Miopia cresce entre os jovens

Miopia cresce entre os jovens

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a chamada “alta miopia” disparou nos últimos anos.

 

Há 20 anos, existiam cerca de 136 milhões de pessoas com a doença, o que equivalia a 2,2% da população mundial. Hoje já são 300 milhões, ou 4% da população. A projeção para o ano de 2050 é assustadora. Caso os dados se confirmem, serão 950 milhões de alto míopes, 10% de toda as pessoas do planeta.

A miopia é uma doença comum, que afeta a habilidade das pessoas em enxergar objetos de longe. A alta miopia é caracterizada quando a doença avança além dos seis graus, e pode até provocar cegueira.

 

Quando a luz entra no olho, a imagem dos objetos é formada na retina. Porém, quando a pessoa é míope, o olho é mais longo que o normal, o que faz com que os raios de luz foquem muito antes da retina. Isso acaba fazendo com que as imagens que estão mais distantes dos olhos apareçam desfocadas.

 

Para corrigir a doença, a solução mais comum é o uso de óculos ou lentes de contato. Só no Brasil, ao menos 20 milhões de pessoas têm miopia, mas não existem estudos recentes sobre a miopia de grau alto, ainda que seja possível perceber que a situação está se agravando aqui e no resto do mundo. Mas quais seriam as causas?

 

De onde vem o problema?

 

Uma das explicações está relacionada a genética, ou seja, as causas hereditárias. Porém, a disparada da doença está associada com alguns hábitos modernos. O tempo que ficamos na frente de telas próximas, como computadores, celulares e televisão, pode prejudicar a vista.

 

Mas também existem outras razões. A miopia é relacionada com a falta de capacidade de olhar para longe. E viver em espaços fechados, prejudica essa habilidade do olho.

O oftalmologista Newton Kara José explica que, hoje em dia, não temos mais o hábito de olhar para longe por longos períodos de tempo, buscando encontrar um detalhe em específico, diferentemente do que nossos ancestrais faziam.

 

Soluções?

 

As técnicas para reduzir os danos causados pela miopia aumentaram. Hoje, uma cirurgia pode acabar com o problema, ou reduzir o tamanho do estrago.

 

Newton esclarece que, nas cirurgias para miopia, o procedimento realizado tem o fim de deixar a córnea do olho mais plana, o que faz com que ela ‘jogue’ a imagem formada para trás, corrigindo a visão e o problema da falta de foco.

O processo para deixar a córnea mais plana é feito a partir de um laser que a desbasta, ou seja, a deixa mais fina. Justamente por isso, há um limite do quanto é possível corrigir a miopia com essa cirurgia.

 

Dicas simples

 

Para minimizar os problemas de visão antes que eles evoluam demais, algumas dicas simples podem ajudar a não forçar muito os olhos. Especialmente se você usa muito computadores, tablets e celulares.

 

Sente com os dois pés inteiros no chão

Não jogue a cabeça para a frente

Mantenha distância dos aparelhos eletrônicos

Deixe a tela do computador a pelo menos 15º para baixo do olho

Reduza o tempo na frente da TV e do computador

Se não puder, faça intervalos

Ponha as crianças para brincar ao ar livre

E tire alguns minutos do dia para olhar para longe

 

Fonte: R7

Conheça alguns médicos especialistas da área:
Destaques, Notícias, NOTÍCIAS, Oftalmologia

Dra. Marcela Cypel
Oftalmologia atende em SP Dra. Marcela Cypel - RQE: www.clinicacypel.com.br Consulta
  • Veja também


O que é arritmia cardíaca?

A arritmia cardíaca é uma condição caracterizada pela falta de ritmo nos batimentos do coração. Ela pode ser sintoma...

O que é a fonoaudiologia?

O fonoaudiólogo é o profissional da área de saúde que trabalha com os diferentes aspectos da comunicação humana (linguagem...

Variações na tireoide oferecem perigo ao coração

O hormônio TSH, produzido pelo cérebro, tem a função de regular a atividade tireoidiana. Se ele está em excesso...

Aterosclerose em crianças

A aterosclerose é o endurecimento de um vaso sanguíneo produzido por um acúmulo de placa. A placa é composta...

O que é Doença de Pompe?

A Doença de Pompe é uma condição genética hereditária rara, causada pela deficiência de uma enzima que atua no...

20 Mitos e Verdades sobre Cirurgia Bariátrica

17 mitos e verdades sobre a cirurgia bariátrica Esclarecemos as questões mais importantes sobre a cirurgia bariátrica, procedimento cada...

Ultrassonografia Morfológica

A importância das ultrassonografias morfológicas Exames avaliam estrutura do corpinho e mostram se os órgãos estão se desenvolvendo corretamente...

O que faz um Otorrinolaringologista?

Nariz, ouvidos e garganta são tratados pelo otorrinolaringologista Esse é o ramo da medicina que cuida do olfato, da...

Aterosclerose na infância e adolescência

Fatores de risco no desenvolvimento da aterosclerose na infância e adolescência As doenças cardiovasculares (DCV) constituem uma importante causa...

O que é um fonoaudiólogo?

O que faz um fonoaudiólogo? Atividades vão de tratamento dos transtornos da fala a aperfeiçoamento da voz para locutores...

Author: Redação

Share This Post On
468 ad