yoga acaba com a ansiedade?

yoga acaba com a ansiedade?

Uma sugestão para tratar a ansiedade é o Yoga associada a outras técnicas comportamentais, trabalhar a percepção do corpo e do estado emocional, para que se tenha controle sobre a ansiedade.

Estas são algumas sugestões de para trabalhar o equilíbrio, a relação com a natureza e a meditação, acaba-se liberando de forma endógena substâncias como serotonina e dopamina, que produzem a sensação de bem-estar. Porém nunca descarte um acompanhamento médico.

Com o Yoga, o indivíduo aprende a controlar a respiração e a frequência cardíaca, ficando mais perceptivo e apto a manter o controle das situações diárias.

Ansiedade, estresse ou medo. Se contarmos todas as circunstâncias da vida em que vivenciamos essas emoções, com certeza perderemos a conta!

A ansiedade sobre o resultado de um concurso ou a reação dos nossos pais ao boletim escolar; nervosismo sobre o primeiro encontro ou uma entrevista de emprego – todos nós passamos por esses momentos.

Um pouco de medo é normal, na verdade, assim como o sal na comida: é necessário para que possamos permanecer disciplinados, focados e dinâmicos.

O problema começa quando esse medo se torna tão persistente e tão intimidador que começa a interferir na nossa vida cotidiana. Acaba virando um transtorno de ansiedade, preocupação, medo do desconhecido ou estado de inquietação excessiva, e isso precisa ser tratado, e é aí que o yoga pode ajudar.

Também é bom saber que só o yoga não deve ser considerado como a única opção de tratamento. Deve se complementar com medicação adequada, após consulta a um médico ou especialista. O médico irá guiá-lo com melhores condições e ajudá-lo a compreender o tipo de transtorno de ansiedade que você pode ter – o Transtorno do Pânico, Transtorno Obsessivo Compulsivo, Transtorno de Estresse Pós-Traumático, Transtorno de Ansiedade Social ou Transtorno de Ansiedade Generalizada, para citar alguns.

Nota: Medicamentos alopáticos podem ter efeitos colaterais, você pode considerar linhas alternativas de tratamento, como a Homeopatia e o Ayurveda.

Como saber se você tem ansiedade?

  • Você se sente em pânico, assustado e inquieto com frequência.
  • Você tende a ficar descontrolado, ter pensamentos obsessivos de experiências traumáticas do passado.
  • Você acorda com pesadelos frequentes.
  • Você tende a lavar várias vezes as mãos.
  • Você tem problemas para dormir.
  • Suas mãos e pés ficam, muitas vezes, suados.
  • Você tem palpitações frequentes.

Yoga pode ajudar a acabar com a ansiedade?

A prática regular de yoga pode ajudá-lo a ficar calmo e relaxado na vida diária e também pode lhe dar a força necessária para enfrentar os acontecimentos como vierem, sem ficar inquieto. A prática de yoga inclui idealmente o pacote completo de asanas (posturas corporais), pranayamas (técnicas de respiração), meditação e filosofia sobre o yoga antigo, tudo isso tem ajudado vários pacientes com ansiedade a se recuperar e enfrentar a vida com nova positividade e força.

Ações: Roberta Linardi, dona de casa: “Eu sempre ficava tensa e preocupada com as pequenas coisas da vida. Cada evento, pequeno ou grande, me abalava. Meu marido decidiu consultar um médico, que nos disse que eu tinha transtorno de ansiedade generalizada. Fiz tratamento, juntamente com a prática regular de yoga e meditação, por cerca de seis meses. E hoje me sinto como se tivesse renascido. Meu pensamento mudou, estou muito resolvida e tenho fé de que tudo o que acontecer será para o bem. Eu não tenho mais medo do futuro! Yoga me deu essa força “.

Assim como Roberta, você também pode aumentar o seu bem estar. As seguintes técnicas de yoga podem ajudar a acalmar a mente inquieta.

