Cirurgia Metabólica

Cirurgia Metabólica

Cirurgia Metabólica

As cirurgias para o tratamento da obesidade são conhecidas e realizadas há muitos anos no Brasil e no mundo. No inicio, por ser o excesso de peso a preocupação principal, deu-se a este conceito o nome de cirurgia bariátrica, do grego baros que significa peso, e assim difundiu-se entre médicos e pacientes.

Com o passar dos anos e milhares de pacientes operados, novos dados científicos foram sendo descobertos.

Estudos cientificamente conduzidos (como exemplo o SOS na Suécia, entre outros) bem como a convivência diária com os pacientes, mostravam claramente que esta cirurgia não englobava somente o tratamento da obesidade mas toda uma gama de doenças ligadas ao metabolismo humano,tendo como principais exemplos a diabetes tipo II, pressão alta , gordura no fígado, acido úrico elevado e as alterações do colesterol e dos triglicerídeos.

Hormônios gastrointestinais foram sendo descobertos e suas relações com estas doenças comprovadas. Controles adequados e permanentes da glicemia, do colesterol e dos triglicerídeos, com a utilização decrescente e em até muitos casos a suspensão total dos remédios, passaram a ser rotina nos consultórios médicos, proporcionando mais saúde e qualidade de vida aos pacientes.

Com o conceito firmado de que as cirurgias não só tratavam a obesidade, mas principalmente as doenças metabólicas, incorporou-se ao nome cirurgia bariátrica a palavra metabólica, nascendo assim a cirurgia bariátrica e metabólica.

Muitas Sociedades passaram a adotar a palavra metabólica às suas siglas, sendo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica a pioneira no mundo. Este pioneirismo brasileiro não se deu somente na alteração do nome da Sociedade, mas também no desenvolvimento destas novas técnicas de cirurgia, suas indicações, contra-indicações e seu acompanhamento pós-cirúrgico.

Os médicos do Centro de Cirurgia da Obesidade e Metabólica fazem parte deste grupo de cirurgiões que desenvolvem esta nova fronteira da medicina à cirurgia para o tratamento do diabetes tipo II e outras doenças metabólicas.

Fonte: Centro de Cirurgia da Obesidade e Metabólica.

Conheça alguns médicos especialistas da área:
Cirurgia Metabólica, Destaques, Obesidade

  • Veja também


Descolamento da retina: Como diagnosticar e tratar?

O descolamento da retina é um grave problema e precisa de cuidados médicos de forma urgente. Quando essa fatalidade...

Quais são os sintomas do HIV?

Os sintomas do contágio do HIV são complicados de serem conhecidos, por serem bastante comuns de outras doenças, a...

Dores de cabeça e Tratamentos

As dores de cabeça afligem a todos, mas os tipos dessa dor nem sempre são iguais. A razão disso...

Quais são os sintomas da Gripe H1N1?

Os sintomas que a gripe H1N1 apresentam estão muito próximos aos que a gripe comum possui. Seu surgimento acontece inesperadamente...

As Doenças que a Acupuntura trata

A acupuntura é uma forma de tratamento terapêutica que tem a China como o seu berço. A técnica prevê...

O que é o Astigmatismo? Sintomas, Causas e Tratamento

Astigmatismo é o defeito óptico resultante de uma curvatura desigual ger. da córnea e mais raramente do cristalino ou...

O que é uma Cesárea?

A cesárea é um tipo de parto que consiste essencialmente de um corte no abdômen e outro no útero...

TDAH – Déficit de Atenção e Hiperatividade: Doença atinge inúmeras crianças

O TDAH –  transtorno do déficit de atenção e hiperatividade tem como característica a presença de sintomas como desatenção, hiperatividade e...

Tafenoquine: Medicamento que trata Malária em apenas uma dose

Doença atinge 8,5 milhões de pessoas ao ano. O medicamento Tafenoquine recebeu autorização dos Estados Unidos, agora outros países...

HIV e DST’s crescem no Brasil

O Ministério da Saúde mostra em recente levantamento o crescimento das DST’s e do HIV, os jovens são os...

Author: Redação

Share This Post On
468 ad