O que é a vitamina D?

O que é a vitamina D?

Pesquisas mostram que a vitamina D é parte primordial para vários órgãos e sistemas do corpo humano. Por trabalhar em inúmeros genes, a denominação dessa vitamina pode agora ser de gene

Vitaminas são nutrientes essenciais para o funcionamento de nossas células e, portanto, de nosso organismo inteiro. Participam ativamente da infinidade de reações químicas que são imprescindíveis para a vida. São denominadas por letras maiúsculas ( A,B,C,D ou E, por exemplo) e cada uma tem uma função mais característica.

Hormônios são substâncias produzidas por nossas glândulas ou por alguns neurônios específicos e transportados pela circulação sanguínea até seu “alvo”, onde produzirão seus respectivos efeitos. São alguns exemplos a insulina, a testosterona, o cortisol ou hormônio de crescimento. Cada um tem suas missões específicas e seu sistema de regulação.

Pois bem. Estudos recentes demonstram que a vitamina D tem funções regulatórias vitais, isto é, regula a expressão de mais de 1000 genes, participando decisivamente do funcionamento de vários órgãos e sistemas. Por isso, alguns cientistas e estudiosos sugerem que a vitamina D seja considerada um “hormônio”.

Sabe-se hoje que a deficiência de vitamina D está envolvida em patologias como asma, diabetes mellitus tipo 1, hipomineralização óssea causando osteoporose ou raquitismo, doença cardiovascular, dermatite atópica, doença inflamatória intestinal, artrite reumatoide e até mesmo depressão.

Para lembrar, produzimos vitamina D quando o Sol bate na pele. Alguns alimentos também a contem, como peixes tipo salmão, atum ou sardinha. No entanto, para suprirmos as necessidades diárias de vitamina D deveríamos ingerir uma quantidade de peixes nem sempre compatível com nosso hábito alimentar cotidiano.

Portanto, devemos tomar um pouco de Sol todos os dias: 10 minutos são suficientes. A hora mais favorável para a produção da vitamina D – quando a incidência de raios UVB (ultravioleta B) é alta- começa por volta de meio dia e vai até as 16 horas.

Assim, aproveitem a hora do almoço para arregaçar as mangas e deixar o Sol incidir na pele por alguns minutos.

Claro que quem tem antecedentes ou algum risco para câncer de pele deve se proteger e pedir orientação para o próprio médico sobre como proceder para manter satisfatórios os níveis sanguíneos desta vitamina (ou deste hormônio) vital para a saúde.

Fonte: G1

Conheça alguns médicos especialistas da área:
Destaques, Nutrição, saude

  • Veja também


Tafenoquine: Medicamento que trata Malária em apenas uma dose

Doença atinge 8,5 milhões de pessoas ao ano. O medicamento Tafenoquine recebeu autorização dos Estados Unidos, agora outros países...

HIV e DST’s crescem no Brasil

O Ministério da Saúde mostra em recente levantamento o crescimento das DST’s e do HIV, os jovens são os...

Disforia pós-sexo: Problema causa tristeza após o orgasmo

O que deveria ser apenas o puro prazer acabou se tornando em tristeza. A disforia pó-sexo faz com que...

Bactérias se desenvolvem em próteses de crânio

As próteses de crânio são usadas para substituir partes do mesmo que precisaram ser retiradas. As bactérias encontradas foram...

Esporão, o que é e como surge?

A fasceite plantar ou fascite plantar é uma doença que atinge tecidos que fazem parte da sola do pé...

Dores nos Pés: Um sintoma preocupante

As dores nos pés atingem muitas pessoas no cotidiano. Os graus de dor são diferentes de indivíduo para indivíduo,...

Febre Maculosa: Doença transmitida por carrapatos matou 17 pessoas nesse ano

Ministério da Saúde mostra que no passado as mortes chegaram a 58. Dessa forma em estimativa não aconteceu aumento,...

A Tuberculose coloca toda América do Sul em alerta

Em busca de sanar com a tuberculose, doença que mata inúmeras pessoas por toda a América do Sul está...

Estudos apontam Jogos Lúdicos como peças primordiais as crianças

Os Jogos Lúdicos são atividades desenvolvidas que contribuem para o aprendizado das crianças, principalmente as que estão nos primeiros...

Estudos de terapia experimental curou paciente do Câncer de Mama

Hoje você vai conhecer a história de uma americana que passou por um autotransplante de linfócitos e que seu...

Author: Redação

Share This Post On
468 ad