Bruxismo

Bruxismo

O bruxismo ou ranger de dentes apresenta- se muitas vezes, de modo inconsciente, consistindo em raspar durante o sono as superfícies dos dentes superiores contra os inferiores.

A palavra bruxismo é derivada do Francês que foram pioneiros na utilização “la bruxomanie” principalmente utilizado por Marie & Pietkiewicz em 1907 e também Frohman (1931), deste termo para identificar um problema dentário desencadeado pelo movimento anormal da mandíbula.

O bruxismo ou ranger de dentes apresenta- se muitas vezes, de modo inconsciente, consistindo em raspar durante o sono as superfícies dos dentes superiores contra os inferiores. A dificuldade para seu tratamento aumenta de acordo com a gravidade do desgaste produzido.

O bruxismo é um dos distúrbios funcionais dentários mais prevalentes e destrutivos. É um distúrbio de ocorrência comum, sendo encontrado em todas as faixas etárias, com prevalência semelhante em ambos os sexos. Ocorre com a pessoa acordada (bruxismo diurno) ou dormindo (bruxismo noturno).

O bruxismo pode ou não estar diretamente ligado à dor muscular decorrente da disfunção da articulação temporomandibular (ATM), podendo causar dores de cabeça, na região próxima do ouvido, além de dor muscular facial, relacionada aos músculos mastigatórios, bem como dor generalizada no crânio.

A frequência e a gravidade podem variar e aumentarem a cada noite, estando altamente associado ao estresse emocional e físico. Quando noturno, o bruxismo envolve movimentos rítmicos semelhantes ao da mastigação, com longos períodos de contração dos músculos mandibulares. Esses movimentos, contrações, podem superar os realizados durante o esforço consciente, sendo a causa da dor muscular e fadiga. Até hoje, não se conhece um método de tratamento para eliminar permanentemente o bruxismo, embora técnicas comportamentais de relaxamento e psicoterapia possam ajudar.

 

Fonte: Instituto Neurologia Funcional

  • Veja também


Vacinação Gratuita de contra a Gripe entra em reta final

A campanha de vacinação gratuita contra a gripe termina nessa sexta-feira. Mais de 40 milhões de pessoas já tomaram,...

Diabetes e Problemas Cardiovasculares podem ser evitados andando de bicicleta

Exercícios físicos como andar de bicicleta podem ajudar os indivíduos com problemas ligados a diabetes e também cardiovasculares. Uma...

Banco de Leite Humano precisa de doações

As crianças prematuras precisam de leite materno para poderem continuar suas lutas pela vida. Os bancos de leite humano...

O que é a vitamina D?

Pesquisas mostram que a vitamina D é parte primordial para vários órgãos e sistemas do corpo humano. Por trabalhar...

Obesidade infantil: Índice sobe para 72 Milhões até 2025

Conheça dados preocupantes sobre os níveis de gordura infantil, além de maneiras de evitar tal problema com os jovens...

Em 2045 um quarto da população mundial será obesa

Pesquisa aponta em novo estudo que os níveis de pessoas obesas podem crescer alarmante e assim se tornar uma...

Dengue, Chikungunya e Zika continuam a fazer vítimas em 2018

45 pessoas morreram por causa de tais doenças. O numero é divulgado pelo Ministério da Saúde e registrou queda...

Curativo é criado para sequelas de corações infartados

O ataque cardíaco faz com que partes do coração morram. Assim esses setores são perdidos para sempre. Pois em...

OMS divulga dados preocupantes sobre Mortes na Gravidez

A morte de mulheres durante a gravidez, parto ou puerpério vem crescendo no país. Números marcam cinco mulheres morrendo...

Histórias populares trazem inseguranças às grávidas

‘Criam um monstro na cabeça da mulher’: É o que afirma uma das entrevistadas. Ditos populares confundem as futuras...

Author: Redação

Share This Post On
468 ad