O que é o Astigmatismo? Sintomas, Causas e Tratamento

O que é o Astigmatismo? Sintomas, Causas e Tratamento

Astigmatismo é o defeito óptico resultante de uma curvatura desigual ger. da córnea e mais raramente do cristalino ou do globo ocular como um todo; astigmia. Resumindo, a deformação da curvatura da córnea é o que causa o astigmatismo. Normalmente ela é redonda, mas o astigmatismo a deixa em formato oval. Assim os raios solares se dissipam por muitos lugares na retina e deixa tudo menos nítido.

 

Essa doença afeta o ato de enxergar, assim tudo o que se olha fica muito embaçado. Dessa forma, a pessoa acaba fazendo mais força para poder ver melhor, podendo dar dor de cabeça e alto cansaço aos olhos.

 

Com uma cirurgia o astigmatismo pode ser curado.

 

 

As causas do Astigmatismo

 

Essa doença tem caráter hereditário e que tem a infância como parte de seu inicio. Entretanto é na adolescência que é identificado. O amadurecimento da pessoa faz com que ela entenda que existe um erro na forma como enxerga.

 

Entretanto essa não é a única forma do surgimento da mesma. Outras doenças como ceratocone ou erro médico em cirurgia podem fazer que seu desenvolvimento aconteça.

 

 

Sintomas do Astigmatismo

 

  • Olhar os objetos e notar que em suas bordas tudo está desfocado;

 

  • Confusão com letras e números, principalmente com H, M, e N, além dos números 8 e 0;

 

  • Não conseguir enxergar corretamente linhas retas.

 

Caso apareçam os sintomas de vista cansada ou dor de cabeça, é sinal que o astigmatismo está junto de outra doença como a miopia ou hipermetropia.

 

O oftalmologista é o profissional responsável para fazer o diagnóstico preciso. Assim que detectado o tratamento já se inicia.

 

Tratamento para Astigmatismo

 

Os tratamentos para o astigmatismo passam pelo uso de óculos ou lentes de contato. Assim o oftalmologista precisa avaliar o paciente para saber qual grau empregar ao mesmo.

 

Para curar o astigmatismo é indicado a cirurgia no olho. Dentro os tipos existentes, o mais comum é o Lasik. No procedimento se usa um laser que condiciona a córnea no formato correto e assim a visão funciona normalmente.

 

“Em qualquer dos procedimentos, o limite máximo de grau a ser corrigido dependerá da espessura e curvatura corneana. Em geral, podemos corrigir até 10 graus de miopia, 5 graus de hipermetropia e 5 graus de astigmatismo. São utilizados colírios anestésicos e o paciente pode sentir uma pressão durante o procedimento, mas sem nenhuma dor”, explica o oftalmologista Marco Canto.

Conheça alguns médicos especialistas da área:
Destaques, Dicas, Notícias, NOTÍCIAS, Oftalmologia

Dra. Marcela Cypel
Oftalmologia atende em SP Dra. Marcela Cypel - RQE: www.clinicacypel.com.br Consulta
  • Veja também


Novo tratamento de Enxaqueca

Embora atinja uma a cada sete pessoas, a enxaqueca não tinha no Brasil um tratamento específico – as drogas...

Principais Cirurgias do Coração

Elas podem ser a saída para resolver de vez os problemas que envolvem o coração. Realizadas para reparar os...

Infecção Intestinal

A infecção intestinal normalmente surge após o consumo de alimentos ou água contaminados, podendo haver febre, dor abdominal, vômitos...

Vacina de sarampo em adultos

Os surtos do sarampo em algumas cidades brasileiras levantam a dúvida: afinal, os adultos também devem tomar a vacina?...

Câncer bucal, prevenção

Apesar de estar entre os dez tumores mais comuns do Brasil, o câncer de boca, bem como seus sintomas,...

Ameaças ao coração

As doenças cardiovasculares são líderes em morte no mundo. Dentre estas, o infarto agudo do miocárdio é a causa...

Tratamento da Enxaqueca com Neuroestimulação

Tratamento da Enxaqueca com Neuroestimulação : O primeiro atua contra as crises graças a uma neuroestimulação de alta frequência...

Treine seu cérebro!

Treine seu cérebro! A prática de atividades que exercitam o cérebro é de extrema importância, os neurônios possuem alta...

Pré-Natal

Uma palavra muito conhecida entre as futuras mamães, pré-natal, consultas mensais e uma bateria de exames que cuidarão da...

Herpes Zoster

Conhecido popularmente como “cobreiro” o herpes zoster é causado pelo mesmo vírus da catapora (varicela zoster). Quando a pessoa...

Author: Redação

Share This Post On
468 ad