Como não dormir no trabalho

Como não dormir no trabalho

A sonolência durante o dia é um problema que afeta sete milhões de brasileiros, de acordo um levantamento realizado pelo IBGE em 2009. Este cansaço excessivo pode desencadear vários problemas na rotina diária, resultando em baixa produtividade no trabalho, irritabilidade e até na saúde.

A fisioterapeuta especialista no sono, Fernanda Camargo, explica a importância de uma boa noite de sono: “Existem inúmeros benefícios para a saúde e o bem-estar que uma boa noite de sono proporciona no dia a dia do paciente, desde a melhora na concentração até a redução da ansiedade”, diz.

No dia a dia
O indicado para tratar este problema é descobrir a causa do cansaço excessivo, regulando os horários do organismo, desde a alimentação, exercícios físicos até a hora de dormir. Quando se estabelecem horários o organismo regula o ritmo da produção hormonal, favorecendo a disposição do dia a dia.

O fato de realizar as refeições em um horário pré-determinado, de forma equilibrada, beber bastante água ajuda a melhorar seu cansaço excessivo e ainda se mantém em forma.
Realizar exercícios físicos também é indicado para ter um dia ativo no trabalho. Existe uma variedade de opções, como: caminhada, corrida, natação, hidroginástica, pilates, condicionamento físico, dança, etc. Os treinos colaboram diretamente no coração e pulmão fortalecendo os músculos e colaborando diretamente para a qualidade de vida.
Na hora de dormir
Não menos importante a hora de dormir coloca o corpo e a mente em dia. É bom evitar alguns hábitos muito comuns, como beber álcool ou estimulantes como café, antes de ir para cama. Estas substâncias atrapalham o sono e diminuem o descanso durante as horas de sono.
Se o ronco é o problema que tira o sono, tanto do paciente, como do companheiro que divide a cama, existem algumas dicas que podem ajudar a ter uma noite tranquila. Desde evitar dormir de barriga para cima, como procurar orientação médica para perder peso.

Outro forma de evitar o ronco é com o uso do aparelho CPAP (Continuous Positive Air Pressure), utilizado para dormir. A fisioterapeuta especialista no sono, Fernanda Camargo, explica que tanto o CPAP como o BIPAP (Bilevel Positive Pressure Airway), ambos respiradores mecânicos, tem sido uma das melhores recomendações para tratar este tipo de problema e ainda ajuda a pessoa a ter uma qualidade de vida e saúde.

O tratamento consiste em utilizar uma máscara, que é colocada sobre o nariz e a boca, ligada a um aparelho que devido à injeção contínua de ar, mantendo a pressão positiva sobre as vias aéreas superiores, levando ao desbloqueio destas vias. O período do tratamento é avaliado de acordo com cada caso, e os resultados são comemorados pelo paciente, que obtém um sono tranquilo e o descanso merecido.

Conheça alguns médicos especialista da área:
Notícias

  • Veja também


Conheça Verdades e Mitos sobre a Bronquiolite

A bronquiolite cresce nos períodos de frio no Brasil. Crianças são as mais afetadas e os pais aumentam sua...

5 motivos para o médico ir até você

A tecnologia está conferindo um papel importante na saúde: unir acessibilidade para atender uma grande demanda de usuários que...

A revolução do hospital digital

Em entrevista ao Saúde Business, o diretor geral da MV, Luciano Regus, enumera as vantagens do hospital digital e...

Hospital Sírio-Libanês no Congresso da Sociedade de Cardiologia de SP (Socesp) 2017

Hospital Sírio-Libanês participa de um dos maiores eventos de cardiologia O Hospital Sírio-Libanês estará presente na 38.ª edição do...

Casa de Saúde Saint Roman realiza mais de 70 mil atendimentos

A Casa de Saúde Saint Roman, referência nos tratamentos da saúde mental e dependência química no Rio de Janeiro,...

Instituto Oncoclínicas lança plataforma digital

O Instituto Oncoclínicas de Ensino, Pesquisa e Educação Médica Continuada (IOEPEMC) acaba de lançar o canal na internet com acesso...

Como a telemedicina está transformando os cuidados em saúde [Infográfico]

Vivemos um período marcado por conexões de internet mais rápidas, smartphones onipresentes. O momento contribui para que o setor...

Ateliê Oral apresenta tendências para odontologia (Soluções Ateliê Oral)

Estamos vivendo um momento crucial na odontologia. Com o auxílio de avançadas ferramentas tecnológicas, esta área da saúde não...

Nova regulamentação autoriza farmácias a aplicar vacinas

As farmácias estão entrando em um novo mercado que é no momento atual dominado pelas clínicas de imunização. Uma...

Doação de sangue 2017 | Campanha de doação de sangue envolve celebridades

Atualmente, 1,8% da população brasileira doa sangue. A Campanha tem como objetivo reafirmar a importância do ato e incentivar...

Author: Redação

Share This Post On
468 ad