Telemedicina

Portal de saúde sobre as principais especialidades da medicina.

Telemedicina

Uma nova metodologia está mudando para melhor a área da saúde. É a telemedicina, que possibilita aos médicos a troca de informações a distância, seja para debater a melhor escolha de tratamento para um paciente ou investir na capacitação profissional. É um avanço que está rompendo barreiras e levando serviços médicos a qualquer lugar, não apenas para hospitais e consultórios.

As definições para telemedicina são as mais diversas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) é: “a oferta de serviços ligados aos cuidados com a saúde nos casos em que a distância é um fator crítico”.

Para a American Telemedicine Association (ATA) é “o uso da informação médica, trocada em sites ou outros meios eletrônicos de comunicação, para saúde e educação do paciente e de hospitais com o propósito de melhorar o cuidado com os doentes”.

“A telemedicina não vai substituir uma internação ou consulta ao médico. É indicada como instrumento complementar para as práticas médicas e, graças a toda a tecnologia envolvida, é um impulsionador para o futuro da medicina”, explica Sandra Oyafuso Kina, Coordenadora do Centro de Informação e Comunicação (CENIC) do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEPAE).

A telemedicina não vai substituir uma internação ou consulta ao médico.

A telemedicina passou a ser utilizada na década de 70, nos Estados Unidos. O intuito, na época, era melhorar o atendimento médico nas áreas rurais. Hoje ela tem diversas aplicações. No Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), as duas frentes utilizadas são:

Teleassistência

O foco é o paciente. Pode ser utilizada como segunda opinião médica ou ainda assistência à distância, em que médico ou enfermeira fazem a monitoração do paciente diretamente do seu domicílio. São utilizados equipamentos que possibilitam a leitura de vários parâmetros clínicos. As informações coletadas são enviadas pela internet para uma base de dados, que é acessada pelos profissionais de saúde.

Teleducação

O foco é o profissional da saúde, com o objetivo de capacitar e atualizar. Essa metodologia pode ser utilizada para reciclagem ou ainda capacitação de profissionais que estão distantes dos grandes centros. Nesse campo incluem-se práticas como aulas, palestras, videoconferências e e-learning.

Telemedicina no Einstein

Utilizada desde 1998, a telemedicina no HIAE conta com alguns trabalhos importantes como a primeira cirurgia brasileira com transmissão de dados para outros Estados, realizada em 1999. “Em 2006 começamos a trabalhar mais forte nessa área e os resultados têm sido positivos”, explica Sandra.

Em 2006, foram realizados 60 eventos utilizando telemedicina, do quais 21 interligaram o Einstein a renomadas entidades estrangeiras para levantamento de segunda opinião médica, videoconferências, treinamento e reciclagem.

“Outra aplicação bastante utilizada é a rede de relacionamentos sister facility, que proporciona intercâmbio de informações entre hospitais”, afirma Sandra.
Publicada em abril/2007

Atualizada em novembro/2009

 

Fonte: Hospital Israelita Albert Einstein.

Conheça alguns médicos especialistas da área:
Cirurgia Geral

  • Veja também


Insuficiência Renal

Insuficiência renal aguda: sintomas, tratamentos e causas   O que é Insuficiência renal aguda? Insuficiência renal aguda é a...

Cirurgia da disfunção erétil

Pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista de Botucatu anunciaram recentemente os resultados da reinervação peniana, uma...

O que é uma Cesárea?

A cesárea é um tipo de parto que consiste essencialmente de um corte no abdômen e outro no útero...

Câncer de Pâncreas, seu início pode ter sido descoberto

O Câncer de Pâncreas é o mais letal entre os que podem acontecer nas pessoas. Equipe oncológica espanhola após...

Cirurgia Geral

Cirurgia geral é a especialidade médica cuja área de atuação compreende: Cirurgia Abdominal, Cirurgia videolaparoscópica e Cirurgia do trauma....

Author: Redação

Share This Post On
468 ad