Secagem de vasinhos a laser

Secagem de vasinhos a laser

Secagem de vasinhos a laser

Os vasinhos nas pernas  acomete grande número de pessoas e geralmente mais comum nas pernas das Mulheres.

Porém conectado aos vasinhos estão as possíveis varizes. Estima-se que quase um quarto  da população adulta apresentem varizes. As manifestações que variam desde queixas por “incômodos de má circulação” nas pernas até quadros complicados que podem causar dores intensas e até feridas.

Muito mais que uma demanda estética, o tratamento das varizes deve ser visto como uma questão de saúde, visto que vasos maiores que 3 a 4 mm podem evoluir à tamanhos maiores e flebite ou trombose. As principais causas do aparecimento das varizes são gravidez, sedentarismo e genética. Os principais sintomas oscilam entre cansaço nas pernas, dores intensas, edemas (inchaço nas pernas), cansaço, e até formação de úlceras venosas.

O que causa o aparecimento dos vasinhos?

O mau funcionamento e desgaste das válvulas que bombeiam o sangue nas veias das pernas são os principais causadores do aparecimento de varizes. O natural é que o sangue circule pelas veias superficiais até as mais profundas. Este desgaste dificulta a circulação. Também aparecem devido à origem hereditária, uso de anticoncepcionais e a postura, por ficar muito tempo em pé e sentado.

Quais são os sintomas apresentados pelo aparecimento dos vasinhos e varizes?

Os principais sintomas são: inchaços nos tornozelos, queimação nas pernas e plantas dos pés, coceira, cansaço e peso nas pernas. Podem ainda provocar manchas escuras e inflamações. É importante procurar orientação médica para realizar o tratamento adequado.

Existem quantos tipos de varizes?

Os vasos aparecem de diversas formas: com linhas avermelhadas, azuladas e mais grossas e ainda em nódulos que saltam na pele. Este último são as de grosso calibre. Os vasinhos são dilatações das veias da pele. O inchaço das microveias causa as microvarizes, que podem ser observadas pelos traços azulados na pele.

A secagem de vasinhos é dolorosa?

Dependendo da sensibilidade da pessoa, é possível sentir uma leve queimação na região que esta sendo aplicado a espuma ou o laser. Algumas pessoas dizem não sentir nada, outras relatam  que uma depilação incomoda muito mais que uma secagem de vasinhos.

As vasinhos trazem algum risco para a saúde?

Além da preocupação estética os vasinhos podem estar ligados as varizes mais profundas e menos aparentes e  estas podem provocar problemas de sangramento, infecções, dor, feridas e até mesmo embolia pulmonar.

Como é realizado o tratamento de secagem de vasinhos a laser?

O laser não fere a pele nem causa ferimentos. Atua diretamente na coagulação do vaso, que será reabsorvido pelo organismo. Quanto mais fino o vaso for, melhor será o resultado, mas também tem uma boa resposta com vasos de calibre médio. A recuperação, após cada sessão, é mais rápida, em média uma semana após o tratamento o paciente já pode voltar para as suas atividades normais.

Este tratamento de vasinhos apresenta algum efeito colateral?

Após o término do tratamento pode ocorrer uma leve queimação no local, que dura em média por 1 dia. Casos de bolhas, reações alérgicas ou ulcerações são raros. É importante usar bloqueador solar diariamente após as aplicações e não tomar sol por 30 dias.

Quais são os cuidados após a secagem de vasinhos com espumar ou a laser?

É importante evitar a exposição ao sol por, pelo menos, um mês.
Realizar caminhadas para melhorar a circulação sanguínea da panturrilha, fortalecer a musculatura e usar meias elásticas para prevenir novos vasinhos.

Como posso prevenir um novo aparecimento dos vasinhos ou das varizes?

Após o término do tratamento com o Vascular o paciente deve ficar alerta em relação aos principais causadores de vasinhos e varizes das pernas. No preventivo de varizes aconselha-se usar meia elástica, que colabora para o desvio do sangue das veias superficiais para as mais profundas, onde estão as veias livres.

É indicado para pessoas com tendência em desenvolver varizes e para quem trabalha muito tempo sentado ou em pé, pois favorece a circulação. As mulheres devem ficar atentas ao uso de anticoncepcionais, pois são produzidos com hormônios femininos, que retêm líquidos e aumenta a pressão interna dentro das veias, desencadeando o aparecimento de varizes. Praticar exercícios físicos, como corrida, natação e caminhada favorece a musculatura da perna e a circulação.

Os vasinhos podem voltar a aparecer?

Não os vasinhos tratados nunca voltam. Após o tratamento de secagem dos vasinhos o que pode acontecer é o aparecimento de novos vasos devido a fatores hereditários, ou devido ao sedentarismo. Isso acontece porque o sangue fica acumulado na panturrilha, a pressão aumenta e novos vasinhos se dilatam, voltando a ficar aparentes nas pernas. O aparecimento de novos vasinhos não anula o tratamento, pois os vasinhos que não forem cuidados podem resultar em futuras complicações, como as varizes.

 

 

Conheça alguns médicos especialistas da área:
Angiologia e Cirurgia Vascular

Angiologia e Cirurgia Vascular atende em SP Dr. Paulo Daenekas - RQE: www.corpusclin.com.br Consulta
Angiologia e Cirurgia Vascular atende em SP Dr. Fernando Soares Moreira - RQE: http://www.steticlin.com.br Consulta
Angiologia e Cirurgia Vascular atende em SP Dr. Marcelo Iost - RQE: www.clinicaiost.com.br Consulta
Dr. Henrique Lamego
Angiologia e Cirurgia Vascular atende em SP Dr. Henrique Lamego - RQE: http://henriquelamego.com.br Consulta
  • Veja também


O que é arritmia cardíaca?

A arritmia cardíaca é uma condição caracterizada pela falta de ritmo nos batimentos do coração. Ela pode ser sintoma...

O que é a fonoaudiologia?

O fonoaudiólogo é o profissional da área de saúde que trabalha com os diferentes aspectos da comunicação humana (linguagem...

Variações na tireoide oferecem perigo ao coração

O hormônio TSH, produzido pelo cérebro, tem a função de regular a atividade tireoidiana. Se ele está em excesso...

Aterosclerose em crianças

A aterosclerose é o endurecimento de um vaso sanguíneo produzido por um acúmulo de placa. A placa é composta...

O que é Doença de Pompe?

A Doença de Pompe é uma condição genética hereditária rara, causada pela deficiência de uma enzima que atua no...

20 Mitos e Verdades sobre Cirurgia Bariátrica

17 mitos e verdades sobre a cirurgia bariátrica Esclarecemos as questões mais importantes sobre a cirurgia bariátrica, procedimento cada...

Ultrassonografia Morfológica

A importância das ultrassonografias morfológicas Exames avaliam estrutura do corpinho e mostram se os órgãos estão se desenvolvendo corretamente...

O que faz um Otorrinolaringologista?

Nariz, ouvidos e garganta são tratados pelo otorrinolaringologista Esse é o ramo da medicina que cuida do olfato, da...

Aterosclerose na infância e adolescência

Fatores de risco no desenvolvimento da aterosclerose na infância e adolescência As doenças cardiovasculares (DCV) constituem uma importante causa...

O que é um fonoaudiólogo?

O que faz um fonoaudiólogo? Atividades vão de tratamento dos transtornos da fala a aperfeiçoamento da voz para locutores...

Author: Redação

Share This Post On
468 ad