Doenças da Obesidade. Conheça as principais doenças de pessoas acima do peso.

Doenças da Obesidade. Conheça as principais doenças de pessoas acima do peso.

Dados do Ministério da Saúde revelam que cerca de 43% da população brasileira está acima do peso.

O número de pessoas acima de peso vem crescendo cada vez mais. Com isso, há também um aumento proporcional do risco de desenvolvimento das doenças da obesidade, que estão relacionadas ao excesso de peso.

Essas doenças da obesidade são chamadas de comorbidades e direta ou indiretamente, que expõem os pacientes obesos a riscos de complicações que podem reduzir a expectativa de vida.

O excesso de gordura no corpo desencadeia problemas de saúde que poderiam ser evitados. Em muitos casos, com a perda de peso as comorbidades são curadas, porém, em outros – como no caso do infarto, por exemplo – os danos são irreversíveis.

Doenças da Obesidade

Gráfico ilustrativo sobre as doenças da Obesidade em adultos

Como algumas das principais doenças da Obesidade podem prejudicar a saúde devido o excesso de peso:

Hipertensão Arterial ou pressão alta

A hipertensão arterial ocorre quando há um aumento da pressão, podendo ocasionar vários problemas cardiovasculares. O risco de desenvolver a hipertensão em pessoas acima do peso é muito maior (Doenças da Obesidade) do que em pessoas com peso adequado. Porém, existem outros fatores que contribuem para que esta doença se desenvolva: excesso no consumo de sódio, de álcool e sedentarismo.

O tratamento da hipertensão deve basear-se numa alimentação balanceada nutricionalmente, contendo todos os nutrientes, prática de atividade física e evitar o consumo de álcool, sal e sódio em excesso.

Resistência à Insulina

A resistência à insulina ou hiperinsulinemia é uma doença onde há um aumento na produção de insulina, que é um hormônio produzido pelo pâncreas, para tentar manter os níveis de glicose sangüínea normais. Assim, os níveis de glicemia estão freqüentemente normais, mas a insulina está elevada.

Este é um fator de risco para o diabetes tipo 2 e resulta em algumas alterações como diminuição do HDL-colesterol e aumento do triglicérides.

Diabetes

A diabetes pode ser caracterizada como uma doença da Obesidade mas também pode acometer pessoas magras. A diabetes é diagnosticada pelo aumento de glicose no sangue por deficiência de insulina ou por resistência à insulina. Existem 2 tipos de Diabetes: tipo I (insulino-dependente), geralmente adquirida por fatores genéticos e tipo II (não insulino-dependente), comumente causada pela obesidade e outros fatores ambientais. Podemos citar alguns fatores de risco, como histórico familiar de diabetes, sedentarismo, obesidade, doenças coronarianas e outros.

 

Colesterol elevado

O colesterol também muito comum na Obesidade, o total é composto pelas frações: HDL (colesterol bom) e LDL (colesterol ruim) e triglicérides. Ele também é diagnosticado através do exame de sangue, sendo normal até 200mg/dl.

Os níveis aumentados de colesterol total, LDL-colesterol (>200 mg/dl) e triglicérides (>150mg/dl) podem acarretar em entupimento de veias e artérias causando o infarto e derrame. Como prevenção deve-se evitar gordura saturada, presente em produtos de origem animal, como manteigas, leite integral e derivados, carnes gordas, pele de frango, frituras em geral etc.

Veja a lista completa das Doenças da Obesidade:

 

  • Diabetes
  • Pressão alta
  • Doenças cardíacas
  • Colesterol alto
  • Infertilidade
  • Infecções dermatológicas
  • Dores de coluna
  • Úlceras
  • Câncer
  • Pedras na vesícula biliar
  • Trombose
  • Apneia do sono
  • Esteatose hepática:
  • Depressão
  • Asma
  • Infertilidade e gravidez de risco
  • Neoplasia

As doenças da Obesidade não podem apenas serem observadas como um caso isolado. Se você está acima do peso e apresenta algum destes sintomas, procure um médico que possa lhe orientar. Será muito importante para sua saúde fazer um checkup com exames. As doenças da Obesidade devem ser levadas a serio pois a gravidade destas doenças podem chegar ao morte se não forem tratadas.

 

Além das doenças da Obesidade nos adultos, também devemos sitar as doenças da obesidade infantil. 

Pesquisas apontam que a obesidade infantil é um dos principais fatores que definem o um adulto obeso. Ou seja se a criança cresce obesa, ela tem mais chances de se tornar um adulto obeso e desenvolver ao longo da vida as doenças da Obesidade.

Obesidade Infantil afeta milhares de crianças no Brasil e no Mundo.

Obesidade Infantil afeta milhares de crianças no Brasil e no Mundo.

 

Estes outros artigos sobre Cirurgia Bariátrica podem ser de seu interesse:

 

Fontes de conteúdo sobre as Doenças da Obesidade:

  • Livro – Prevenção da Obesidade e de Doenças do Adulto na Infância – Editora Vozes
  • Livro – Obesidade e inflamação sistêmica em adolescentes
  • Livro – Tratado da Obesidade
  • Veja também


Banda Gástrica

A banda gástrica ajustável é um tipo de cirurgia bariátrica onde é colocada uma cinta que aperta o estômago,...

Como calcular o IMC?

Como calcular o IMC? Descubra o seu grau de IMC. Para calcular o IMC você precisa saber seu peso atual e altura....

Obesidade na gravidez

A Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelou que, desde 1974, o...

Tipos de Obesidade

A obesidade é uma doença crônica que se caracteriza pelo aumento da gordura corporal. Sendo uma doença crônica, é...

Gastrectomia Vertical

A Gastrectomia Vertical é um dos 4 tipos de cirurgia para redução de estômago. Os outros 03 tipos de cirurgia são: Cirurgia Bariátrica...

Balão Intragástrico

Balão Intragástrico no tratamento da obesidade Dr. Geraldo Santana – Endocrinologista O que é o balão intragástrico? O balão...

Cirurgia Metabólica

Cirurgia Metabólica As cirurgias para o tratamento da obesidade são conhecidas e realizadas há muitos anos no Brasil e...

Cirurgia Bariátrica

Esclareça todas as suas dúvidas sobre as cirurgias bariátricas para redução de estômago. Existem diversos programas que visam a redução do...

Abdominoplastia, posso fazer? Quanto custa?

Escolher fazer uma abdominoplastia não pode estar ligada somente ao preço. Avalie bem a equipe que fará sua abdominoplastia....

Cirurgia Bypass gástrico para redução de estômago

Cirurgia Bypass A Cirurgia Bypass é um dos 4 tipos de cirurgia bariátrica para redução de estômago. Os outros 03 tipos...

Author: Redação

Share This Post On

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agência de Marketing especialista na área da saúde.
www.convertmkt.com.br