Ansiedade no trabalho causa estresse | Tratamento SP | MG | RJ

Ansiedade no trabalho causa estresse | Tratamento SP | MG | RJ

Para combater à ansiedade, o descanso é fundamental.

O excesso de trabalho e os diversos graus de demanda com que temos que lidar no dia a dia são fatores muito estressantes.

Uma rotina em que, de segunda a sexta, a pessoa passa o dia todo no trabalho, sem ver a luz do dia ou ter uma refeição em família, é muito prejudicial.

Para identificar suas verdadeiras fontes de estresse, olhe de perto para seus hábitos, atitudes e desculpas. Às vezes ignoramos os sentimentos, pensamentos ou comportamentos que são indutores de estresse. Por exemplo: você pode estar sempre preocupado com prazos curtos para finalizar suas tarefas, mas não reconhece que é a sua procrastinação e não as demandas do trabalho que levam ao estresse. Até que você aceite a responsabilidade pelo papel que você desempenha em criá-lo ou mantê-lo, seu nível de estresse vai permanecer fora do controle.

Estabeleça prioridades

Calcule o tempo necessário para cada tarefa e dê prioridade às mais importantes. Não lote a agenda; reserve tempo para os imprevistos. O ideal é reservar 15 minutos do fim de semana, quando você está mais relaxado, para planejar a semana seguinte com calma.

Não tente controlar o incontrolável

 

Falar com pessoas positivas evita ansiedade

Procure cercar-se de pessoas positivas no ambiente de trabalho e na sua vida pessoal. Ter com quem desabafar e sentir-se apoiado pode ajudá-lo a diminuir a ansiedade, s tensão e enxergar saídas para os problemas. Buscar ajuda é sinal de força, e uma maneira de retornar mais rapidamente ao estado de equilíbrio e deixar a ansiedade de lado. Se você sentir que o estresse está dominando sua vida, procure ajuda profissional.

 

Tomar decisões ajuda na ansiedade e no stress!

O estresse crônico afeta a nossa capacidade de tomar decisões e aumenta nossa ansiedade. É claro que existem situações em que é preciso refletir muito bem sobre as consequências do caminho que tomamos, mas você leva meia hora para tomar pequenas decisões. Decida! Isso vai tirar um peso desnecessário de suas costas e reduzir sua ansiedade em ver os resultados antes da hora.

 

Trabalhar a respiração diminui a ansiedade.

Você está se sentindo sobrecarregado, tenso ou ansioso?
Respirar profundamente e lentamente pode ajudar nos momentos de estresse agudo e na ansiedade.

Oque fazer?
Sente-se confortavelmente, feche os olhos se puder, e inspire cinco segundos, segure e expire (solte o ar) pelo nariz contando até dez. Repita este exercício cinco vezes.
Essa técnica simples vai ajudá-lo a relaxar, combater os sintomas da ansiedade e do estresse, restaurar o equilíbrio e eliminar toxinas de seu corpo.

 

Reserve tempo para relaxar, até a ansiedade precisa tempo…

Cuidar de si próprio é uma necessidade, não um luxo. Reservando um tempo para se divertir e relaxar, você vai conseguir lidar melhor com as dificuldades e controlar a ansiedade. Você pode dar uma caminhada, tomar um banho quente, acender velas perfumadas, fazer uma massagem, ouvir uma música, assistir a um bom filme, telefonar para um amigo com quem não fala há muito tempo. Esse é seu tempo para recarregar as baterias.

 

Cultive bons hábitos e reduza o stress e a ansiedade

Você pode aumentar sua resistência ao estresse e da ansiedade cuidando da saúde física. Exercite-se regularmente (pelo menos 30 minutos, três vezes por semana). Faça refeições balanceadas e nutritivas, mastigue lentamente e evite fazer outras coisas ao mesmo tempo. A automedicação também pode fornecer um escape fácil para o estresse e para ansiedade, mas lembre-se que o alívio é apenas temporário. Durma o suficiente para se sentir descansado para enfrentar a sua rotina diária.

Mantenha seu senso de humor

O bom humor é um poderoso antídoto para o estresse e para a ansiedade. Isso inclui a habilidade de rir de si mesmo. A risada ajuda seu corpo a aliviar a tensão física e o estresse, provocando a liberação de endorfinas, fortalecendo seu sistema imunológico e melhorando a sensação geral de bem-estar.

Fonte: Guia da Ansiedade

Conheça alguns médicos especialista da área:
Ansiedade

  • Veja também


Iniciativas em prol da qualidade de vida tornam o ambiente urbano menos estressante?

Sim. O isolamento social é muito prejudicial e quando os espaços públicos são próprios para convivência coletiva, como com...

Ansiedade na Grande São Paulo

Esta constatação tem origem no projeto São Paulo Megacity! Pesquisa sobre saúde, bem-estar e estresse, divulgada em 2012, o...

Como reduzir a ansiedade em ocasiões estressantes (como provas, entrevistas de emprego, etc)?

Uma caminhada de no mínimo, 30 minutos melhora a circulação e libera endorfina. Existem vários métodos para lidar com...

Como uma boa noite de sono pode prevenir os transtornos de ansiedade?

Uma boa noite de sono é fundamental para a prevenção da ansiedade, pois permite a recomposição bioquímica do cérebro....

Qual é a importância do descanso diário na prevenção da ansiedade patológica?

O descanso diário é vital na prevenção de qualquer ansiedade. Qualquer máquina que “esquente” muito, precisa de um período...

yoga acaba com a ansiedade?

Uma sugestão para tratar a ansiedade é o Yoga associada a outras técnicas comportamentais, trabalhar a percepção do corpo e do...

Qual o melhor treinamento físico para quem está voltando à vida normal, reinserindo-se na sociedade após uma crise de ansiedade e até depressão?

Diversos estudos científicos reforçam a importância das atividades aeróbicas (corridas, natação e bicicleta) no tratamento. As hipóteses que corroboram...

Quais são as melhores atividades físicas para cuidar da saúde do corpo e ganhar disposição?

Todas as atividades físicas são ótimas para manter a disposição e a saúde em dia. Mas, para decidir o...

Quais são as melhores atividades físicas para extravasar o estresse do dia a dia?

Aliados no combate a vários problemas de saúde, os exercícios físicos também funcionam como válvula de escape. Para quem...

É possível prevenir a ansiedade, mudando o estilo de vida?

Com certeza. O segredo é encontrar uma válvula de escape e, nesse sentido, as atividades físicas se apresentam com...

Author: Redação

Share This Post On