Conheça mais sobre o Liquido Cefalorraquidiano

Conheça mais sobre o Liquido Cefalorraquidiano

O líquido cefalorraquidiano, também conhecido pela sigla LCR é um fluido aquoso que circula e está junto ao espaço intracraniano. Com o avanço da medicina brasileira é possível fazer exames desse material e com precisão descobrir sobre inúmeras doenças.

Função do líquido cefalorraquidiano

O líquido cefalorraquidiano fornece nutrientes para o cérebro, protegendo as células cerebrais e removendo os produtos da atividade do sistema nervoso.

Funcionamento

A irrigação do cére­bro é feita mediante artérias que atravessam a substância cerebral, revestidas pela pia-máter; algumas chegam até o epêndima, que re­veste o interior dos ventrículos, e aí dividem-se em complicadas re­des de vasos capilares. Dentro das cavidades, os capilares passam a ser revestidos pelas células do epêndima, e é esse conjunto que recebe o nome de plexo coróide.

Aí o líquor é ativamente secretado pelas células do plexo coróide, em particular no interior dos ventrí­culos laterais. Imediatamente começa o processo de circulação: o líquor caminha de um para outro ventrículo e depois dirige-se ao espaço subaracnóideo.

O líquor é absorvido em grande parte nos seios durais, onde as vilosidades aracnóideas projetam-se para o interior do espaço dural (da dura-máter) e para as veias espinhais. Assim, provavelmente por um mecanismo de filtração e osmose, o líquor que chegou até aí é novamente reabsorvido pelo sangue, caindo na circulação venosa.

 

Pressão do líquor

A pressão do líquor varia de acordo com o equilíbrio entre a velocidade de secreção e a de absorção. Um aumento da pressão venosa, que ocorre por exemplo quando se tosse ou se grita, pre­judica sua absorção e eleva a pressão do líquor no interior das cavidades. Por isso, um acesso de tosse intensa pode acabar numa dor de cabeça.

A pressão do líquor no interior dos ventrículos cerebrais e ou­tras características dessas cavidades podem ser estudadas por meio da ventriculografia. Consiste em fazer uma pequena trepanação (abertura) no crânio, por onde é introduzida uma fina agulha até um ventrículo lateral. Evidentemente, a punção é feita numa área cerebral que não ofereça riscos.

Em seguida, parte do líquido in­terno é substituída por ar. Feito isso, são tiradas radiografias que revelam a condição exata dos ventrículos.

Fonte: Anatomia do Corpo

Conheça alguns médicos especialistas da área:
CRM, Destaques, Neurocirurgia

  • Veja também


Obesidade cresce junto da população brasileira

A obesidade já é uma realidade para 18,9% dos brasileiros. Já o sobrepeso atinge mais da metade da população...

Vacinação contra a pólio começa em 6 de agosto

Em meio ao aumento de casos de poliomielite identificados na Venezuela, o Ministério da Saúde informou que a campanha...

Gengibre pode ser prejudicial para pessoas doentes

O gengibre é de origem asiática, a mesma ajuda em muitos fatores para a saúde, mas também pode prejudicar...

O teste de Q.I. faz realmente sentido em levar em conta seus resultados?

O teste de Q. I. por muitas vezes é levado em conta sobre os níveis de inteligência de uma...

Emotion Park: Diversão, Atividade Física e Saúde

Carlos do Amaral Um grande espaço dentro do Anime Friends tinha uma estrutura com cesta de basquete, traves como...

Swordplay como condutor de Saúde

Carlos do Amaral Um homem de cada lado com uma espada e um juiz os separando. A luta começa...

Neurônios fortes deixam de existir com o alto consumo regular de álcool

Com o alto consumo de álcool, os neurônios têm sua reprodução afetada, pois o corpo precisa se adequar frente...

“Isso aqui me fez sair da depressão”, conta expositora no Anime Friends

Carlos do Amaral Quatro dias foi o período em que o Anime Friends agitou toda a capital paulista. Muitas...

Cientistas mostram como os neurônios fazem a sinapse

Após longos períodos de pesquisa, cientistas tiveram êxito em mostrar como acontecer as sinapses. Antes do que foi feito...

“Consigo trazer as pessoas muita alegria e felicidade com meu trabalho”

Carlos do Amaral Quando participamos de eventos como o Anime Friends é sem dúvida especial. Muitos universos se colidem...

Author: Redação

Share This Post On
468 ad