Aparelho odontológico (ortodôntico)

Aparelho odontológico (ortodôntico)

Aparelho odontológico fixo
Este tipo de aparelho é fixado aos dentes através de uma pasta adesiva ou cimento. O aparelho é composto por bráquetes (metálicos, plásticos ou cerâmicos), tubos e anéis, que suportam o arco metálico responsável por facilitar a movimentação dentária e não é necessário ajuda do paciente. Aparelho odontológico removível
Este aparelho é moldado para encaixar na boca do paciente, podendo ser removido pelo paciente ou pelo ortodontista. Neste caso a ajuda do paciente no tratamento é fundamental. Neste caso se realiza pequenas movimentações dentárias, utilizadas nas correções de alterações esqueléticas (ósseas).

Hoje em dia existem aparelhos fixo e removíveis como os de cerâmica, que são quase transparentes e é melhor escolha para quem é muito vaidoso, pois as peças de suporte se confundem com a coloração do dente.

Por quanto tempo se usa o aparelho odontológico?
Não existe uma forma exata de determinar o prazo que se deve usar o aparelho odontológico. O especialista pode estimar uma prazo que pode variar para mais ou para menos.

Alguns fatores biológicos, tipo do aparelho, manutenção, visitas ao dentista, cuidados e limpeza podem influenciar para que o aparelho odontológico e de acordo com a experiência na área da Ortodontia
Prever o tempo de um tratamento ortodôntico é difícil, pois este depende de vários fatores, como respostas biológicas individuais, tipo de má oclusão, tipo de aparelho utilizado e colaboração do paciente. Um tempo médio é de vinte e quatro a trinta meses de tratamento ativo.

Com qual idade devo usar aparelho odontológico?
Não existe idade máxima para a realização de tratamento ortodôntico. Porém os pacientes já na fase adulta devem tomar alguns cuidados especiais, principalmente em relação a gengiva (tecidos moles de suporte dos dentes) que podem chegar a contra-indicar o tratamento devido a fragilidade de desencadear problemas periodontais.

Hoje em dia uma das filosofias do tratamento ortodôntico é a correção da má oclusão desde a dentição decídua (dentição das crianças), caso seja necessário, é chamada de ortodontia preventiva, pode ser acompanhada ou não da ortopedia funcional dos maxilares.

Qual a função do ortodontista?
Avaliar, prevenir, corrigir, alinhar e posicionar os dentes na mandíbula.

O ortodontista estuda o posicionamento dos dentes e determina uma técnica a ser aplicada para que os dentes superiores e inferiores entrem em harmonia, no qual é essencial para triturar os alimentos, fazer a higiene bucal (com escovas e fio-dental), e corrigir problemas de fala, além disso, o tratamento proporciona um ótimo resultado estético. Para saber mais sobre o tratamento ortodôntico clique aqui.

  • Veja também


Ateliê Oral apresenta tendências para odontologia (Soluções Ateliê Oral)

Estamos vivendo um momento crucial na odontologia. Com o auxílio de avançadas ferramentas tecnológicas, esta área da saúde não...

Clareamento dental Dentes mais brancos e brilhantes

Qualquer pessoa pode ter seus dentes clareados, desde que eles estejam íntegros, sem muitas restaurações. Qualquer pessoa pode ter...

Cirurgia de Traumatologia ou Politraumatismo de Face

Este é o segmento na odontologia responsável pela avaliação e correção das injúrias cometidas na face é a cirurgia...

Endodontia – Tratamento de canal do dente

Qual a especialidade da endodontia? A Endodontia faz o tratamento de canal que nada mais é que remover o...

Dente do Siso, popularmente conhecido como dente do Juizo

Quando os dentes do siso aparecem? A erupção ocorre normalmente dos 17 aos 20 anos; portanto, são os últimos...

Retração Gengival

O QUE É RETRAÇÃO GENGIVAL? É o deslocamento da gengiva, provocando a exposição da raiz do dente. Isso pode...

Reabilitação oral

Recuperação completa do seu sorriso em pouco tempo A Reabilitação oral é a especialidade que desenvolve e cuida da...

Prótese total fixa ou removível (dentadura)

A prótese fixa ou removível (dentadura) é a forma mais pratica e rápida de trazer de volta aquele sorriso...

Prótese removível

A prótese pode ser parcial ou total A prótese total removível, popularmente conhecida como prótese é a forma mais...

Prótese dentária fixa

A prótese fixa é a restauração parcial ou total da coroa de um dente, quando se denomina prótese fixa...

Author: Redação

Share This Post On

Agência de Marketing especialista na área da saúde.
www.convertmkt.com.br