Hiperatividade e déficit de atenção nas crianças

Hiperatividade e déficit de atenção nas crianças

A hiperatividade e déficit de atenção são mais comumente vistos em crianças e se baseia nos sintomas de desatenção (pessoa muito distraída) e hiperatividade (pessoa muito ativa, por vezes agitada, bem além do comum).

Tais aspectos são normalmente encontrados em pessoas sem o problema, mas para haver o diagnóstico desse transtorno, a falta de atenção e a hiperatividade devem interferir significativamente na vida e no desenvolvimentos normais da criança ou do adulto.

A hiperatividade pode ocorrer em diferentes graus de intensidade, com sintomas variando entre leves a graves. A depender da gravidade destes sintomas, a hiperatividade pode comprometer o desenvolvimento e a expressão linguística, a memória e habilidades motoras. Pode afetar crianças, adolescentes e até mesmo alguns adultos, embora o mais comum seja encontrar meninos hiperativos.

É importante que as causas da hiperatividade sejam identidicadas de forma correta. A falta de um bom diagnóstico diferencial pode levar a tratamentos inadequados. Saber mais sobre diagnóstico e tratamento para hiperatividade no TDAH faz toda a diferença na hora de ajudar seu filho.

  • Nem todas as formas de hiperatividade tem relação com déficit de atenção. Outras causas possíveis são alterações metabólicas e hormonais, intoxicação por chumbo, complicações no parto, abuso de substâncias durante a gestação, entre outras. Problemas situacionais, como crises familiares (luto, separação dos pais e outras mudanças) podem ser traumáticas para crianças e levarem a um quadro de hiperatividade reativa.
  • Todas estas possíveis causas devem ser investigadas antes de iniciar o tratamento da hiperatividade, especialmente quando se desconfia de hiperatividade em bebês.
  • Um especialista em comportamento infantil pode ajudar a distinguir entre a criança normalmente ativa e enérgica e a criança realmente hiperativa. As crianças até mesmo as menores podem correr, brincar e agitar-se felizes durante horas sem cochilar, dormir ou demonstrar qualquer cansaço. Para garantir que a criança realmente hiperativa seja tratada adequadamente – e evitar tratar erroneamente uma criança normal – é importante que seu filho receba um diagnóstico preciso.

É também possível encontrar Déficit de Atenção sem Hiperatividade. Há mais de um tipo de TDAH: TDAH Tipo Desatento, TDAH Tipo Hiperativo-Impulsivo e TDAH Misto / Combinado.  Faça um dos testes online do IPDA.

Fonte: Instituto Neurologia Funcional, Clínica do IPDA

  • Veja também


Vacinação Gratuita de contra a Gripe entra em reta final

A campanha de vacinação gratuita contra a gripe termina nessa sexta-feira. Mais de 40 milhões de pessoas já tomaram,...

Diabetes e Problemas Cardiovasculares podem ser evitados andando de bicicleta

Exercícios físicos como andar de bicicleta podem ajudar os indivíduos com problemas ligados a diabetes e também cardiovasculares. Uma...

Banco de Leite Humano precisa de doações

As crianças prematuras precisam de leite materno para poderem continuar suas lutas pela vida. Os bancos de leite humano...

O que é a vitamina D?

Pesquisas mostram que a vitamina D é parte primordial para vários órgãos e sistemas do corpo humano. Por trabalhar...

Obesidade infantil: Índice sobe para 72 Milhões até 2025

Conheça dados preocupantes sobre os níveis de gordura infantil, além de maneiras de evitar tal problema com os jovens...

Em 2045 um quarto da população mundial será obesa

Pesquisa aponta em novo estudo que os níveis de pessoas obesas podem crescer alarmante e assim se tornar uma...

Dengue, Chikungunya e Zika continuam a fazer vítimas em 2018

45 pessoas morreram por causa de tais doenças. O numero é divulgado pelo Ministério da Saúde e registrou queda...

Curativo é criado para sequelas de corações infartados

O ataque cardíaco faz com que partes do coração morram. Assim esses setores são perdidos para sempre. Pois em...

OMS divulga dados preocupantes sobre Mortes na Gravidez

A morte de mulheres durante a gravidez, parto ou puerpério vem crescendo no país. Números marcam cinco mulheres morrendo...

Histórias populares trazem inseguranças às grávidas

‘Criam um monstro na cabeça da mulher’: É o que afirma uma das entrevistadas. Ditos populares confundem as futuras...

Author: Redação

Share This Post On
468 ad