Instituto Oncoclínicas lança plataforma digital

Instituto Oncoclínicas lança plataforma digital

O Instituto Oncoclínicas de Ensino, Pesquisa e Educação Médica Continuada (IOEPEMC) acaba de lançar o canal na internet com acesso gratuito para profissionais de saúde. Criada em 2015, a organização é parte de uma iniciativa liderada por oncologistas que compõem o corpo clínico do Grupo Oncoclínicas em todo o Brasil, com a missão de gerar, disseminar e integrar o conhecimento para o tratamento do câncer. A partir de iniciativas como simpósios e grupos de discussão de casos, o Instituto Oncoclínicas promove o fomento ao ensino continuado, pesquisa e formação profissional especializada.

A proposta do novo site – lançado durante a ASCO 2017 Annual Meeting, encontro anual promovido pela Sociedade Americana de Oncologia Clínica – é ser um espaço totalmente colaborativo, aberto para que profissionais de saúde contribuam para o desenvolvimento de um ecossistema para troca contínua de conhecimento, contemplando conteúdos diversos, que contribuem para a disseminação de informações de qualidade, seja por meio de artigos, estudos, pesquisas ou discussões. “Este é um passo adiante na transmissão do conhecimento e da informação entre os profissionais envolvidos no tratamento oncológico. E uma conquista importante para todos nós que nos dedicamos e trabalhamos no combate ao câncer”, comenta o Dr. Raphael Brandão, Coordenador Científico do Grupo Oncoclínicas.

Entre os principais atrativos da plataforma digital está o PACTO – Padrão Assistencial de Conduta no Tratamento Oncológico, que engloba o que existe de mais atual no mundo em práticas e condutas nos segmentos de Oncologia Clínica, Radio-Oncologia e Farmaco-Oncologia. Pautado por estudos científicos, informações práticas e normas de órgãos regulatórios, o PACTO funciona como uma verdadeira biblioteca virtual, que uniformiza e integra dados para consulta de especialistas, facilitando as tomadas de decisões terapêuticas.

Há ainda a área Academia Instituto Oncoclínicas, programa completo de ensino a distância (EAD), que, inicialmente, terá mais de 120 aulas disponíveis, entre as quais as especialidades câncer de mama, oncologia torácica, tumores do trato gastrointestinal, tumores do trato geniturinário, melanoma e sarcoma, cabeça e pescoço, neuro-oncologia, onco-hematologia, oncogenética e cuidados paliativos. Os interessados poderão ainda acompanhar os chamados Tumor Boards – série de debates por videoconferência comandada por oncologistas do Grupo Oncoclínicas e do Dana-Farber Cancer Institute / Harvard Cancer Center para troca de informação sobre casos clínicos de alta complexidade. Além disso, a página online realizará transmissões ao vivo de eventos de grande relevância no cenário mundial da oncologia.

“A partir dessas diferentes iniciativas disponibilizadas no meio digital, o Instituto Oncoclínicas passa a oferecer acesso ao que há de mais avançado para o tratamento do câncer, com a garantia de uma curadoria editorial feita por médicos para médicos”, explica o Dr. Raphael.

FONTE: Saúde Business

Conheça alguns médicos especialistas da área:
Notícias

  • Veja também


Obesidade cresce junto da população brasileira

A obesidade já é uma realidade para 18,9% dos brasileiros. Já o sobrepeso atinge mais da metade da população...

Vacinação contra a pólio começa em 6 de agosto

Em meio ao aumento de casos de poliomielite identificados na Venezuela, o Ministério da Saúde informou que a campanha...

O teste de Q.I. faz realmente sentido em levar em conta seus resultados?

O teste de Q. I. por muitas vezes é levado em conta sobre os níveis de inteligência de uma...

Emotion Park: Diversão, Atividade Física e Saúde

Carlos do Amaral Um grande espaço dentro do Anime Friends tinha uma estrutura com cesta de basquete, traves como...

Swordplay como condutor de Saúde

Carlos do Amaral Um homem de cada lado com uma espada e um juiz os separando. A luta começa...

“Isso aqui me fez sair da depressão”, conta expositora no Anime Friends

Carlos do Amaral Quatro dias foi o período em que o Anime Friends agitou toda a capital paulista. Muitas...

“Consigo trazer as pessoas muita alegria e felicidade com meu trabalho”

Carlos do Amaral Quando participamos de eventos como o Anime Friends é sem dúvida especial. Muitos universos se colidem...

Motivação, Cosplay e o Anime Friends em uma mesma sintonia

Carlos do Amaral O Anime Friends reuniu diversos amantes do mundo geek em um mesmo lugar, o Parque Anhembi....

Espasmo na coluna, um problema que afeta pessoas e também atletas profissionais

Problema que tirou o lateral brasileiro do último jogo da fase de grupos da Copa do Mundo, pode atingir...

Planos de Saúde ficam 10% mais caros

Medida criada em maio foi sendo avaliada durante todo esse tempo e nessa semana recebeu a aprovação dos órgãos...

Author: Redação

Share This Post On
468 ad