Dores de cabeça e Tratamentos

Dores de cabeça e Tratamentos

As dores de cabeça afligem a todos, mas os tipos dessa dor nem sempre são iguais. A razão disso é que existem outras maneiras dela agir no local, além de poder aparecer aliado de outros sintomas. Dessa maneira resta ao profissional da saúde buscar a origem do problema e assim prescrever o tratamento correto. Podendo ser usados medicamentos como analgésicos e anti-inflamatórios.

 

 

Dor de cabeça tensional

 

Tal dor é provocada por causa da rigidez dos músculos do pescoço, das costas e até mesmo do couro cabeludo. As causas estão em má postura, estresse, ansiedade ou má posição durante o sono.

Sendo os sintomas que aparecem na dor de cabeça tensional, a dor no local é como se acontecesse uma pressão. Tais pressões podem acontecer nos dois lados na nuca ou na testa, além de alta sensibilidade nos ombros, pescoço e couro cabeludo.

 

Tratamento

 

Em busca de aliviar a dor de cabeça tensional é indicado uma massagem no couro cabeludo, tomar um banho quente ou fazer alguma atividade, para que assim o corpo possa relaxar e consequentemente cessar a dor.

 

Medicamentos também podem ser usados como paracetamol, ibuprofeno ou aspirina.

 

 

Enxaqueca

 

A enxaqueca é uma dor de cabeça intensa e pulsante, além de apresentar sintomas como náuseas, vômitos, tonturas e sensibilidade à luz solar. Em média as dores de cabeça causadas pela enxaqueca duram entre 3 e 72 horas. Uma das características é a dor mais forte de um lado da cabeça do que do outro. Pessoas com enxaqueca já disseram que quando sentem as dores de cabeça a visão e a concentração ficam prejudicadas, assim como aumenta sensibilidade a alguns aromas.

 

Tratamento

 

Para a enxaqueca são usados medicamentos como os analgésicos e anti-inflamatórios: paracetamol, ibuprofeno ou aspirina. Eles aliviam a dor e precisam ser aliados a outros remédios que possam fazer a constrição dos vasos sanguíneos para elimina-la. São eles: Triptanos, Zomig, Naramig ou Sumax.

Para os que sentem enjoos e vômitos, a dica é usar antieméticos, sendo a metoclopramida um exemplo.

 

 

Dor de cabeça e a Sinusite

 

A sinusite é uma inflamação dos seios nasais e isso faz com que aconteça dor no rosto e na cabeça. Os sintomas pioram quando a pessoa se deita ou abaixa a cabeça. Outros sintomas que a sinusite pode apresentar: dores em volta do nariz, olhos, tosse, mau hálito, febre, nariz entupido e escorrendo.

 

Tratamento

 

Em busca de solucionar essas dores de cabeça os medicamentos que possuem ações anti-histamínicas, como a loratadina ou cetirizina são os mais indicados. Além de fenilefrina que é descongestionante. Analgésicos também são indicados, paracetamol é um exemplo muito conhecido.

 

 

Cefaleia

 

A cefaleia é uma dor de intensidade variável, localizada ou difusa, em qualquer parte da cabeça. Sendo considerada mais forte que a enxaqueca e sua área de atuação é em um lado do rosto. Relatos médicos apontam que as dores começam durante o sono e possuem suas causas em alterações hormonais, hipertensão ou lesões na cabeça.

 

Podem aparecer nos que sofrem da cefaleia os sintomas como corrimento nasal, inchaço da pálpebra e vermelhidão e lacrimejamento do olho do mesmo lado da dor.

 

Tratamento

 

Infelizmente essa doença não tem cura e a eficácia dos tratamentos é baixa. Somente os remédios conseguem fazer que as crises sejam mais curtas. Para tal são usados anti-inflamatórios que não possuem esteroides em sua composição e analgésicos fortes, como os opióides e máscara de oxigênio a 100% nos momentos de crise.

Conheça alguns médicos especialistas da área:
Destaques, Dicas, Notícias, NOTÍCIAS

  • Veja também


Treine seu cérebro!

Treine seu cérebro! A prática de atividades que exercitam o cérebro é de extrema importância, os neurônios possuem alta...

Herpes Zoster

Conhecido popularmente como “cobreiro” o herpes zoster é causado pelo mesmo vírus da catapora (varicela zoster). Quando a pessoa...

Câncer de Pâncreas – Tratamento novas possibilidades

Pesquisadores espanhóis provam com sucesso em cobaias (ratos) que existe é possível inibir umas das proteínas que mais alimenta...

Descolamento da retina: Como diagnosticar e tratar?

O descolamento da retina é um grave problema e precisa de cuidados médicos de forma urgente. Quando essa fatalidade...

Quais são os sintomas do HIV?

Os sintomas do contágio do HIV são complicados de serem conhecidos, por serem bastante comuns de outras doenças, a...

Quais são os sintomas da Gripe H1N1?

Os sintomas que a gripe H1N1 apresentam estão muito próximos aos que a gripe comum possui. Seu surgimento acontece inesperadamente...

As Doenças que a Acupuntura trata

A acupuntura é uma forma de tratamento terapêutica que tem a China como o seu berço. A técnica prevê...

O que é o Astigmatismo? Sintomas, Causas e Tratamento

Astigmatismo é o defeito óptico resultante de uma curvatura desigual ger. da córnea e mais raramente do cristalino ou...

O que é uma Cesárea?

A cesárea é um tipo de parto que consiste essencialmente de um corte no abdômen e outro no útero...

TDAH – Déficit de Atenção e Hiperatividade: Doença atinge inúmeras crianças

O TDAH –  transtorno do déficit de atenção e hiperatividade tem como característica a presença de sintomas como desatenção, hiperatividade e...

Author: Redação

Share This Post On
468 ad