O Medo junto a Menstruação como pauta do universo feminino

O Medo junto a Menstruação como pauta do universo feminino

O ciclo tão comum entre as mulheres, ao que parece ainda não é visto com naturalidade. Quem aponta esses e outros pontos é uma pesquisa mundial que foi feita com 1,5 mil mulheres de cinco países, inclusive o Brasil, sobre o tema.

No geral, 54% das mulheres entre 14 e 24 anos sabiam nada ou tinham poucas informações sobre menstruação no momento da menarca (primeira menstruação). Ou seja, não se fala sobre isso com elas. O período menstrual também deixa a maioria delas incomodadas e, quando termina, traz alívio.

A pesquisa foi feita pela marca Sempre Livre da Johnson & Johnson, em parceria com a KYRA Pesquisa & Consultoria. Além do Brasil, participaram mulheres da Índia, África do Sul, filipinas e Argentina.

A pesquisa ainda indicou que 39% das mulheres pedem um absorvente emprestado como se fosse um segredo e muitas tentam esconder de alguma forma que estão menstruadas. Para quebrar esse silêncio e aumentar a conscientização sobre a importância do ciclo menstrual, foi criado o Dia da Higiene Menstrual, lembrando anualmente neste 28 de maio.

“A questão da higiene íntima é muito importante, faz com que a mulher se conheça. Lidar bem com o corpo parte do princípio de que ela precisa se conhecer”, afirma Maria Márcia Caldas, diretora de pesquisa e desenvolvimento de cuidados femininos da J&J.

Porém, conhecer o próprio corpo também parece ser um tabu nos dias atuais, e a explicação é histórica, segundo a ginecologista Bel Saide, especialista em ginecologia natural. “Antigamente, para que acontecesse a dominação das mulheres, de serem trancadas em casa com a finalidade de servir aos homens, eles precisam reprimir os corpos delas”, diz Bel.

 

 

Sensação de insegurança e sujeira atinge a maioria

Segundo a pesquisa da J&J, 57% das brasileiras sentem-se sujas durante a menstruação (40% no âmbito global) e mais de 40% ficam inseguras e se sentem pouco atraentes. Isso faz com que elas mudem hábitos, como deixar de entrar na piscina, praticar esportes, sair com alguém ou mesmo sair de casa. “Como ela não se conhece, não se sente muito confortável, tem receio de dizer e mostrar que está menstruada, o fato de alguém perceber a incomoda”, reitera Maria Márcia.

Para as meninas em idade escolar, o período menstrual, por vezes, as impede de ir à escola. É o que acontece na Argentina com 14% delas e no Brasil com 10%. “Tem países mais avançados, mas acho que evolução sempre tem”, considera a especialista da J&J.

Como a questão, segundo a ginecologista Bel, ainda está relacionada ao desenvolvimento histórico-social e ao modo como os homens lidam com a mulher ao longo do tempo, ela diz que é preciso um avanço por parte deles também. A pesquisa, inclusive, indica que a pessoa com quem a mulher menos conversa sobre a menstruação é o homem – seja pai ou amigo.

“Os homens precisam olhar para esse universo e naturalizar isso. Na ginecologia natural, a gente estimula os companheiros a compreenderem e acompanhar o ciclo menstrual da mulher e admirá-lo”, diz.

Parte desse incentivo é voltado também para a responsabilidade igual a dela de evitar filho, se não querem. Porque ela não é a única responsável”, ressalta.

Fonte: Jornal Estação.

 

Conheça alguns médicos especialistas da área:
Destaques, Ginecologia e Obstetrícia, saude

Ginecologia e Obstetrícia atende em SP Dra. Renata Zito - RQE: Consulta
Ginecologia e Obstetrícia atende em SP Dr. Paulo Noronha - RQE: www.paulonoronha.com.br Consulta
  • Veja também


Disforia pós-sexo: Problema causa tristeza após o orgasmo

O que deveria ser apenas o puro prazer acabou se tornando em tristeza. A disforia pó-sexo faz com que...

Bactérias se desenvolvem em próteses de crânio

As próteses de crânio são usadas para substituir partes do mesmo que precisaram ser retiradas. As bactérias encontradas foram...

Esporão, o que é e como surge?

A fasceite plantar ou fascite plantar é uma doença que atinge tecidos que fazem parte da sola do pé...

Dores nos Pés: Um sintoma preocupante

As dores nos pés atingem muitas pessoas no cotidiano. Os graus de dor são diferentes de indivíduo para indivíduo,...

Febre Maculosa: Doença transmitida por carrapatos matou 17 pessoas nesse ano

Ministério da Saúde mostra que no passado as mortes chegaram a 58. Dessa forma em estimativa não aconteceu aumento,...

A Tuberculose coloca toda América do Sul em alerta

Em busca de sanar com a tuberculose, doença que mata inúmeras pessoas por toda a América do Sul está...

Estudos apontam Jogos Lúdicos como peças primordiais as crianças

Os Jogos Lúdicos são atividades desenvolvidas que contribuem para o aprendizado das crianças, principalmente as que estão nos primeiros...

Estudos de terapia experimental curou paciente do Câncer de Mama

Hoje você vai conhecer a história de uma americana que passou por um autotransplante de linfócitos e que seu...

Descoberta possibilidade para tratamento do Câncer de Pâncreas

Pesquisadores espanhóis provam com sucesso em cobaias (ratos) que existe é possível inibir umas das proteínas que mais alimenta...

Miopia cresce entre os jovens

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a chamada “alta miopia” disparou nos últimos anos.   Há 20...

Author: Redação

Share This Post On
468 ad