Obesidade e poluição aumentam os casos de apneia infantil

Obesidade e poluição aumentam os casos de apneia infantil

Irritabilidade e sonolência durante o dia podem indicar noite mal dormida

O aumento da obesidade e a influência de fatores externos, como a poluição, são algumas causas que têm contribuído para o crescimento da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono “SAOS” em crianças.

O ronco, principal indicador da condição, é mais frequentes em adultos após os 40 anos, o especialista afirma que prestar atenção na respiração dos filhos durante a noite pode ajudar a descobrir problemas que vão além das dificuldades respiratórias.

“A obesidade cada vez mais acentuada e fatores ambientais, como a poluição, podem levar à irritação das vias respiratórias e a quadros infecciosos. Em geral, o motivo mais comum é o crescimento exagerado das amígdalas e da adenoide, que prejudicam a oxigenação do organismo como um todo durante o sono”, explica o especialista.

O alerta feito pelo especialista também foi destacado em um estudo da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos. A pesquisa mostrou que a origem de problemas comportamentais e de aprendizagem, como hiperatividade e agressividade pode estar em um sono fragmentado.

Essas alterações, de acordo com a pesquisa, são até cinco vezes mais comuns nas crianças que sofrem de “SAOS”, podendo chegar a até seis vezes quando o distúrbio é persistente. E uma em cada dez crianças ronca regularmente, sendo que de 2% a 4% delas têm apneia.

Apesar de o estudo apontar que os casos de crianças com apneia são mais frequentes entre 2 e 6 anos, para o Especialista, a incidência dependerá também dos fatores externos. Um dos primeiros sintomas é o ronco. “Os pais devem ficar atentos se a criança tem ficado irritada e sonolenta durante o dia. Somente com o diagnóstico exato, feito por um exame que monitora o sono (polissonografia), o melhor tratamento poderá ser indicado”, afirma.

Tratamento. Para voltar a ter um sono tranquilo e reparador, na maioria das vezes, o tratamento é cirúrgico e feito por um otorrinolaringologista, com a retirada das amígdalas e da adenoide. E, se a criança está obesa, a dieta é o mais recomendado, conforme aponta o especialista.

Os dois filhos da advogada Diva Pimenta, 25, fizeram a cirurgia. “Antes, o sono do Davi, 5, e do Arthur, 4, era muito difícil. Eles transpiravam muito à noite e roncavam tão alto que eu escutava do meu quarto. A primeira noite em casa após a cirurgia já foi maravilhosa”, conta a mãe, que também teve o problema na adolescência.

Flash

Estudo. Cinquenta por cento das crianças cujos sintomas de apneia aparecem cedo – por volta de 6 a 18 meses – são mais propensas a ter problemas comportamentais aos 7 anos, se comparadas às crianças com respiração normal, apontou a pesquisa realizada nos EUA.
Fonte: O tempo

Conheça alguns médicos especialista da área:
Notícias

  • Veja também


Conheça Verdades e Mitos sobre a Bronquiolite

A bronquiolite cresce nos períodos de frio no Brasil. Crianças são as mais afetadas e os pais aumentam sua...

5 motivos para o médico ir até você

A tecnologia está conferindo um papel importante na saúde: unir acessibilidade para atender uma grande demanda de usuários que...

A revolução do hospital digital

Em entrevista ao Saúde Business, o diretor geral da MV, Luciano Regus, enumera as vantagens do hospital digital e...

Hospital Sírio-Libanês no Congresso da Sociedade de Cardiologia de SP (Socesp) 2017

Hospital Sírio-Libanês participa de um dos maiores eventos de cardiologia O Hospital Sírio-Libanês estará presente na 38.ª edição do...

Casa de Saúde Saint Roman realiza mais de 70 mil atendimentos

A Casa de Saúde Saint Roman, referência nos tratamentos da saúde mental e dependência química no Rio de Janeiro,...

Instituto Oncoclínicas lança plataforma digital

O Instituto Oncoclínicas de Ensino, Pesquisa e Educação Médica Continuada (IOEPEMC) acaba de lançar o canal na internet com acesso...

Como a telemedicina está transformando os cuidados em saúde [Infográfico]

Vivemos um período marcado por conexões de internet mais rápidas, smartphones onipresentes. O momento contribui para que o setor...

Ateliê Oral apresenta tendências para odontologia (Soluções Ateliê Oral)

Estamos vivendo um momento crucial na odontologia. Com o auxílio de avançadas ferramentas tecnológicas, esta área da saúde não...

Nova regulamentação autoriza farmácias a aplicar vacinas

As farmácias estão entrando em um novo mercado que é no momento atual dominado pelas clínicas de imunização. Uma...

Doação de sangue 2017 | Campanha de doação de sangue envolve celebridades

Atualmente, 1,8% da população brasileira doa sangue. A Campanha tem como objetivo reafirmar a importância do ato e incentivar...

Author: Redação

Share This Post On
468 ad