Alivie a mente da ansiedade e do estresse com a postura asanas.

Essas posturas de yoga podem ajudar a alcançar corpo e mente saudável e feliz. Asanas(posturas) ajudam a liberar a tensão e a negatividade do sistema.
   

  • Dhanurasana (postura do arco)
  • Matsyasana (postura do peixe)
  • Janu Shirsasana (dobrar para a frente uma perna)
  • Setubandhasana (postura da ponte)
  • Marjariasana (alongamento do gato)
  • Paschimottanasana (dobrar para a frente duas pernas)
  • Hastapadasana (dobrar o pé para a frente)
  • Adhomukha Shwanasana (postura do cachorro)
  • Shirshasana (cabeça)
  • Shavasana (postura do cadáver)

Nota: No final da sessão de posturas de yoga, deitar em Yoga Nidra para dar ao corpo e a mente alguns minutos de relaxamento. A técnica é útil na liberação de toxinas do corpo, a principal causa de estresse do sistema.

Respire bem com pranayamas para aliviar a ansiedade

Manter sua atenção na respiração pode ajudar a libertar a mente da desordem desnecessária de pensamentos que criam ansiedade . Tente as seguintes práticas de respiração:

  • Kapal Bhati Pranayama (técnica de respiração do Crânio Brilhante)
  • Bhastrika Pranayama
  • Nadi Shodhan Pranayama (respiração por narinas alternadas) – eficaz em liberar o estresse do sistema (onde a expiração é mais longa do que a inalação)
  • Bhramari Pranayama (respiração da abelha) 

Meditação reduz ansiedade, se conecta ao presente com uma mente relaxada

A meditação pode ser uma excelente técnica para relaxar a mente distraída, dar-lhe uma sensação de calma e paz e também uma capacidade de observar como sua mente trabalha para mantê-lo envolvido em coisas pequenas, mesquinhas, à sua volta. Ela também pode ajudá-lo a não se preocupar muito ou ficar ansioso sobre o futuro desconhecido.

Você já deve ter ouvido muitas vezes o termo “adrenalina”. Isso acontece quando ficamos muito preocupados com uma possível ameaça. Por exemplo, num passeio de aventura. Nesse momento, o nível do hormônio adrenalina se eleva, levando o coração a bater mais rápido, fazendo com que os músculos fiquem tensos e nosso corpo sue mais. A investigação científica tem mostrado que a prática da meditação regular pode ajudar a reduzir significativamente o nível desse hormônio do estresse.

 

Ser feliz e aproveitar cada momento diminui a ansiedade.

Conhecer e aplicar o conhecimento do yoga antigo na vida cotidiana, que fala sobre alguns princípios simples, mas profundos (yamas e niyamas), pode ser o segredo para uma vida saudável e feliz. Por exemplo, o princípio Santosha (niyama) ensina o valor do contentamento. O princípio Aprigraha pode nos ajudar a superar a ganância ou o desejo de possuir mais, o que pode ser uma razão para o estresse e a ansiedade. Além disso, o princípio Shaucha fala sobre a limpeza da mente e do corpo. Estsa regra pode ajudar especialmente se você tende a ficar muito preocupado em contrair doenças infecciosas.

Os yamas e niyamas do Yoga também vão ajudar a comer alimentos nutritivos e viver um estilo de vida saudável, que ajuda muito a superar a ansiedade e o estresse. Para compreender a filosofia do yoga, você pode considerar a leitura Comentário de Sri Sri Ravi Shankar em Patanjali Yoga Sutras.

 

Fé, oração e alegria no rosto, acaba com a ansiedade!

A oração é a melhor forma de confiança e apoio para mantê-lo livre da ansiedade. Desenvolver hábitos de oração diária, por exemplo cantando bhajans (canções devocionais), irá enchê-lo com energia positiva e também ajudar a acalmar a mente. Eles também incutem um sentimento de profunda fé de que tudo acontece para o melhor e que há um poder superior divino que toma conta. Além disso, fazer um esforço consciente para sorrir mais e mais. Isso vai inspirar confiança, calma e positividade instantaneamente. Experimente agora mesmo!

