Prótese removível

Prótese removível

A prótese pode ser parcial ou total

A prótese total removível, popularmente conhecida como prótese é a forma mais pratica e rápida de trazer de volta o seu sorriso e uma harmonia bucal. Separamos algumas perguntas freqüentes para quem deseja optar pela escolha de uma prótese removível. No caso de dúvidas fale com a Dra. Renata Adorno, ela poderá lhe esclarecer mais dúvidas.

Quanto tempo dura uma protese removível?
Em media a cada 5 anos. Após este período procure o cirurgião dentista para que ele possa fazer uma analise e confeccionar uma nova.

Faça um acompanhamento preventivo e visite o dentista pelo menos 1 vez por ano. Seu dentista irá avaliar sua saúde bucal e as condiuções de uso da protese, como: Estética, desgaste dos dentes, envelhecimento, falta de retenção, reabsorção óssea, manutenção e reclamações de dores

Em quanto tempo vou acostumar com a prótese?
A adaptação pode variar de pessoa para pessoa, de acordo com sensibilidade da gengiva e hábitos de alimentação.

A adaptação da prótese superior é mais rápida que a inferior chegando a ser até 4 vezes mais rápido. Como já falamos no início procure mastigar apenas alimentos macios, leves e cremosos (Ex.: purê de batata, folhas, banana, gelatina, etc.)

Na fase de adaptação pode surgir alguns pontos de desconforto, dor ou leves saliências. Caso isso aconteça fale com o dentista para que ele possa lhe auxiliar.

Que tipo de alimentos devo comer?
Preferencialmente nos primeiros dias coma alimentos macios e cremosos, à medida que for você for se acostumando e evoluindo você já poderá mastigar alimentos mais consistentes.

Porém mastigue lentamente e com atenção faça uma mastigação mais uniforme, permaneça com os dentes alinhados. Com o passar dos dias sua gengiva estará menos sensível, você já terá mais controle sobre a prótese e saberá dosar a força necessária para mastigar os alimentos.

É difícil falar com a protese?
Depende. Se você fala rápido e normalmente já misturava as palavras, você irá sentir um pouco de dificuldade no início. Mas em pouco tempo você irá se acostumar e começará a falar normalmente. Pratique em frente ao espelho, fale, cante, grite, sorria abra e fecha a boca varias vezes.

As próteses removíveis “machucam”?
No início você sentira um pouco de desconforto pois a gengiva é muito sensível e a prótese é mais dura. É possível que apareçam leves saliências nas gengivas provocando um pouco de dor.

Se isso acontecer fale com o seu dentista e ele irá avaliar a necessidade de fazer algum tipo de ajuste.

As próteses podem provoca enjôos?
Às vezes. Isso só acontece porque você ainda não se acostumou com a prótese. A melhor coisa a fazer é permanecer com a prótese durante mais tempo, assim estes sintoma logo irão passar. Peça para o seu dentista verificar se a extensão da base e a adaptação no céu da boca estão de acordo.

Posso dormir com as próteses?
Após o período de adaptação você vai se sentir mais confortável em usar a prótese por mais tempo podendo até mesmo dormir com as próteses. Porem isso será uma escolha pessoal. Caso você tenha: dor na boca, maxilar, dores na gengiva, etc. É melhor dormir sem.

Como limpar a próteses?
Sempre após as refeições tente sempre lavar a(s) prótese(s) utilizando escovas macias. Evite usar qualquer tipo de pó para polir, podem conter cáusticos alcalinos, ácidos ou partículas, os quais podem arranhá-la. 0 acúmulo, além disso antigas partículas pode dar mau odor.

Uma prótese que não está limpa nunca é confortável. A melhor maneira de evitar o acúmulo de tártaro é não deixar que se deposite.

Devo usar produtos de fixação?
Isso poderá ser uma escolha. Alguns pacientes ficam satisfeitos e outros não. Converse com o dentista que esta lhe ajudando na adaptação e veja o que ele tem a lhe dizer. Não comece a usar por indicações, fale com o seu dentista para que ele possa lhe explicar algumas das vantagens e desvantagens.

Em alguns casos a gengiva tem a reação de se contrair fazendo com que a prótese fique mais frouxa.

  • Veja também


Clareamento dental Dentes mais brancos e brilhantes

Qualquer pessoa pode ter seus dentes clareados, desde que eles estejam íntegros, sem muitas restaurações. Qualquer pessoa pode ter...

Cirurgia de Traumatologia ou Politraumatismo de Face

Este é o segmento na odontologia responsável pela avaliação e correção das injúrias cometidas na face é a cirurgia...

Endodontia – Tratamento de canal do dente

Qual a especialidade da endodontia? A Endodontia faz o tratamento de canal que nada mais é que remover o...

Dente do Siso, popularmente conhecido como dente do Juizo

Quando os dentes do siso aparecem? A erupção ocorre normalmente dos 17 aos 20 anos; portanto, são os últimos...

Retração Gengival

O QUE É RETRAÇÃO GENGIVAL? É o deslocamento da gengiva, provocando a exposição da raiz do dente. Isso pode...

Reabilitação oral

Recuperação completa do seu sorriso em pouco tempo A Reabilitação oral é a especialidade que desenvolve e cuida da...

Prótese total fixa ou removível (dentadura)

A prótese fixa ou removível (dentadura) é a forma mais pratica e rápida de trazer de volta aquele sorriso...

Prótese dentária fixa

A prótese fixa é a restauração parcial ou total da coroa de um dente, quando se denomina prótese fixa...

Periodontia

Especialidade que estuda e controla as infecções da Gengiva A Periodontia é a especialidade que trata da periodontite estudando a...

Cirurgia Ortognática

Ortognática Sub-especialidade da Cirurgia Buco Maxilo Facial A Cirurgia Ortognática é a sub-especialidade da Cirurgia Buco Maxilo Facial que...

Author: Redação

Share This Post On

Agência de Marketing especialista na área da saúde.
www.convertmkt.com.br