Dores nos joelhos, quadris e outras articulações, aprenda como evitar

Dores nos joelhos, quadris e outras articulações, aprenda como evitar

Com um cotidiano muito trabalhoso as lesões e desgastes podem acontecer. Com 25 anos isso já afetam as pessoas. Para ajudar disso, suplementos nutricionais contribuem para o retorno das atividades físicas. Além disso é possível preveni-las com boas práticas, controle de peso e alimentação saudável

A falta de cuidados pode, em alguns casos, acabar levando a problemas de saúde graves, como artrites, artroses e outras doenças reumáticas.

As dores provocadas por esses quadros são responsáveis por até 40% das consultas nos ambulatórios, segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia.

De acordo com a Previdência Social, elas costumam ser também a causa de 7,5% dos afastamentos do trabalho no Brasil.

Confira 10 dicas para prevenir dores nas articulações

1) Postura ao dormir. Evite a posição de bruços e procure dormir de lado. Descuido com a altura do travesseiro ou a postura do pescoço pode gerar lesões.

2) Alongamento. É fundamental, especialmente nos dias mais frios. Com as baixas temperaturas, instintivamente tendemos a retrair os músculos. Tendões e ligamentos também tendem a ficar mais rígidos.

3) Atenção aos movimentos repetitivos. Longos períodos de digitação com a cabeça abaixada, trabalhos manuais, limpeza da casa, especialmente com rotação de tronco.

4) Postura. Fique sempre atento às posturas mantidas tanto em pé quanto sentado. Não fique mais que 5 minutos na mesma posição. Ao sentar, apoie as costas no encosto da cadeira e procure manter os dois pés apoiados no chão. Evite cruzar as pernas.

5) Mantenha-se em movimento. Um desconforto leve não deve ser usado como desculpa para se afastar dos exercícios físicos. Na dúvida, busque orientação de um profissional da sua confiança.

6) Peça ajuda para transportar objetos pesados. Ao se abaixar, evite se curvar. Dobre os joelhos e procure manter a coluna na posição vertical.

7) Não abuse dos exercícios. Comece devagar e respeite seus limites e as recomendações do profissional que o orienta nas atividades físicas. Se a dor for persistente é um sintoma de que houve exagero.

8) Use equipamentos de proteção. Na prática de esportes, tornozeleiras, capacetes, cotoveleiras, joelheiras. Para os idosos, com limitação e mobilidade, o uso de bengalas e andadores é imprescindível.

9) Cuide do peso. Quem está fora do peso ideal sobrecarrega ainda mais as articulações dos joelhos, pés e quadris. Mantenha uma dieta que previna sobrepeso e obesidade.

10) Suplemento de colágeno. Produtos naturais com formulação patenteada, tem ação comprovada na preservação de cartilagens e no combate à inflamações nas articulações. Consulte seu médico ou nutricionista e procure o produto nas farmácias de manipulação de todo o Brasil. Esses estabelecimentos trabalham com fórmulas individualizadas.

Fonte: G1

Conheça alguns médicos especialistas da área:
Destaques, Joelho, Ortopedia e Traumatologia

Dr. Erick Murata
Ortopedia e Traumatologia atende em SP Dr. Erick Murata - RQE: www.orthosport.com.br Consulta
Dr. Daniel Jorge
Ortopedia e Traumatologia atende em SP Dr. Daniel Jorge - RQE: www.orthosport.com.br Consulta
Dr. André Jorge
Ortopedia e Traumatologia atende em SP Dr. André Jorge - RQE: www.orthosport.com.br Consulta
  • Veja também


Descolamento da retina: Como diagnosticar e tratar?

O descolamento da retina é um grave problema e precisa de cuidados médicos de forma urgente. Quando essa fatalidade...

Quais são os sintomas do HIV?

Os sintomas do contágio do HIV são complicados de serem conhecidos, por serem bastante comuns de outras doenças, a...

Dores de cabeça e Tratamentos

As dores de cabeça afligem a todos, mas os tipos dessa dor nem sempre são iguais. A razão disso...

Quais são os sintomas da Gripe H1N1?

Os sintomas que a gripe H1N1 apresentam estão muito próximos aos que a gripe comum possui. Seu surgimento acontece inesperadamente...

As Doenças que a Acupuntura trata

A acupuntura é uma forma de tratamento terapêutica que tem a China como o seu berço. A técnica prevê...

O que é o Astigmatismo? Sintomas, Causas e Tratamento

Astigmatismo é o defeito óptico resultante de uma curvatura desigual ger. da córnea e mais raramente do cristalino ou...

O que é uma Cesárea?

A cesárea é um tipo de parto que consiste essencialmente de um corte no abdômen e outro no útero...

TDAH – Déficit de Atenção e Hiperatividade: Doença atinge inúmeras crianças

O TDAH –  transtorno do déficit de atenção e hiperatividade tem como característica a presença de sintomas como desatenção, hiperatividade e...

Tafenoquine: Medicamento que trata Malária em apenas uma dose

Doença atinge 8,5 milhões de pessoas ao ano. O medicamento Tafenoquine recebeu autorização dos Estados Unidos, agora outros países...

HIV e DST’s crescem no Brasil

O Ministério da Saúde mostra em recente levantamento o crescimento das DST’s e do HIV, os jovens são os...

Author: Redação

Share This Post On
468 ad