Em 2045 um quarto da população mundial será obesa

Em 2045 um quarto da população mundial será obesa

Pesquisa aponta em novo estudo que os níveis de pessoas obesas podem crescer alarmante e assim se tornar uma epidemia. Hábitos alimentares devem ser analisados durante a infância

A obesidade é uma epidemia global. Essa foi a conclusão de uma nova pesquisa apresentada esta semana no Congresso de Obesidade em Viena, Áustria, em 2018. Quase um quarto (22%) das pessoas no mundo serão obesas em 2045 – acima dos 14% em 2017 – e uma em cada oito terá diabetes tipo 2.

Usando um banco de dados da Organização Mundial da Saúde e dividindo a população de cada país em grupos etários, os autores sugerem que para estabilizar a taxa de diabetes global em 10%, as taxas de obesidade devem cair do nível atual de 14% para 10% até 2045. O estudo foi coescrito por pesquisadores da Novo Nordisk Research and Development, Novo Nordisk Health Advocacy, Steno Diabetes Centre, todos na Dinamarca, e University College London, no Reino Unido.

Cada vez mais a obesidade tem se tornado uma preocupação de saúde pública. É uma doença associada a diversas outras morbidades e que diminui a qualidade de vida de grande parte dos indivíduos. O componente genético da obesidade é importante, mas diversos estudos indicam que os fatores ambientais são predominantes no desenvolvimento dessa condição.

Um importante exemplo é o gene FTO. Ele é um dos principais genes associados à obesidade e sobrepeso. Variações nesse gene aumentam o risco de maneira significativa, mas pessoas que possuem essas variações (polimorfismos) praticamente anulam esse risco quando submetidos à atividade física regular e uma dieta adequada, livre de excesso de gorduras saturadas, com proteínas de boa qualidade e muita fibra.

Outro aspecto importante também é a educação. Muitas pessoas não sabem ao certo como se alimentarem da maneira adequada, quais os alimentos que são realmente benéficos para saúde, as quantidades adequadas e até mesmo a composição de macronutrientes indicadas para cada pessoa. Muitas vezes o que se observa são pessoas obesas e desnutridas, pois apesar do sobrepeso, os nutrientes essenciais e importantes para a saúde não estão sendo utilizados e absorvidos da maneira adequada. O excesso de industrializados e a falta de atividade física diária, hoje são as principais barreiras contra a diminuição dos índices de obesidade e sobrepeso.

Para reverter esse quadro, será necessário um esforço conjunto com o objetivo de informar melhor e estimular cada vez mais o esporte e a boa alimentação desde a infância.

Fonte: G1

Conheça alguns médicos especialistas da área:
Destaques, Gordura localizada, Obesidade

  • Veja também


Tafenoquine: Medicamento que trata Malária em apenas uma dose

Doença atinge 8,5 milhões de pessoas ao ano. O medicamento Tafenoquine recebeu autorização dos Estados Unidos, agora outros países...

HIV e DST’s crescem no Brasil

O Ministério da Saúde mostra em recente levantamento o crescimento das DST’s e do HIV, os jovens são os...

Disforia pós-sexo: Problema causa tristeza após o orgasmo

O que deveria ser apenas o puro prazer acabou se tornando em tristeza. A disforia pó-sexo faz com que...

Bactérias se desenvolvem em próteses de crânio

As próteses de crânio são usadas para substituir partes do mesmo que precisaram ser retiradas. As bactérias encontradas foram...

Esporão, o que é e como surge?

A fasceite plantar ou fascite plantar é uma doença que atinge tecidos que fazem parte da sola do pé...

Dores nos Pés: Um sintoma preocupante

As dores nos pés atingem muitas pessoas no cotidiano. Os graus de dor são diferentes de indivíduo para indivíduo,...

Febre Maculosa: Doença transmitida por carrapatos matou 17 pessoas nesse ano

Ministério da Saúde mostra que no passado as mortes chegaram a 58. Dessa forma em estimativa não aconteceu aumento,...

A Tuberculose coloca toda América do Sul em alerta

Em busca de sanar com a tuberculose, doença que mata inúmeras pessoas por toda a América do Sul está...

Estudos apontam Jogos Lúdicos como peças primordiais as crianças

Os Jogos Lúdicos são atividades desenvolvidas que contribuem para o aprendizado das crianças, principalmente as que estão nos primeiros...

Estudos de terapia experimental curou paciente do Câncer de Mama

Hoje você vai conhecer a história de uma americana que passou por um autotransplante de linfócitos e que seu...

Author: Redação

Share This Post On
468 ad