Cientistas mostram como os neurônios fazem a sinapse

Cientistas mostram como os neurônios fazem a sinapse

Após longos períodos de pesquisa, cientistas tiveram êxito em mostrar como acontecer as sinapses. Antes do que foi feito por eles, o processo não passava de uma suposição. Agora tais resultados podem ser levados ao público.

Cientistas conseguiram mostrar pela 1ª vez como células especiais do cérebro, as microglias, realizam o controle das ligações entre neurônios. As imagens foram feitas pelo Laboratório Europeu de Biologia Molecular e publicadas na “Nature Communications”.

As microglias comumente atuam como células de defesa do cérebro e de outras regiões do sistema nervoso central. Quando há infecções e problemas nessas áreas, são elas que intervêm.

O que as imagens mostram, no entanto, é que elas também atuam em processos importantes da conexão entre células nervosas.

“Esse é um processo que os neurocientistas fantasiaram por anos, mas ninguém tinha visto antes”, disse Cornelius Gross, pesquisador do Laboratório Europeu de Biologia Molecular.

A equipe de Gross tentou três sistemas diferentes de última geração antes de conseguir mostrar o mecanismo. No total, foram cinco anos de desenvolvimento tecnológico:

Por fim, eles combinaram microscopia eletrônica com microscopia de fluorescência de lâminas de luz e fizeram o primeiro filme em que demonstram que a microglia “come” sinapses.

 

 

Entenda o mecanismo

Para controlar as funções do corpo, os neurônios passam informações uns para os outros sem se tocarem. Esses processos são conhecidos por sinapses.

Apesar de muito importantes, as sinapses devem ser controladas para que o nosso organismo não se desequilibre com o envio de muitas informações.

Neurocientistas costumam chamar esse controle de “poda” — uma ação que é muito comum no início do desenvolvimento humano e cerebral.

Nas imagens, pesquisadores mostram como a microglia ajudam nessa poda sináptica, meio como “mordiscando” as sinapses para que elas sejam direcionadas.

Os cientistas também demonstraram que as microglias impedem que os neurônios realizem sinapse dupla — quando uma célula nervosa acaba se comunicando com duas, em vez de com apenas uma.

É esse processo mediado pela microglia que garante a comunicação efetiva entre um neurônio e outro — e é com isso também que processos importantes para a cognição (como a memória) se estabilizam.

Um outro ponto que os cientistas demostraram é que a poda é feita mais no sentido de direcionar melhor as sinapses e não de enfraquecê-las.

“Estávamos tentando ver como a microglia elimina as sinapses, mas percebemos que elas induzem seu crescimento na maior parte das vezes”, diz Laetitia Weinhard, pesquisador associado ao estudo.

Fonte: G1

Conheça alguns médicos especialistas da área:
Destaques, Dicas, Neurologia

Dr. Saul Cypel
Neurologia atende em SP Dr. Saul Cypel - RQE: www.clinicacypel.com.br Consulta
Dra. Marcela Cypel
Oftalmologia atende em SP Dra. Marcela Cypel - RQE: www.clinicacypel.com.br Consulta
  • Veja também


Disforia pós-sexo: Problema causa tristeza após o orgasmo

O que deveria ser apenas o puro prazer acabou se tornando em tristeza. A disforia pó-sexo faz com que...

Bactérias se desenvolvem em próteses de crânio

As próteses de crânio são usadas para substituir partes do mesmo que precisaram ser retiradas. As bactérias encontradas foram...

Esporão, o que é e como surge?

A fasceite plantar ou fascite plantar é uma doença que atinge tecidos que fazem parte da sola do pé...

Dores nos Pés: Um sintoma preocupante

As dores nos pés atingem muitas pessoas no cotidiano. Os graus de dor são diferentes de indivíduo para indivíduo,...

Febre Maculosa: Doença transmitida por carrapatos matou 17 pessoas nesse ano

Ministério da Saúde mostra que no passado as mortes chegaram a 58. Dessa forma em estimativa não aconteceu aumento,...

A Tuberculose coloca toda América do Sul em alerta

Em busca de sanar com a tuberculose, doença que mata inúmeras pessoas por toda a América do Sul está...

Estudos apontam Jogos Lúdicos como peças primordiais as crianças

Os Jogos Lúdicos são atividades desenvolvidas que contribuem para o aprendizado das crianças, principalmente as que estão nos primeiros...

Estudos de terapia experimental curou paciente do Câncer de Mama

Hoje você vai conhecer a história de uma americana que passou por um autotransplante de linfócitos e que seu...

Descoberta possibilidade para tratamento do Câncer de Pâncreas

Pesquisadores espanhóis provam com sucesso em cobaias (ratos) que existe é possível inibir umas das proteínas que mais alimenta...

Miopia cresce entre os jovens

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a chamada “alta miopia” disparou nos últimos anos.   Há 20...

Author: Redação

Share This Post On
468 ad