Descubra como ter uma boa noite de sono

Descubra como ter uma boa noite de sono

Dormir é necessidade fisiológica de todo ser humano, mas para alguns é difícil ter uma boa noite de sono. Apnéia do sono, ronco e insônia são algumas das causas de noites mal dormidas.

A qualidade do sono interfere muito na vida diária das pessoas, dormir mal reflete em cansaço, mal humor, dores de cabeça, dificuldade de concentração e outros sintomas desgastantes no dia seguinte.

O sono é o momento de descanso do corpo e da mente, fundamental para suas funções biológicas. Muitos necessitam de muitas horas, para outros, poucas horas são suficientes, porém, ter uma noite de sono tranqüila é algo imprescindível para o bem-estar das pessoas.

Conheça um pouco mais sobre a insônia e apnéia de sono e veja também como a alimentação pode influenciar no sono.

Insônia

A insônia pode ser resultado da ansiedade, depressão, estresse ou pode acontecer em decorrência de alguma doença. Pode se manifestar de três formas: a demora para iniciar o sono, o acordar durante a noite e o despertar muito cedo. Pode ocorrer de forma transitória, num período de preocupação e estresse ou pode persistir por mais de três semanas, quando denomina-se crônica.

Para combater este distúrbio é importante diagnosticar sua causa e fazer o tratamento correto, mas alguns hábitos diários e dicas de alimentação podem colaborar com essa situação.

Apnéia do sono

A apnéia do sono é a obstrução das vias aéreas por alguns momentos durante a noite, os principais sintomas são o ronco e a sonolência excessiva durante o dia. É preciso ir em busca de tratamento, pois a apnéia pode afetar vários órgãos do corpo, principalmente o coração, dessa forma o individuo corre o risco de desenvolver arritmias, hipertensão, infarto, etc.

Ter uma noite de sono tranqüila é algo imprescindível para o bem-estar das pessoas O ronco é a tradução sonora que indica a diminuição ou estreitamento da via aérea durante a passagem do ar. Se for um processo de estreitamento severo resulta na apnéia.

Os portadores de distúrbio respiratório do sono respiram pela boca, como não é possível respirar e mastigar ao mesmo tempo, eles passam a comer rapidamente. Essas pessoas não conseguem comer devagar.

Algumas dicas gerais para um sono tranqüilo:

-Beber aquela xícara de leite morno com mel antes de dormir é uma boa pedida, pois o leite contém triptofano, que é um aminoácido essencial, ele age como um indutor natural do sono, por aumentar a quantidade de serotonina, um sedativo também natural do cérebro. O mel também é proposital, por ser um carboidrato, facilita a entrada do triptofano no cérebro.

-Evite o consumo de alimentos gordurosos, frituras em geral, antes de dormir, pois pode provocar azia e má digestão e dessa forma causar aquela inquietação durante o sono.

-Bebidas estimulantes como chá preto, chá mate, café, refrigerantes, bebidas alcoólicas também devem ser evitadas, pois possui em sua composição xantina e cafeína que estimulam o sistema nervoso central.

-Muito cuidado na quantidade dos alimentos ingeridos na última refeição, principalmente se for realizada poucas horas antes de dormir, para que você não sinta aquela sensação de empachamento.

-Beba chá de ervas descafeínados.

-Outras dicas como tomar banho quente antes de dormir, usar roupas leves, confortáveis, ler um livro, ouvir uma música para relaxar, também são boas sugestões para que você tenha uma boa noite de sono.
Fonte: Mais Equilibrio

  • Veja também


Hospital Sírio-Libanês no Congresso da Sociedade de Cardiologia de SP (Socesp) 2017

Hospital Sírio-Libanês participa de um dos maiores eventos de cardiologia O Hospital Sírio-Libanês estará presente na 38.ª edição do...

Casa de Saúde Saint Roman realiza mais de 70 mil atendimentos

A Casa de Saúde Saint Roman, referência nos tratamentos da saúde mental e dependência química no Rio de Janeiro,...

5 motivos para o médico ir até você

A tecnologia está conferindo um papel importante na saúde: unir acessibilidade para atender uma grande demanda de usuários que...

Instituto Oncoclínicas lança plataforma digital

O Instituto Oncoclínicas de Ensino, Pesquisa e Educação Médica Continuada (IOEPEMC) acaba de lançar o canal na internet com acesso...

A revolução do hospital digital

Em entrevista ao Saúde Business, o diretor geral da MV, Luciano Regus, enumera as vantagens do hospital digital e...

Como a telemedicina está transformando os cuidados em saúde [Infográfico]

Vivemos um período marcado por conexões de internet mais rápidas, smartphones onipresentes. O momento contribui para que o setor...

Ateliê Oral apresenta tendências para odontologia (Soluções Ateliê Oral)

Estamos vivendo um momento crucial na odontologia. Com o auxílio de avançadas ferramentas tecnológicas, esta área da saúde não...

Nova regulamentação autoriza farmácias a aplicar vacinas

As farmácias estão entrando em um novo mercado que é no momento atual dominado pelas clínicas de imunização. Uma...

Doação de sangue 2017 | Campanha de doação de sangue envolve celebridades

Atualmente, 1,8% da população brasileira doa sangue. A Campanha tem como objetivo reafirmar a importância do ato e incentivar...

Medicamentos mais baratos | Países do Mercosul faram compras conjuntos de medicamentos

Medida visa redução de preço para maior oferta de tratamento à população dos países que integram o bloco Os...

Author: Redação

Share This Post On

Agência de Marketing especialista na área da saúde.
www.convertmkt.com.br