Em 2020, a depressão será tão comum quanto dor nas costas

Em 2020, a depressão será tão comum quanto dor nas costas

Parece que a vida perdeu a graça, a vontade de trabalhar desapareceu e o mal-estar e a tristeza são companheiros constantes. Fique atento, pois pode ser depressão. O problema atinge 17% da população mundial e apresenta outros sintomas, como irritabilidade, alterações no sono, dificuldade de concentração e até problemas intestinais.

A depressão é uma doença grave e só no Brasil afetam 36 milhões de pessoas. Estudos apontam que no mundo todo 25% das mulheres contra 15% dos homens poderão sofrer com o problema. Segundo a Organização Mundial da Saúde, trata-se da segunda maior causa de perda de qualidade de vida e, no ano de 2020, será tão comum quanto dor nas costas.

De acordo com a especialista, os estados depressivos constituem, pela sua prevalência, grave problema de saúde pública. “É o mais comum dos distúrbios afetivos e pode variar de uma afecção muito leve, beirando a normalidade, à depressão grave ou psicótica, acompanhada por alucinações e delírios. Como uma doença sistêmica, a depressão se manifesta por sintomas que afetam o humor, as funções cognitivas, a motricidade, as funções vegetativas, como sono e apetite, e vários parâmetros neurofisiológicos”, destaca.

O especialista ressalta que, apesar de os estados depressivos serem caracterizados principalmente pelos sintomas de tristeza e vazio, nem todas as pessoas relatam a sensação subjetiva da tristeza. “Muitos citam apenas a perda da capacidade de sentir prazer nas atividades em geral e a redução do interesse. Soma-se, com frequência, a esses sintomas a fadiga ou a perda de energia, caracterizada pelo cansaço excessivo. Em alguns casos podem predominar a ansiedade e a agitação motora, enquanto em outros a depressão se manifesta na irritabilidade, no comportamento histérico, no consumo excessivo de álcool, nas preocupações hipocondríacas e na acentuação de fobias e de obsessões preexistentes”, alerta a especialista.

Os sintomas se manifestam de forma emocional: infelicidade, apatia e pessimismo; perda de motivação e sentimento exacerbado de culpa, baixa autoestima e sentimento de feiura. “Os sintomas biológicos são: retardo de pensamento e ação; distúrbios do sono; perda de apetite e redução e/ou perda de libido. A depressão é classificada em dois grandes tipos de manifestação: a depressão unipolar, na qual as oscilações de humor são sempre uni direcionadas, e a depressão bipolar ou distúrbio afetivo bipolar, no qual a depressão se alterna com mania”, completa o especialista.
Portal: Jm Online

Conheça alguns médicos especialistas da área:
Notícias

  • Veja também


Obesidade cresce junto da população brasileira

A obesidade já é uma realidade para 18,9% dos brasileiros. Já o sobrepeso atinge mais da metade da população...

Vacinação contra a pólio começa em 6 de agosto

Em meio ao aumento de casos de poliomielite identificados na Venezuela, o Ministério da Saúde informou que a campanha...

O teste de Q.I. faz realmente sentido em levar em conta seus resultados?

O teste de Q. I. por muitas vezes é levado em conta sobre os níveis de inteligência de uma...

Emotion Park: Diversão, Atividade Física e Saúde

Carlos do Amaral Um grande espaço dentro do Anime Friends tinha uma estrutura com cesta de basquete, traves como...

Swordplay como condutor de Saúde

Carlos do Amaral Um homem de cada lado com uma espada e um juiz os separando. A luta começa...

“Isso aqui me fez sair da depressão”, conta expositora no Anime Friends

Carlos do Amaral Quatro dias foi o período em que o Anime Friends agitou toda a capital paulista. Muitas...

“Consigo trazer as pessoas muita alegria e felicidade com meu trabalho”

Carlos do Amaral Quando participamos de eventos como o Anime Friends é sem dúvida especial. Muitos universos se colidem...

Motivação, Cosplay e o Anime Friends em uma mesma sintonia

Carlos do Amaral O Anime Friends reuniu diversos amantes do mundo geek em um mesmo lugar, o Parque Anhembi....

Espasmo na coluna, um problema que afeta pessoas e também atletas profissionais

Problema que tirou o lateral brasileiro do último jogo da fase de grupos da Copa do Mundo, pode atingir...

Planos de Saúde ficam 10% mais caros

Medida criada em maio foi sendo avaliada durante todo esse tempo e nessa semana recebeu a aprovação dos órgãos...

Author: Redação

Share This Post On
468 ad