrás das orelhas.

 

Terapia cognitivo-comportamental ou TC – Forma de tratamento que trabalha mudar a maneira como as pessoas se sentem e vivem as situações difíceis e, portanto, mudar a maneira encaram a vida. A TC trabalha na eliminação de pensamentos negativos e vai em busca de transformá-los em algo produtivo, o que diminui a ansiedade, depressão e outros fatores que podem exacerbar a dor na cabeça. Métodos parecidos a esses são o treinamento de relaxamento e o treinamento de biofeedback.

Radio Electric Asymmetric Conveyer – Tratamento que usa da tecnologia REAC para otimizar as funções biológicas, neurológicas e psicomotoras. Dessa maneira dando ao organismo suporte para administrar os efeitos negativos biológicos. Além de buscar a cura da causa primária de doenças. A aplicação é rápida, pois dura alguns milésimos de segundos em áreas específicas do pavilhão auricular para promover neuromodulação.

DIVA – Dispositivo Interoclusal de Vigília – Na busca por resultados clínicos encorajadores é que foi desenvolvido o DIVA, um tratamento que controla as dores do paciente e que não é invasivo e sua funcionalidade não contém o uso de substância química. Além de ser sem contra indicação e contém o biofeedback para que sirva de ajuda ao paciente a monitorar, em tempo real, a sua condição muscular e articular.

Botox – Para pacientes com enxaqueca crônica, o botox também é uma forma de tratamento. Sua aplicação deve ser em vários pontos da cabeça como: na temporal, occipital e nuca, e não apenas na testa. Entretanto para cada pessoa a aplicação é diferente.

Para iniciar qualquer um desses listados aqui, consulte primeiramente um profissional da saúde.

Conheça alguns médicos especialistas da área:
Destaques, Dicas, Neurologia, saude, Tratamentos

Dr. Saul Cypel
Neurologia atende em SP Dr. Saul Cypel - RQE: www.clinicacypel.com.br Consulta
Dra. Marcela Cypel
Oftalmologia atende em SP Dra. Marcela Cypel - RQE: www.clinicacypel.com.br Consulta
  • Veja também


Descolamento da retina: Como diagnosticar e tratar?

O descolamento da retina é um grave problema e precisa de cuidados médicos de forma urgente. Quando essa fatalidade...

Quais são os sintomas do HIV?

Os sintomas do contágio do HIV são complicados de serem conhecidos, por serem bastante comuns de outras doenças, a...

Dores de cabeça e Tratamentos

As dores de cabeça afligem a todos, mas os tipos dessa dor nem sempre são iguais. A razão disso...

Quais são os sintomas da Gripe H1N1?

Os sintomas que a gripe H1N1 apresentam estão muito próximos aos que a gripe comum possui. Seu surgimento acontece inesperadamente...

As Doenças que a Acupuntura trata

A acupuntura é uma forma de tratamento terapêutica que tem a China como o seu berço. A técnica prevê...

O que é o Astigmatismo? Sintomas, Causas e Tratamento

Astigmatismo é o defeito óptico resultante de uma curvatura desigual ger. da córnea e mais raramente do cristalino ou...

O que é uma Cesárea?

A cesárea é um tipo de parto que consiste essencialmente de um corte no abdômen e outro no útero...

TDAH – Déficit de Atenção e Hiperatividade: Doença atinge inúmeras crianças

O TDAH –  transtorno do déficit de atenção e hiperatividade tem como característica a presença de sintomas como desatenção, hiperatividade e...

Tafenoquine: Medicamento que trata Malária em apenas uma dose

Doença atinge 8,5 milhões de pessoas ao ano. O medicamento Tafenoquine recebeu autorização dos Estados Unidos, agora outros países...

HIV e DST’s crescem no Brasil

O Ministério da Saúde mostra em recente levantamento o crescimento das DST’s e do HIV, os jovens são os...

Author: Redação

Share This Post On
468 ad