Dermatologia

Esta página é destinada a apresentar os principais tópicos da Dermatologia.

PINTAS O sinal que aparece na epiderme é um nevo melanocítico, são células que se agrupam, formando a pinta.
VERRUGAS A verruga é um tumor benigno causado por um vírus, este se desenvolve na camada mais superficial da pele por meio de uma infecção.
LIPOMA Lipoma (nódulo) é um acúmulo de tecido gorduroso subcutâneo, que formam lesões palpáveis de consistência firme e elástica e fazem relevo na pele.
QUELÓIDES Quelóides são cicatrizes que aparecem alem da superfície da pele, surgem a partir de lesões cicatriciais em algumas regiões do corpo.
MOLUSCO CONTAGIOSO Causado pelo poxvírus, um parente da varíola, o molusco contagioso causa diversas lesões
CISTOS Existem diversos tipos de cistos, porém os mais comuns são os cistos sebáceos, que podem ser epidérmicos ou triquilemais.
DERMATOLOGIA INFANTIL Já levou seu filho em uma Clínica de Dermatologia Infantil?
MICOSE DE UNHAS A micose das unhas, também chamada de onicomicose, é uma doença comum que afeta de 5 a 20% da população mundial,
UNHA ENCRAVADA Os dedos mais atingidos são os “dedões” dos pés. Em casos raros ocorre nas mãos.
TRATAMENTO DE CICATRIZ Cicatrização é o nome dado ao processo natural de cura de um ferimento, por acidente, doença ou cirurgia.
CLÍNICAS DERMATOLÓGICAS
TRATAMENTO DE ALERGIAS DA PELE Uma situação típica entre as mulheres é a alergia aos brincos de bijuterias.
ULTRASSOM MICROFOCADO O ultrassom microfocado foi uma novidade apresentada recentemente durante o último Congresso Americano de Dermatologia.
FOTOBIOESTIMULAÇÃO Através da estimulação por fonte de luz de baixa energia existe aumento do metabolismo celular.
OLHEIRAS As olheiras são resultados de três fatores que agem conjuntamente.
LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO Os sintomas são febre, fadiga, dor, queda de cabelo, urticárias e até falta de vontade de comer.
HIPERIDROSE A hiperidrose é o excesso da secreção de suor.
ALTERAÇÕES NOS CABELOS Como manter o cabelo bonito? Não é uma boa idéia lavar os cabelos todos os dias.
ALTERAÇÕES NAS UNHAS As unhas podem ajudar os médicos a diagnosticar doenças.
HEMANGIOMAS São denominados hemangiomas ou angiomas, alterações vasculares na pele que desencadeiam manchas ou tumores.
REMOÇÃO DE TATUAGEM Para um procedimento de remoção de tatuagem é utilizada a tecnologia de laser chamada de laser de YAG.
XANTELASMA Os xantelasmas são pequenos depósitos de gordura sob a superfície da pele.
ACNE O tratamento da acne será definido de acordo com o estágio da doença, mas em todos os tipos deve ser iniciado o quanto antes.
DERMATITE ATÓPICA A dermatite atópica, ou eczema atópico, é um processo inflamatório crônico da pele, caracterizado por lesões e coceira.
FOTO PROTEÇÃO NA INFÂNCIA A foto proteção é importante como prevenção ao foto dano da pele, principalmente a fotocarcinogênese.
HERPES NA PELE A herpes é uma doença que pode se desenvolver em qualquer parte do corpo, porém a manifestação mais evidente é na boca e nos órgãos genitais.
MANCHAS NA PELE As mudanças de cor na pele são derivadas de alterações da quantidade de melanina no corpo, classificando de duas formas: hipercrômicas e hipocrômicas.
MELASMA Grande parte dos casos de melasma é diagnosticado em mulheres grávidas, mas a origem pode ser também o uso de anticoncepcionais, a reposição hormonal ou a exposição exagerada ao sol.
MICOSE O significado de micose é “Designação genérica das enfermidades produzidas por fungos. Excrescência fungosa da pele”.
MILIÁRIA (BROTOEJA) A miliária ocorre devido à obstrução e ruptura do ducto das glândulas sudoríparas.
PSORÍASE A psoríase é uma doença da pele bastante freqüente. Atinge igualmente homens e mulheres, principalmente na faixa etária entre 20 e 40 anos, mas pode surgir em qualquer fase da vida.
QUEDA DE CABELOS A queda de cabelo tem causas internas e genéticas.
ROSÁCEA Muitas vezes referida como “acne do adulto”, pode iniciar com tendência a ruborizar, que progride para vermelhidão constante no centro da face (bochechas, nariz, testa e queixo).
VITILIGO O vitiligo é uma doença cutânea na pele que não pode ser transmitida através do contato com uma pessoa que possui esse problema.
TRATAMENTO PARA FLACIDEZ FACIAL Trata-se de uma proposta de melhora da flacidez com a utilização da aplicação de fios de sustentação totalmente absorvíveis
GORDURA LOCALIZADA Mesmo as mulheres mais magrinhas sofrem com as saliências ao redor do estômago, barriga, costas e quadris, por que a gordura localizada é uma herança genética e também esta ligado a fatores hormonais.
INFRAVERMELHO Trata-se da emissão de luz em espectro infravermelho, para promover o aquecimento responsável pela elevação da temperatura dos tecidos, estimulando a formação do colágeno profundo.
LASER PARA DEPILAÇÃO Existem diferentes marcas e equipamentos no mercado, sendo sua eficácia semelhante se seguidos de adequada indicação e manejo.
LASER FRACIONADO ABLATIVO O Laser fracionado ablativo pode ter como meio o laser de CO2 ou o Laser de Érbio, que funcionam aquecendo as camadas mais profundas da pele e causando ablação da epiderme.
LIP - LUZ INTENSA PULSADA É uma tecnologia baseada na fototermólise seletiva que auxilia em uma série de tratamentos dermatológicos estéticos.
PEELING QUÍMICO O peeling químico é usado para tratar rugas finas, cicatrizes leves, acne, manchas de sol, pele sem brilho e sem textura.
RADIOFREQUÊNCIA É um tratamento baseado em multicanais de frequência associado ou não com a terapia à vácuo para tratamento da flacidez facial e corporal.
SUBCISÃO Subcisão é uma técnica cirúrgica utilizada para corrigir qualquer tipo de depressão da pele, como rugas, sulcos da face, celulite e cicatrizes deprimidas.
TOXINA BOTULÍNICA (BOTOX®) Na dermatologia, a aplicação da Toxina Botulínica (Botox®) é usada para corrigir rugas de expressão, assimetrias faciais e casos de sudorese excessiva