 

Pense como você pode ajudar os outros

Quando estamos constantemente permanecendo presos no “eu e meu”, abrimos espaço para o estresse e a ansiedade. Nós mantemos a preocupação com o que vai acontecer com a gente. Em vez disso, mude sua atenção para como você pode ser de alguma utilidade para os outros ao seu redor. Energizar-se com alguma atividade em prol das pessoas em sua volta pode dar-lhe satisfação profunda e imensa alegria.

 

Tudo pode mudar, basta relaxar que a ansiedade passa

Quando essa percepção define que tudo ao nosso redor é temporário e irá mudar, tornamo-nos relaxados e nos estabelecemos a partir de dentro. Um sentimento de “isso também passará e não permanecerá para sempre” surge em nós e nos liberta da ansiedade. A meditação pode nos ajudar a ver esse princípio fundamental da vida.

 

Lembre-se de uma situação passada semelhante, quando você poderia superar a ansiedade

Isso lhe enche de coragem de que você pode ultrapassar até mesmo essa situação. Fique lembrando isso para você mesmo por muitas vezes.

 

Mantenha companhias positivas em torno de você

Quando você passa mais tempo com pessoas de espírito positivo, você é influenciado por pensamentos semelhantes, o que reflete na sua atitude geral para a vida. Só uma mente positiva pode produzir alegria, paz e relaxamento.

Fontes: Guia da ansiedade e colaboração do Dr. Sejal Shah, professor Art Of Living Yoga

Conheça alguns médicos especialista da área:
Ansiedade

  • Veja também


Ansiedade no trabalho causa estresse | Tratamento SP | MG | RJ

Para combater à ansiedade, o descanso é fundamental. O excesso de trabalho e os diversos graus de demanda com que...

Iniciativas em prol da qualidade de vida tornam o ambiente urbano menos estressante?

Sim. O isolamento social é muito prejudicial e quando os espaços públicos são próprios para convivência coletiva, como com...

Ansiedade na Grande São Paulo

Esta constatação tem origem no projeto São Paulo Megacity! Pesquisa sobre saúde, bem-estar e estresse, divulgada em 2012, o...

Como reduzir a ansiedade em ocasiões estressantes (como provas, entrevistas de emprego, etc)?

Uma caminhada de no mínimo, 30 minutos melhora a circulação e libera endorfina. Existem vários métodos para lidar com...

Como uma boa noite de sono pode prevenir os transtornos de ansiedade?

Uma boa noite de sono é fundamental para a prevenção da ansiedade, pois permite a recomposição bioquímica do cérebro....

Qual é a importância do descanso diário na prevenção da ansiedade patológica?

O descanso diário é vital na prevenção de qualquer ansiedade. Qualquer máquina que “esquente” muito, precisa de um período...

Qual o melhor treinamento físico para quem está voltando à vida normal, reinserindo-se na sociedade após uma crise de ansiedade e até depressão?

Diversos estudos científicos reforçam a importância das atividades aeróbicas (corridas, natação e bicicleta) no tratamento. As hipóteses que corroboram...

Quais são as melhores atividades físicas para cuidar da saúde do corpo e ganhar disposição?

Todas as atividades físicas são ótimas para manter a disposição e a saúde em dia. Mas, para decidir o...

Quais são as melhores atividades físicas para extravasar o estresse do dia a dia?

Aliados no combate a vários problemas de saúde, os exercícios físicos também funcionam como válvula de escape. Para quem...

É possível prevenir a ansiedade, mudando o estilo de vida?

Com certeza. O segredo é encontrar uma válvula de escape e, nesse sentido, as atividades físicas se apresentam com...

Author: Redação

Share This Post On