Como calcular o IMC?

Como calcular o IMC?

Como calcular o IMC?

Descubra o seu grau de IMC. Para calcular o IMC você precisa saber seu peso atual e altura. Com estes dados você já poderá fazer o seu cálculo de IMC e saber se você está acima do peso.

 

Primeiro vamos entender o que é IMC:

Índice de Massa Corporal (IMC).

Este índice foi  adotado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O IMC  é um dos principais métodos de avaliação do grau de obesidade de uma pessoa, mas não pode ser decisivo para a indicação de um procedimento cirúrgico.

O cálculo do IMC mede o grau de obesidade, mas não mensura a gravidade da doença. Esta avaliação também pode sofrer alterações quando calculado em crianças obesas, idosos e pessoas muito musculosas. Analisando a Tabela IMC é possível compreender os cálculos.

Para calcular seu IMC, você tem de saber seu peso e sua altura.

Entretanto se você estiver grávida, converse com seu Obstetra para ajudar no cálculo do IMC gestacional e evitar cálculos errados.

Tabela IMC (Índice de Massa Corporal)

Tabela IMC (Índice de Massa Corporal)

Veja como é simples calcular seu IMC (índice de massa corporal):

O cálculo do IMC é feito dividindo o peso (em quilogramas) pela altura (em metros) ao quadrado.

Agora vamos calcular o seu IMC.


 

Vamos supor que o seu o seu peso atual é de 80kg e a sua altura é 1,80m, então a fórmula para calcular o IMC ficará assim:

IMC = 80 ÷ 1,802  (Oitenta Kg, dividido por um metro e oitenta ao quadrado = peso dividido pela altura ao quadrado = IMC)
* Para calcular o quadrado da sua altura, multiplique o número por ele mesmo (1,80 x 1,80 = 3,24)

IMC = 80 ÷ 3,24 (com o resultado da conta anterior divida novamente pelo peso que é Oitenta = IMC)

IMC = 24,69 (Resultado do cálculo do imc)

Resultado do IMC:
Você esta com um peso normal segundo a tabela IMC.

Porém é sempre muito importante fazer um acompanhamento médico, pois algumas pessoas são falsos magros.


 

Agora faremos outro cálculo de IMC.
Supomos que a pessoa tenha um peso de 70kg e altura de 1,50m, então o cálculo do IMC será:

IMC = 70 ÷ 1,50(Setenta Kg, dividido por um metro e cinquenta ao quadrado = peso dividido pela altura ao quadrado)
* Para calcular o quadrado da sua altura, multiplique o número por ele mesmo (1,50 x 1,50 = 2,25)

IMC = 70 ÷ 2,25 (com o resultado da conta anterior divida novamente pelo peso que é setenta = IMC)

IMC = 31,11 (Resultado do calculo do imc)

Para facilitar o compreendimento da população a OMS organizou cada tipo de obesidade com base no cálculo do IMC.
Veja as considerações de cada tipo de IMC (Grau de Obesidade) e quais os riscos para sua saúde de acordo com o resultado do cálculo do IMC, e as opções de tratamento.

Tabela IMC padrão (Índice de Massa Corporal)

Com esta tabela IMC é possível encontrar seu cálculo de IMC.
Encontre seu peso e sua altura.

Dica: Clique na Tabela IMC para ampliar

Tabela IMC - Cálculo do IMC (Peso x Altura)

Tabela IMC – Cálculo do IMC (Peso x Altura)

Tabela IMC (Índice de Massa Corporal)

De acordo com a tabela IMC, veja o enquadramento da saúde de uma pessoa:

Desnutrido
IMC menor que 18

A pessoa desnutrida é considerada uma pessoa magra. No cálculo do IMC o resultado é inferior a 18 e chegando a 14. Por exemplo: uma pessoa com 1,70 de altura e peso de 50 kg tem um calculo de IMC de 17,30 e é considerada desnutrida. Geralmente isso acontece por que a pessoa ingere uma quantidade de alimentos menor do que o ideal recomendado. Isso obriga o organismo a gastar suas reservas de gordura para manter o metabolismo funcionando, levando à subnutrição.

Pessoas com o cálculo de IMC entre 14 e 18 devem procurar ajuda nutricional para dar início a uma dieta rica em vitaminas, nutrientes e sais minerais. A nova dieta evitará complicações como o  desenvolvimento de doenças causadas pela desnutrição, como: Osteoporose, raquitismo, entre outras.

 

Peso saudável
IMC entre 18,5 e 24,9

Uma pessoa que tem o cálculo de IMC entre 18,5 e 24,9 é considerada saudável e se enquadra na categoria de pessoas que possuem uma alimentação equilibrada e nutritiva.

O peso saudável ou IMC saudável, diferente do que muitas pessoas pensam, não está relacionado apenas à satisfação em frente ao espelho, mas sim, aos benefícios que a vida saudável proporciona ao organismo.

