Doenças Cardiovasculares que mais matam

Doenças Cardiovasculares que mais matam

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), as doenças cardiovasculares são as principais causas mundiais de morte. No Brasil, 300 mil pessoas morrem anualmente, ou seja, um óbito a cada dois minutos é causado por esse tipo de enfermidade.

Embora fatores não modificáveis, como predisposição genética, contribuam para a ocorrência de tais doenças, para o cardiologista Leonardo Spencer, do Hospital do Coração do Brasil, em Brasília, essas estatísticas podem ser explicadas principalmente pelos maus hábitos de vida da população. “Alimentação não balanceada, rica em gordura saturada, aliada ao sedentarismo, ao sobrepeso, à hipertensão, ao diabetes e ao tabagismo, por exemplo, aumenta consideravelmente o risco de o indivíduo ter um problema cardíaco no futuro”.

Várias enfermidades estão no guarda-chuva das doenças cardiovasculares. O dr. Leonardo Spencer enumera as 4 que mais levam a óbito no Brasil.

1. Infarto agudo do miocárdio 

A doença cardíaca causada pelo i infarto agudo do miocárdio é provocado pela falta de sangue e oxigênio no músculo cardíaco, devido à obstrução da artéria coronária, levando ao quadro de dor no peito, sudorese, falta de ar e mal estar. Ao sinal dos primeiros sintomas, a busca por ajuda é crucial, pois a cada minuto que passa o risco de óbito aumenta em 10%.

 2. Doença vascular periférica

Este tipo de doença cardíaca Decorre do depósito de gordura com obstrução das artérias periféricas do corpo. Nos membros inferiores, por exemplo, ocorre redução do fluxo de sangue para as pernas, com queixas de dor e de dificuldade para caminhar associadas à queda da temperatura local com dormência.

3. Acidente vascular cerebral

As placas de gordura depositadas nos vasos sanguíneos cerebrais podem obstruir um vaso cerebral intracraniano, levando ao quadro de dor de cabeça, tontura e paralisia de um braço, perna e face. Dependo da extensão da lesão, pode comprometer a fala e os processos neurológicos. O socorro imediato desta doença cardíaca pode diminuir as sequelas e a chance de óbito.

4. Morte Súbita

Compreende o quadro de óbito de forma súbita, ou seja, quando não há chance de socorro, sendo causado, principalmente, pelo infarto agudo do miocárdio.

5. Sopro no coração

Esta doença cardíaca não tem idade para aparecer e precisa ser investigado Sopro no coração: o nome assusta, afinal, quando o assunto é a saúde do coração é preciso ficar atendo e tomar todas as providências cabíveis. Mas, antes de desesperar é preciso entender o que isso significa antes de começar a sentir palpitações. esta doença cardíaca ainda é cercado de mistérios para a maioria das pessoas, que tardam a buscar orientação médica.

6. Tipos de angina

Dor forte no peito pode indicar que o coração não está recebendo sangue Um dos sinais mais claros de que a saúde de seu coração está em risco é dado pelo próprio corpo. Uma dor forte é o alerta derradeiro. A doença cardíaca angina pectoris, ou simplesmente angina, é o desconforto ou dor localizada bem no centro o peito.

7. Doença de Chagas

O Ministério da Saúde está realizando trabalhos de campo para combater o inseto transmissor. Até pouco tempo atrás o Brasil acreditava que a Doença de Chagas estava superada no país. Depois de uma forte campanha de erradicação do mal, cujo a contaminação ocorre pela picada do barbeiro, um inseto que abriga o parasita Tripanosoma cruzi, causador de infecções extremamente perigosas e nocivas ao coração e outros órgãos vitais.

8. Arritmias Cardíacas

Este tipo de doença cardíaca onde o sintema mais comum são as palpitações em pessoas com problemas do coração. O bombeamento do coração acontece por estímulos elétricos, através de um grupo de células especiais com habilidade de gerar atividade elétrica por conta própria. Este estímulo é um impulso que se origina numa área do coraçãochamada nó sinusal, que é o marcapasso natural do coração e que funciona como um gerador de energia elétrica fazendo o órgão bater.

9. Insuficiência Cardíaca

Saiba o que é e conheça os riscos da insuficiência cardíaca. Esta doença cardíaca enfraquece o coração e o órgão deixa de bombear o sangue Boa parte das doenças cardiovasculares culminam na insuficiência cardíaca. O termo, muitas vezes confundido com “parada cardíaca”, não chega a ser um desconhecido da população. No entanto, está longe de ser popular como outros fatores que podem afetar o órgão, como hipertensão e colesterol alto.

 

Fonte: Coração Alerta

 

Conheça alguns médicos especialistas da área:
Coração

  • Veja também


Gengibre pode ser prejudicial para pessoas doentes

O gengibre é de origem asiática, a mesma ajuda em muitos fatores para a saúde, mas também pode prejudicar...

Pesquisa aponta que o Frio aumenta em 30% problemas cardíacos como o Infarto e outros males

Baixas temperaturas tem grande impacto no corpo humano. Sendo assim, pessoas que não possuem hábitos saudáveis estão propícias a...

Curativo é criado para sequelas de corações infartados

O ataque cardíaco faz com que partes do coração morram. Assim esses setores são perdidos para sempre. Pois em...

Sopro no coração serve como sinal de alerta

O problema não tem idade para aparecer e precisa ser investigado Sopro no coração: o nome assusta, afinal, quando...

Entenda o que é e como se manifestam os três tipos de angina

Dor forte no peito pode indicar que o coração não está recebendo sangue Um dos sinais mais claros de...

Veja como prevenir e tratar a Doença de Chagas

O Ministério da Saúde está realizando trabalhos de campo para combater o inseto transmissor. Até pouco tempo atrás o...

Saiba o que são arritmias cardíacas e aprenda como tratá-las

Palpitações são mais comuns em pessoas com problemas do coração O bombeamento do coração acontece por estímulos elétricos, através...

Infarto e AVC: os acidentes vasculares mais comuns da vida moderna

Eles são considerados as primeiras causas de morte em vários países Segundo o cardiologista do Instituto do Coração (Incor)...

Insuficiência cardíaca

Saiba o que é e conheça os riscos da insuficiência cardíaca Problema enfraquece o coração e o órgão deixa...

Infarto

Saiba como e por que o coração para de funcionar. Sedentarismo, maus hábitos alimentares e estresse contribuem para o...

Author: Redação

Share This Post On
468 ad