Hepatite E

Hepatite E

O que é hepatite E?

Doença infecciosa viral, contagiosa, causada pelo vírus E (HEV) do tipo RNA, classificado como pertencente à família Caliciviridae.

hepatiteE-2

Qual o período de incubação da hepatite E?

O período de incubação, intervalo entre a exposição efetiva do hospedeiro suscetível ao vírus e o início dos sinais e sintomas clínicos da doença neste hospedeiro, varia de 15 a 60 dias (média de 40 dias).

Como a hepatite E é transmitida?

A hepatite pelo HEV ocorre tanto sob a forma epidêmica, como de forma esporádica, em áreas endêmicas de países em desenvolvimento. A via de transmissão fecal-oral favorece a disseminação da infecção nos países em desenvolvimento, onde a contaminação dos reservatórios de água mantém a cadeia de transmissão da doença. A transmissão interpessoal não é comum. Em alguns casos os fatores de risco não são identificados.

Como prevenir a hepatite E?

Como na hepatite A, a melhor estratégia de prevenção da hepatite E inclui a melhoria das condições de saneamento básico e medidas educacionais de higiene.

A hepatite E tem cura?

A maioria dos casos evolui para a cura, sendo necessária a hospitalização dos casos mais graves, os quais são mais freqüentes entre gestantes. Quadro clínico assintomático é comum especialmente em crianças. Assim como na hepatite A, admite-se que não existem formas crônicas de hepatite E.

Como é feito o diagnóstico da hepatite E?

Da mesma forma que na hepatite A, o diagnóstico clínico da hepatite E aguda não permite diferenciar de outras formas de hepatites virais, apesar de ser possível a suspeita em casos com quadro clínico característico em áreas endêmicas. O diagnóstico específico pode ser feito pela detecção de anticorpos IgM contra o HEV no sangue.

Como é o tratamento da hepatite E?

O repouso é considerado medida imposta pela própria condi- ção do paciente. A utilização de dieta pobre em gordura e rica em carboidratos é de uso popular, porém seu maior benefício é ser de melhor digestão para o paciente anorético. De forma prática, deve ser recomendado que o próprio indivíduo doente defina sua dieta de acordo com seu apetite e aceitação alimentar. A única restrição está relacionada à ingesta de álcool: esta restrição deve ser mantida por um período mínimo de seis meses e preferencialmente de um ano.

Leia o artigo completo sobre os tipos de Hepatite ABCDE em PDF

A, B, C, D, E de Hepatites.pdf

Conheça alguns médicos especialista da área:
Doenças de A - Z, Hepatite

  • Veja também


Doença de Wilson

O que é Doença de Wilson? A doença de Wilson é um distúrbio geneticamente determinado do metabolismo do mineral...

Hemocromatose

O que é Hemocromatose? A Hemocromatose caracteriza-se pelo acúmulo de ferro nos tecidos. Esse aumento ocorre quando o suprimento...

Nota sobre medida do perímetro cefálico para diagnóstico de microcefalia

O Ministério da Saúde, em consonância com as secretarias estaduais e municipais de Saúde, passa a adotar, a partir...

Uso de repelentes de insetos durante a Gravidez

Sobre o uso de repelentes de inseto durante a gravidez Produtos repelentes de uso tópico podem ser utilizados por...

Programa Nacional de Prevenção de Hepatites Virais

O Programa Nacional de Hepatites Virais, criado em fevereiro de 2002, visa a estabelecer diretrizes e estratégias junto às...

Hepatite Delta

O que é hepatite delta? Doença infecciosa viral, contagiosa, causada pelo vírus da hepatite delta ou HDV (é um...

Cólera

1.1 CONCEITO A cólera (CID A00.9) é uma doença infecciosa intestinal aguda causada pela enterotoxina do Víbrio cholerae O1 ou...

Insuficiência Hepática

A desnutrição protéico-calórica é comum, tanto em pacientes com Insuficiência Hepática em pessoas alcoólicas quanto em não-alcoólicas. Mas a...

Hepatite C

O que é Hepatite C? Hepatite C é uma doença viral que leva à inflamação do fígado e raramente...

Hepatite B

O que é Hepatite B? Sinônimos: hepatite infecciosa, amarelão A hepatite B é uma doença transmitida por vírus e...

Author: Redação

Share This Post On