O que é hanseníase?

O que é hanseníase?

A hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa.

Causada por um bacilo denominado Mycobacterium leprae. A hanseníase não é hereditária e sua evolução depende de características do sistema imunológico da pessoa que foi infectada.

Quais os sintomas da hanseníase?

Os sintomas da hanseníase incluem:- Sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato; áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor; caroços e placas em qualquer local do corpo; diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos).

Existe tratamento?

A hanseníase tem cura. O tratamento é feito nas unidades de saúde e é gratuito. A cura é mais fácil e rápida quanto mais precoce for o diagnóstico. O tratamento da hanseníase é via oral, constituído pela associação de dois ou três medicamentos e é denominado poliquimioterapia.

Quais as possíveis complicações que podem surgir?

A transmissão da hanseníase é feita a partir de um bacilo chamado Mycobacterium leprae, um parasita intracelular que apresenta afinidade por células cutâneas e por células dos nervos periféricos.

Os pacientes de hanseníase sem tratamento eliminam os bacilos através do aparelho respiratório superior (secreções nasais, gotículas da fala, tosse, espirro). O paciente em tratamento regular ou que já recebeu alta não transmite. A maioria das pessoas que entram em contato com estes bacilos não desenvolvem a hanseníase.

Somente um pequeno percentual, em torno de 5% de pessoas, adoecem. Fatores ligados à genética humana são responsáveis pela resistência (não adoecem) ou suscetibilidade (adoecem). O período de incubação da hanseníase é bastante longo, variando de três a cinco anos.

Prevenção:

É importante que se divulgue junto à população os sinais e sintomas da hanseníase e a existência de tratamento e cura, através de todos os meios de comunicação. A prevenção da hanseníase baseia-se no exame dermato-neurológico e aplicação da vacina BCG em todas as pessoas que compartilham o mesmo domicílio com o portador da doença

  • Veja também


Apneia do sono leva à pressão alta e a outros problemas circulatórios

A apneia do sono é uma doença que ataca durante a noite, e a pessoa muitas vezes nem sabe...

Tecnologia ajuda a diagnosticar Alzheimer

Mais de 35 milhões de pessoas em todo o mundo são portadoras do mal de Alzheimer, que tem como...

Câncer de Próstata

O câncer de próstata A próstata é uma glândula do tamanho de uma noz que só os homens têm....

Hemorragia no Trato Digestivo

Hemorragia no Trato Digestivo O sangramento no trato digestivo é um sinal de uma doença, ao invés de uma...

Pedra na vesícula

Sintomas de pedra na vesícula O principal sintoma de pedra na vesícula é a cólica biliar, que é uma...

Cirurgia Metabólica

Cirurgia Metabólica As cirurgias para o tratamento da obesidade são conhecidas e realizadas há muitos anos no Brasil e...

DENGUE

Transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, a dengue é uma doença viral que se espalha rapidamente no mundo. Nos últimos...

TRANSPLANTE RENAL

O que é transplante renal? É uma opção de tratamento para os pacientes que sofrem de doença renal crônica...

TRANSPLANTE DE FÍGADO

TRANSPLANTE DE FÍGADO COM DOADOR VIVO Até a década de 70, não existiam perspectivas de tratamento para pacientes com...

TRANSPLANTE DE CORAÇÃO

O transplante de coração, também chamado de transplante cardíaco, é uma cirurgia cardíaca, caracterizado pela substituição do coração por outro,...

Author: Redação

Share This Post On

Agência de Marketing especialista na área da saúde.
www.convertmkt.com.br