O que é cifose?

O que é cifose?

A cifose torácica normal possui 20-40 graus de inclinação.

No entanto nos casos em que há acentuação da cifose observa-se a hipercifose, popularmente conhecida como cifose, que pode estar associada a doenças como dorso curvo postural, dorso curvo juvenil (doença de Sheuermann) e doenças reumatológicas da coluna. Na hipercifose ocorre o curvamento na região da cifose torácica, o que provoca uma corcunda nas costas. A apresentação clínica da hipercifose é variável dependendo do tempo da vida no qual se iniciou a deformidade e do agente causal. No caso do dorso curvo juvenil pode ter incidência de até 8% da população.

Causas

A causa mais comum da cifose é idiopática, ou seja, não esclarecida até o presente momento. Geralmente inicia o quadro durante a adolescência e por isso é chamada de dorso curvo juvenil. Há teorias que associam esta doença à postura, herança genética no entanto sem definições concretas. Outra causa bastante comum é a hipercifose pós evento traumático como sequela de fratura vertebral, por exemplo.

Dentre as causas menos comuns da cifose estão Infecção, mal formações congênitas, doenças neuromusculares, tumores e doenças reumatológicas como espondilite anquilosante.

Fatores de risco

Pouco se sabe dos fatores evitáveis que podem causar a hipercifose idiopática. A postura ainda é muito discutida como fator causal de cifose, no entanto não há nenhuma comprovação científica bem estabelecida sobre o assunto.

A cifose de causa idiopática não costuma causar dor. A primeira queixa dos pacientes é de caráter estético, e muitas vezes esta deformidade inicialmente é atribuída pelos pais e familiares à falta de postura do paciente levando a um diagnóstico tardio.

A dor quando presente encontra-se no ápice da deformidade, normalmente sem irradiação, de baixa intensidade que pode aumentar durante a prática esportiva. Não é comum ter dor noturna que se presente representa um sinal de alerta importante.

Sempre que desconfiar que há algo de errado é prudente ao paciente procurar seu médico, pois mesmo em situações de normalidade, as orientações serão bem-vindas. Especificamente para cifose, sintomas como deformidade rapidamente progressiva, emagrecimento não relacionado à mudança de hábitos, perda de força ou sensibilidade nos membros inferiores ou dor noturna são sinais de alerta e requerem uma visita ao cirurgião da coluna o mais breve possível.

O diagnóstico é substancialmente clínico auxiliado por radiografias simples da coluna vertebral. Nelas é possível observar a anatomia vertebral, presença de lesões mais grosseiras e o mais importante, medir o ângulo de cifose torácico que define o diagnóstico quando acima de 50 graus.

Exames adicionais são necessários quando o médico se depara com um quadro clínico ou radiográfico não convencional. Pode ser então solicitados exames de tomografia computadorizada e ressonância magnética.

O tratamento da cifose visa o controle adequado e acompanhamento da doença. Nos casos de cifose secundária o tratamento do fator causal é fundamental para o sucesso do tratamento.

Não há tratamento medicamentoso para cifose idiopática. O tratamento inicial da cifose é através de atividades para fortalecimento da musculatura do dorso e alongamento da musculatura isquiotibial e peitoral, natação, correção postural e fisioterapia. Quando dor, medicação sintomática.

Nos casos de deformidades graves, progressivas, dolorosas o tratamento cirúrgico pode ser indicado e se dá através de correção da deformidade com uso de parafusos e barras de titânio, no entanto, devido à magnitude do procedimento e ao risco cirúrgico é reservada para casos especiais.

Nos casos de cifose secundária a outras doenças como fraturas, tumores, doenças reumatológicas o tratamento deve ter foco na causa da deformidade, podendo ser medicamentoso no caso das doenças reumatológicas e metabólicas, como a osteoporose por exemplo.

As complicações mais comuns da cifose são dor tardia, anos após o estabelecimento da deformidade, e que pode estar relacionada ao processo degenerativo dos discos intervertebrais e estruturas adjacentes após longo tempo adaptativo à biomecânica da coluna torácica hipercifótica. Outra complicação que deve ser acompanhada de perto como citado anteriormente é a limitação da função pulmonar devido à deformidade torácica.

 

Fonte: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/cifose

Conheça alguns médicos especialistas da área:
Coluna, Destaques

  • Veja também


Obesidade cresce junto da população brasileira

A obesidade já é uma realidade para 18,9% dos brasileiros. Já o sobrepeso atinge mais da metade da população...

Vacinação contra a pólio começa em 6 de agosto

Em meio ao aumento de casos de poliomielite identificados na Venezuela, o Ministério da Saúde informou que a campanha...

Gengibre pode ser prejudicial para pessoas doentes

O gengibre é de origem asiática, a mesma ajuda em muitos fatores para a saúde, mas também pode prejudicar...

O teste de Q.I. faz realmente sentido em levar em conta seus resultados?

O teste de Q. I. por muitas vezes é levado em conta sobre os níveis de inteligência de uma...

Emotion Park: Diversão, Atividade Física e Saúde

Carlos do Amaral Um grande espaço dentro do Anime Friends tinha uma estrutura com cesta de basquete, traves como...

Swordplay como condutor de Saúde

Carlos do Amaral Um homem de cada lado com uma espada e um juiz os separando. A luta começa...

Neurônios fortes deixam de existir com o alto consumo regular de álcool

Com o alto consumo de álcool, os neurônios têm sua reprodução afetada, pois o corpo precisa se adequar frente...

“Isso aqui me fez sair da depressão”, conta expositora no Anime Friends

Carlos do Amaral Quatro dias foi o período em que o Anime Friends agitou toda a capital paulista. Muitas...

Cientistas mostram como os neurônios fazem a sinapse

Após longos períodos de pesquisa, cientistas tiveram êxito em mostrar como acontecer as sinapses. Antes do que foi feito...

“Consigo trazer as pessoas muita alegria e felicidade com meu trabalho”

Carlos do Amaral Quando participamos de eventos como o Anime Friends é sem dúvida especial. Muitos universos se colidem...

Author: Redação

Share This Post On
468 ad