Tratamento deste tipo de IMC:

Para manter-se com o IMC saudável, é importante investir também em atividades físicas diárias e no consumo de todos os nutrientes necessários para o corpo manter-se em equilíbrio.

 

Sobrepeso
IMC entre 25 e 29,9

Uma pessoa que está no sobrepeso, tem o cálculo de IMC entre 25 a 29,9. Já entra no risco moderado ou Pré-Obesidade, O sobrepeso simboliza o excesso de tecido adiposo (em maior quantidade que o tecido saudável).

Essa condição do IMC acomete grande parte da população que se alimenta mais do que precisa e geralmente leva uma vida sedentária.

Hoje, estima-se que cerca de 1 bilhão de adultos possuem o cálculo de IMC entre 25 e 29,9 e precisem, com urgência, adotar novos hábitos de vida para deixar a categoria que é considerada a porta de entrada para a obesidade.

Tratamento para este cálculo de  IMC:

Converse com uma nutricionista e adote uma prática de exercícios aeróbicos, como: natação, caminhadas, corridas de rua ou esteira, ciclismo, tênis e até mesmo as danças de salão, ballet, hiphop e a capoeira oferecem bons resultados para mudar do Sobrepeso para o Peso Saudável e reduzir o cálculo de IMC.

 

Obesidade Grau I
IMC entre 30 e 34,9

Os pacientes que se encontram em Obesidade grau I ou Leve, convivem diariamente com as dificuldades do excesso de peso, tais como problemas respiratórios, cardíacos e metabólicos que levam gradativamente às dificuldades para praticar simples atividades no dia a dia.

Isso se deve ao excesso de gordura que leva à falta de preparo físico e que acaba otimizando os fatores sedentários e aumentando a obesidade.

É preciso procurar ajuda médica com urgência (Tratamentos de Obesidade) para que o quadro não se agrave.

 

Obesidade Mórbida
(Grau II e III)
IMC acima de 35

Tanto a obesidade severa, quanto a mórbida, são classificações para quando o excesso de gordura coloca em alto risco o bem-estar e a vida do paciente, podendo levar ao desenvolvimento de diversas doenças, dentre elas o diabetes, a hipertensão, ataques do coração, infarto, derrames cerebrais, artrite, má circulação e muitas outras.

Com este cálculo de IMC, é necessário o tratamento médico com urgência.
Em alguns casos é indicado uma das opções de Cirurgia Bariátrica.

 

Super Obesidade
(Grau IV)
IMC acima de 40

O mais alto grau da obesidade, podendo tirar do paciente a capacidade de se locomover e de realizar as mais simples atividades corriqueiras.

Pacientes nesse estado devem procurar ajuda médica o mais rápido possível, pois seu risco de diminuição na quantidade e na qualidade de vida são extremamente elevados.

As cirurgias para o tratamento da obesidade são conhecidas e realizadas há muitos anos no Brasil e no mundo. No início, por ser o excesso de peso a preocupação principal, deu-se a este conceito o nome de cirurgia bariátrica. Hoje também é possível realizar a cirurgia metabólica e os tratamentos complementares.

Caso prefira veja este vídeo explicativo – Como fazer o cálculo do IMC

O Cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal) tem o objetivo de alertar a população de forma simples, sobre o momento de se prevenir ou procurar uma orientação médica.

Conheça alguns médicos especialista da área:
Obesidade

  • Veja também


Obesidade infantil: Índice sobe para 72 Milhões até 2025

Conheça dados preocupantes sobre os níveis de gordura infantil, além de maneiras de evitar tal problema com os jovens...

Em 2045 um quarto da população mundial será obesa

Pesquisa aponta em novo estudo que os níveis de pessoas obesas podem crescer alarmante e assim se tornar uma...

Banda Gástrica

A banda gástrica ajustável é um tipo de cirurgia bariátrica onde é colocada uma cinta que aperta o estômago,...

Obesidade na gravidez

A Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelou que, desde 1974, o...

Tipos de Obesidade

A obesidade é uma doença crônica que se caracteriza pelo aumento da gordura corporal. Sendo uma doença crônica, é...

Gastrectomia Vertical

A Gastrectomia Vertical é um dos 4 tipos de cirurgia para redução de estômago. Os outros 03 tipos de cirurgia são: Cirurgia Bariátrica...

Balão Intragástrico

Balão Intragástrico no tratamento da obesidade Dr. Geraldo Santana – Endocrinologista O que é o balão intragástrico? O balão...

Cirurgia Metabólica

Cirurgia Metabólica As cirurgias para o tratamento da obesidade são conhecidas e realizadas há muitos anos no Brasil e...

Cirurgia Bariátrica

Esclareça todas as suas dúvidas sobre as cirurgias bariátricas para redução de estômago. Existem diversos programas que visam a redução do...

Doenças da Obesidade. Conheça as principais doenças de pessoas acima do peso.

Dados do Ministério da Saúde revelam que cerca de 43% da população brasileira está acima do peso. O número...

Author: Redação

Share This Post On
468 ad